Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Nutrição: guia completo de carreira e curso

Nutrição: guia completo de carreira e curso

Olá, leitor!

Se você gosta de cuidar da saúde e procura estar atento a tudo relacionado a alimentação e sua importância, para manter o organismo humano em perfeitas condições, seu ramo é a Nutrição.

Nesse caso, esse artigo Nutrição: guia completo de carreira e curso poderá ser o guia certo para orientá-lo a seguir esse caminho.

Então não perca mais tempo e vamos à leitura! Confira a seguir!

Como é o Curso de Nutrição?

nutricao_guia

Trata-se de um curso superior do tipo bacharelado que dura em torno de 4 ou 5 anos.

Nesse curso o estudante tem contato com disciplinas da área de saúde, biologia, química, educação, entre outras.

O curso prepara o indivíduo para trabalhar em diversos setores como hospitais, restaurantes, indústrias de alimentos, diretamente com comunidades, repartições públicas e escolas.

As disciplinas são teóricas e práticas, em salas de aula, laboratórios, passando por estágios em locais onde o nutricionista pode atuar.

Algumas disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso

Anatomia

Para trabalhar com a saúde dos indivíduos, o profissional da área de nutrição precisa estudar como funciona os organismos como um todo, não somente os órgãos do sistema digestivo, mas todos os órgãos. Dessa forma poderá identificar as doenças associadas à problemas alimentares e onde afetam.

Biologia Celular

O estudante de nutrição estuda as partes que compõem as células, uma vez que elas são as menores partes de um ser vivo, precisa saber o quê necessitam para se manterem vivas e o que provocam suas falências.

Bioquímica

O nutricionista deve saber quais os macronutrientes e os micronutrientes necessários aos seres vivos, dessa forma poderão compor cardápios adequados a cada caso específico conforme o metabolismo das células.

Composição de Alimentos

Estudando de que é composto cada alimento: lipídios, glicídios, proteínas, vitaminas, sais minerais, carboidratos e pra qual parte do organismo é essencial ou indicado seu consumo frequente.

Educação Nutricional

Direciona os futuros nutricionistas a trabalhar com suas equipes juntamente com as comunidades, para desenvolver estratégias educativas em relação à alimentação mais adequada para se manter a saúde e combater malefícios relacionados.

Epidemiologia

Estudando como as doenças se propagam, em que ambientes se proliferam e suas relações com o que é consumido como alimento, o nutricionista formado, terá condições de sugerir uma alimentação balanceada para combater tais doenças.

Farmacologia

O nutricionista, embora lide diretamente com a saúde do indivíduo, não é médico com autorização para prescrever qualquer tipo de remédio, apenas suplementos e compostos vitamínicos, alguns produtos poliminerais, desde que especificados a indicação e o nome do paciente – conforme resolução do Conselho Federal de Nutricionistas. Por isso o estudo de fármacos.

Higiene dos alimentos

Para atuar de acordo com a vigilância sanitária, de forma adequada que não contribua para a proliferação de micro-organismos danosos à saúde das pessoas. Por trabalhar diretamente com alimentos, será responsável por adquirir esses hábitos corretos e passar adiante.

Microbiologia

A existência de organismos microscópicos necessários para o bom funcionamento da flora intestinal (probióticos) e de micro-organismos prejudiciais ao organismo, faz-se necessário o estudo aprofundado na área pelo nutricionista .

Psicologia

Adequar a uma alimentação correta, principalmente para quem comete excessos, pode provocar distúrbios psicológicos, provocados pela abstinência de certo tipo de alimento ou pela diminuição da quantidade.

O trabalhador da área nutricional, deve ter um mínimo de conhecimento desses distúrbios para ajudar o paciente, mesmo que tenha que depois indicar um psicólogo.

Química

Principalmente química orgânica onde se estuda o processamento dos alimentos. As reações com componentes biológicos, água, enzimas, elétrons e suas reações quando armazenados, como devem ser alocados, dentre outros aspectos que influenciam na saúde do ser humano.

Tecnologia dos alimentos

Com o aprimoramento dos alimentos nas indústrias, precisa ter um profissional da área de saúde alimentar para acompanhar de perto os avanços tecnológicos que não causem prejuízos à saúde das pessoas, nem empobreçam sua dieta alimentar na tabela nutricional.

Além dessas muitas outras fazem parte, totalizando mais de 200 créditos. Os cursos disponíveis em Universidades disponibilizam essas informações nos seus sites.

Onde Fazer?

O curso Nutrição tem em todo o território brasileiro, tanto em Universidades Públicas como em Particulares. Segundo o Ranking Universitário de 2017 (avaliam em ensino e mercado as 40 carreiras mais ingressantes no país) as mais qualificadas são:

  • 1º- Universidade  Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • 2º- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • 3º- Universidade de São Paulo (USP)
  • 4º- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • 5º- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)
  • 6º- Universidade de Brasília (UNB)
  • 7º- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • 8º- Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • 9º- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 10º- Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Veja a listagem completa!

Educação à distância (EAD)

Até a conclusão desse artigo, existe apenas uma instituição credenciada pelo MEC de EAD: Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) tendo polos somente em Recife, Campina Grande e Maceió.

O curso é composto por: aulas teóricas, práticas, estágios, atividades complementares e TCC. Devido a necessidade das aulas práticas serem presenciais, dificulta que pessoas de outras localidades façam o curso. Mas, se o estudante tiver como participar nesses momentos, mesmo sendo de outro estado, poderá fazer o curso.

Mercado de trabalho – Carreira

O profissional Nutricionista poderá trabalhar em diversos setores, não só em hospitais, clínicas ou restaurantes como é de costume pensar.

Vejamos algumas sugestões de carreira que poderá seguir

Você como nutricionista, terá um grande número de oportunidade de trabalho. Diversos setores necessitam dos serviços desse profissional, pois, há obrigação de adequação – conforme regras da Organização Mundial de Saúde -às refeições vendidas ou oferecidas gratuitamente em instituições  diversas.

Liderar equipes sendo responsável por cozinhas em repartições públicas, hospitais ou escolas

Nas repartições públicas que oferecem refeições, existem os cardápios balanceados nutricionalmente tendo o cuidado de variar os alimentos de acordo com a tabela nutricional.

Em hospitais, fazem os cardápios individuais, de acordo com o problema do doente, tomando cuidado com alimentos que possam atrapalhar em cicatrizações.

Em escolas públicas e particulares também exercem função em criar menus adequados ao desenvolvimento das crianças, em fase de crescimento, que fortaleçam músculos, ossos, e órgãos vitais.

Há a preocupação em ofertar verduras e frutas que as crianças costumam ser resistentes em comer. Oferecem opções variáveis em cores, aromas e sabores, mas, sem deixar de lado a preocupação com o valor nutritivo de cada alimento oferecido.

Veja a seguir algumas das muitas diferentes oportunidades de empregos para o profissional formado!

Restaurantes e lanchonetes especializadas

Em locais que vendam refeições cujo lema seja saúde, refeições vegetarianas ou ainda dedicadas aos esportistas, será responsável por criar os pratos focando a quantidade de alimentos crus, não processados, baixo teor de sódio e inclusão de fibras.

Prestar assessoria em Academias

Não só Academias como também centros institucionais focados na saúde e bem estar. Surgirão clientes que precisarão de dietas adequadas às suas necessidades: emagrecer, ganhar massa muscular, pessoas com deficiência em algum elemento nutricional.

Idosos, pessoas em recuperação, crianças que não estejam em caso médico, apenas cuidando da manutenção da saúde de seu corpo, também são clientes em spas e centros terapêuticos, sendo atendidos por nutricionistas.

Elaboração de alimentos industriais

Em indústrias alimentícias: trabalhar na composição dos alimentos sempre observando as exigências do mercado e da OMS, além da elaboração das tabelas nutricionais que devem ser colocadas nos rótulos dos produtos.

Verificação das quantidades de substâncias para conservação, se estão acima do recomendado, trabalhar em laboratórios ou outras opções menos nocivas e aceitas no mercado. Sempre responsável pela saúde das pessoas relacionadas aos alimentos.

Nutrição clínica

Atende diretamente o paciente, trabalhando com ele sua dieta alimentar conforme sua necessidade. Avalia, cria os cardápios individuais, acompanha o desenvolvimento, adapta a dieta caso seja necessário, ou seja, faz todo o acompanhamento até verificar melhora do estado clínico do paciente.

Nutrição esportiva

Trabalha com atletas, verificando dentre outras coisas, a necessidade de incluir suplementos para repor perdas de cálcio, fósforo, ferro, vitaminas e proteínas. Ganhar ou perder peso, fortalecer a musculatura e a ossatura.

Auxilia no reforço nutricional tomando os cuidados devidos para não infringir as normas Antidoping, principalmente em períodos de competições.

Os esportistas esforçam-se muito, gastam muita energia e  seu corpo consome toda reserva nutritiva do corpo. Para evitar males ao corpo do atleta, o nutricionista deve cumprir seu papel.

Agências públicas de fiscalização

Aliado à vigilância sanitária, atuam na fiscalização dos alimentos comercializados ou oferecidos como refeições em escolas ou outras localidades, verificando as condições de conservação, se condizem com as informações nutricionais presentes nas embalagens e prazos de validade.

Professor Universitário ou pesquisador

O profissional nutricionista pode fazer mestrado e trabalhar como professor universitário do curso de graduação. Ou ainda realizar pesquisas em instituições acadêmicas, além de pesquisas de mercado para empresas ou indústrias do setor alimentício.

As pesquisas no ramo alimentício são necessárias, pois, o surgimento de novas indústrias cresce cada vez mais no mundo inteiro.

As urgências em se reverter índices preocupantes em relação à alta taxa de obesidade, crescimento do números de doentes acometidos de infarto, hipertensão, diabetes associados a maus hábitos alimentares, mostra o quão importante é o trabalho do nutricionista.

Trabalhar diretamente com a comunidade, informando sobre a situação que grande parte da população ativa se encontra em relação à saúde, e a importância de mudanças de atitudes para reverter esse quadro é missão do nutricionista.

>> Confira opções de Bolsas de Estudo para curso de Nutrição

 Veja o infográfico sobre a carreira e o curso de nutrição

Nutrição: guia completo de carreira e curso

Essas são nossas sugestões para quem quer fazer o curso de nutricionista e seguir essa profissão tão necessária na atualidade.

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo