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Novo emprego: guia para sobreviver aos primeiros dias?

Olá, leitores do Canal do Ensino!

Com o novo emprego vem muitos sentimentos, mas com certeza nos primeiros dias, o principal sentimento é a insegurança, afinal de contas, você está em um ambiente novo, tem uma necessidade interna de mostrar serviço e de ser aprovado por todos que já fazem parte da equipe.

E isso é natural, pois como diz o velho ditado “a primeira impressão é a que fica,” e se você causa uma boa impressão em seu novo emprego nos primeiros dias, é muito mais fácil conquistar os demais colegas de trabalho.

Claro que isso não é uma coisa que você precisa se preocupar de forma tão intensa, pois grande parte dos empregadores sabem que nenhum colaborador em seus primeiros dias no novo emprego pode fazer milagres pela empresa.

O segredo aqui é você ter equilíbrio – como em tudo na vida – tenha o bom senso para não incomodar demais com perguntas principalmente quando a pessoa estiver em reunião, mas também não se faça de invisível.

Complexo? Não! Nós do Canal do Ensino vamos te explicar como se sair bem nos primeiros dias em seu novo emprego.

Veja o guia para sobreviver aos primeiros dias

  • Ouça, observe e aprenda

Mesmo que você já tenha experiência profissional, tenha em mente que está começando em uma empresa nova, com novas regras, pessoas diferentes, ou seja, você precisa aprender sobre esse ambiente que a partir de agora fará de sua vida.

Para compreender como a empresa funciona é importante que você preste atenção em como as coisas funcionam, como são os processos internos da empresa.

Aprenda o nome das pessoas que fazem parte do setor que você vai trabalhar em seu novo emprego, e depois vá conhecendo as pessoas dos demais setores, isso é importante, porque quando você chama as pessoas pelos nomes, elas sentem que você presta atenção nela, e isso irá chamar atenção para você, que poderá ficar conhecido como um funcionário atencioso que respeita a todos.

A partir desse comportamento, você começa a conquistar o seu espaço e vai adquirindo o direito de falar mais, dar opinião. Assim você também aprenderá as regras e normas da empresa, o que fará com que você evite erros e gafes, ou ainda tente mudar essas normas já implantadas.

Mas atenção! Isso não significa que você deva participar de rodinhas de fofocas, nas verdade esse tipo de comportamento poderá prejudicar o seu crescimento na empresa.

  • Evite fofocas

E por falar em fofocas… fuja de fofocas e panelinhas, principalmente nos primeiros dias em seu novo emprego.

É bem provável que muitas pessoas vão querer que você participe desse grupinhos mais fechados que vivem para falar mal de outros colegas de trabalho, mas você deve evitar isso ao máximo.

Não estamos dizendo que você deve ignorar essas pessoas, pois se elas falam dos outros poderão falar de você também. Por isso, o melhor que você tem a fazer é adotar uma postura ética, e tratar a todos da mesma maneira, com respeito e educação, dessa forma, você não estará dando espaço para “as más línguas.”

  • Não seja um puxa saco

Se tem uma coisa que ninguém gosta dentro do ambiente de trabalho é de um puxa saco, ainda mais se ele é um novato.

Não queira ser “amiguinho” apenas daqueles que tem cargos mais elevados dentro da empresa, isso pode causar uma péssima impressão e pode literalmente te derrubar dentro da empresa.

Converse com todos, desde o pessoa da limpeza até os diretores, trate todos como iguais.

  • Atenção com sua linguagem corporal e verbal

Essa dica é válida para pessoas que estão começando em seu novo emprego, e mesmo para aquelas que já estão há anos na empresa. Assim como sua boca, seu corpo fala muito sobre você, por isso tenha muita atenção aos seus gestos, e vocabulário.

Em hipótese alguma você deve se comportar dentro da empresa como se estivesse em um barzinho com os amigos, falando palavras inadequadas, falando alto e gesticulando de forma desordenada e dependendo do caso, agressiva.

No ambiente de trabalho você precisa ser uma pessoa séria, pois, você tem suas responsabilidades e precisa lidar com elas com seriedade e bom senso. Isso não significa que você não pode sorrir, conversar, não só pode como deve, isso também faz parte do ambiente profissional, mas lembre-se sempre do equilíbrio, e que o trabalho vem sempre em primeiro lugar em suas obrigações.

Quando falamos de linguagem corporal também é preciso considerar as vestimentas. Você deve evitar ir para o trabalho com roupas ousadas, transparentes, regatas, saias ou bermudas curtas – isso é válido para homens e mulheres – tenha sempre em mente que a empresa é um local sério, e você deve se apresentar com tal seriedade.

  • Peça ajuda

Lembre-se que você está começando em seu novo emprego, e que não conhece todos os processos da empresa, portanto, não tenha medo de perguntar, isso se chama humildade!

É muito mais fácil você perguntar para alguém algo quando se está com alguma dúvida do que ficar com receio de perguntar e fazer alguma coisa errada e esse erro prejudicar você ou a empresa.

E são esses pequenos erros que podem fazer com que você fique desempregado novamente.

  • Tenha iniciativa

É normal que nos primeiros dias em seu novo emprego o empregador lhe dê pouco trabalho para desenvolver, afinal ele precisa conhecer o seu trabalho e o seu ritmo de trabalho, mas não é porque nesse primeiro momento que você tem poucas funções a serem desenvolvidas, que você fará rapidamente suas atividades e depois vai ficar ocioso, navegando nas redes sociais.

Não quer dizer também que você deve demorar um dia inteiro para desenvolver uma atividade que demoraria não mais do que meio período.

Faça o trabalho que foi designado para você em tempo hábil com qualidade e quando finalizar se prontifique a realizar uma nova atividade, a ajudar um colega do departamento, mas fique atento a um detalhe.

Muitas pessoas poderão pensar que você quer “roubar o emprego deles”, então tenha cautela – lembra do equilíbrio que falamos a pouco? – se prontifique a ajudar, se a pessoa disser não, ou se você ver que ela ficou incomodada, fique à disposição, mas não a perturbe novamente.

Na dúvida, como estão começando agora em seu novo emprego, fale diretamente com seu chefe.

  • Não faça comparações

Não compare a empresa que está trabalhando atualmente com a que trabalho anteriormente, seja em pontos positivos ou negativos, essa atitude é totalmente antiética.

A partir de agora essa é a sua nova realidade, adapte-se a ela, e agradeça pela oportunidade de ter um novo emprego.

  • Participe das atividades pós-expediente

Seja sociável com seus colegas de trabalho.

Os colaboradores das empresas costumam realizar atividades pós-expediente, como por exemplo, o happy hour, quando te convidar participe.

Mas preste atenção! Controle o consumo de álcool, não é porque está fora das dependências da empresa que você pode abusar do consumo de bebidas, tenha bom senso e autocontrole.

Você pode não estar dentro da empresa, mas está com pessoas que trabalha diariamente, portanto, controle as piadas, gestos e palavras.

  • Seja positivo

Não existe coisa mais desagradável do que você perguntar para uma pessoa se ela está bem, e todos os dias ela responder a mesma coisa, que não – e ainda apresentar um problema diferente.

Seja positivo! Quando perguntarem como você está, diga que está bem.

Principalmente nas primeiras semanas do seu novo emprego, ninguém sabe nada sobre a sua vida, então porque começar a se lamentar no primeiro bom dia, esse tipo de atitude afasta as pessoas.

Quando você tiver mais intimidade com um ou outro colega, pode até desabafar, mas não expor sua vida de forma desenfreada dentro da empresa.

  • Seja organizado

Mantenha suas atividades sempre em dia, sua mesa em ordem, o desktop do seu computador organizado, esse comportamento facilita a sua rotina de trabalho e mostra para os seus colegas de departamento – e para seu chefe – que você gosta de tudo em seu devido lugar, tudo devidamente organizado.

Anote tudo, não confie em sua memória, as vezes ela pode falhar. Anote recados, reuniões, faça lembretes para você mesmo, tudo isso facilita o seu dia-a-dia e mantém sua rotina de trabalho mais organizada e simplificada.

Qual técnica você costuma utilizar nos primeiros dias em seu novo emprego? Divida conosco a sua experiência.

Compartilhe com seus amigos!

Até a próxima!

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