Você está aqui:Home » Enem » O bom uso do contexto e das palavras na redação

O bom uso do contexto e das palavras na redação

Olá,

Apesar de as datas do ENEM ainda não estarem confirmadas para 2016, a maioria dos estudantes já devem estar se preparando para as provas. E é fato que diante de tanta concorrência, fazer uma boa redação é crucial para uma boa nota final. Veja dicas de bom uso das palavras na sua redação:

  1. O tema proposto, normalmente costuma ser de âmbito social: cultural, política, comportamental, ambiental. É importante o aluno estar a par da atualidade.
  1. Clareza e coerência são fundamentais na elaboração do texto. Não é necessário usar palavras “difíceis”, o importante é que o corretor leia seu texto de forma clara e simples, garantindo bom entendimento do seu texto. Os termos: “portanto”, “então”, “além disso” e “desse modo”, quando bem utilizados garantem a fluidez necessária.
  1. A banca do Enem solicita algumas vezes propostas de intervenção, ou seja, medidas que podem amenizar uma situação-problema.
  1. Durante a elaboração do seu texto é fundamental o respeito aos direitos humanos. Fugir dessa regra pode fazer com que sua redação seja zerada.
  1. Use os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando pleno conhecimento de mundo.
  • No momento de escrever:

 NÃO FAÇA períodos muito longos, prefira frases simples para dar clareza ao texto

NÃO CRIE estruturas sintáticas incompletas

NÃO USE gírias

NÃO RECORRA a clichês quando fizer sua proposta

NÃO REPITA os argumentos já postos.

DEIXE DE LADO expressões como “eu acho”

JAMAIS desrespeite os direitos humanos

PREFIRA um vocabulário simples a palavras rebuscadas

USE sinônimos para não repetir palavras

USE a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical

SEJA coerente no texto com a proposta que defenderá

Essas dicas básicas para te ajudar na sua redação em vestibulares e ENEM. E não se esqueça, se prepare muito bem para o ENEM ou Vestibular escolhido.

 Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo