Você está aqui:Home » Dicas » Idiomas » O chinês é uma língua tão difícil quanto parece?

O chinês é uma língua tão difícil quanto parece?

Olá leitores!

O chinês é o idioma mais falado no mundo, mas também com a maior população mundial – A China representa um quinto de todo mundo sozinha- não podia se esperar outra coisa.

Porem de uns tempos para cá é que o idioma chinês está sendo procurado pelos estrangeiros.

Esse interesse vem desde 1980 quando a China resolveu se abrir para investimentos e passou a ser o foco mais lucrativo para importação do mundo por todo seu polo tecnológico, infra- estrutura e mão de obra abundante e barata.

A China virou a sensação mundial e todo precisava falar o idioma deles.

Mas vamos combinar que ter chinês no seu currículo é um charme a mais! Dá um ar de importância. Enquanto todos tem inglês, você pode falar até com o outro lado do mundo.

Porém mesmo despertando o interesse de muita gente, a “dificuldade” acaba pesando para a desistência de muitos só de ver um simples oi em chinês.

Será que o chinês é tão difícil mesmo?

A resposta é surpreendente, não!

O que pode assustar é a grande diferença na grafia e pronuncia do português, mas gramaticalmente o chinês tem uma gramática simples e monossilábica, sem flexões de verbos ou gêneros. Até as variações de tempos verbais são mais simples, o passado e futuro são diferenciados apenas por uma sinalização com partículas.

Sem presente do indicativo, subjuntivo e pretérito mais que perfeito…

No chinês você fala mais ou menos assim: Eu comer banana, Nós comer banana. Ou seja, sem dificuldades. Você sabendo os principais verbos já pode ter uma boa base e se virar na língua.

A escrita moderna chinesa possui 4 mil caracteres, porem eles foram simplificados pelo Governo, para uma aprendizagem mais rápida e assim criaram o alfabeto romano (a,b,c) que ajuda ainda mais os estrangeiros a entenderem.

Outro ponto que vai te animar mais um pouco para aprender essa língua é que o chinês é bem mais simples que o japonês, uma vez que o ultimo possui duas escritas diferentes ( hiragana e katakana) e o chinês apenas uma.

Os fatores que podem te trazer mais problemas são a escrita e a pronuncia. Porem tudo tem um jeito e nós já vamos te falar qual é.

Não tem jeito, para saber tantos caracteres para leitura e escrita precisa traze o idioma para o seu dia a dia e trabalhar na área do treinamento e memorização. Você todo mundo mostrando os símbolos aos seu cérebro, ele vai entender que tem que fixar tudo para sempre e não vai esquecer.

Para a fala, a fonética pode preocupar porque a pronuncia pode mudar o significado das palavras e isso mudar todo o contexto. Para isso, treine!

É fundamental estar amparado por cursos profissionais que tenham professores capacitados de te corrigir e te ensinar da melhor forma possível, e como for mais fácil para você.

Agora que você já viu que o chinês não é nenhum bicho de sete cabeças e, como qualquer outra língua, precisa da sua forca de vontade e atenção, porquê não começar?

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo