Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Educação e Pedagogia » No que a educação evoluiu nos últimos 5 anos?

No que a educação evoluiu nos últimos 5 anos?

Olá, leitores!

A educação passou e passa por transformações, levando o mundo a um paradigma tecnológico que interfere diretamente na evolução da sociedade de maneira geral. Sendo a internet a principal causadora do avanço informacional no mundo globalizado, houve um avanço em diversos setores da ciência e tecnologia bem como na educação.

Os principais avanços tecnológicos na educação se deram principalmente com abertura e acessibilidade de materiais, cursos, aulas, workshops e toda sorte de instrumentos de aprendizado em um novo espaço, o espaço digital. Além disto, ainda o fato da quebra de tempo e espaços reais tornou mais fácil também a interatividade e troca de conhecimento em tempo real.

Nos últimos cinco anos (parece pouco), o aperfeiçoamento de máquinas com inteligência artificial desenvolvem diversas ferramentas auxiliares para aperfeiçoamento do ensino. Neste período foram inventados e aperfeiçoados softwares e dispositivos eletrônicos com acesso à internet que possibilitam o estudo desde qualquer lugar.

Hoje em dia existem instituições virtuais que disponibilizam educação a distância, com isto houveram mudanças estatísticas no número de formandos em cursos técnicos, graduação e até mesmo pós-graduação totalmente online. As configurações na educação nestes últimos anos não se limitaram apenas nos setores da educação, como também na qualificação e extensão do ensino na vida das pessoas, que passaram a ter boas oportunidades de aprendizado que outrora eram inexistentes.

Benefícios do avanço tecnológico nos últimos anos:

  • Facilidade no acesso às informações;
  • Melhoria no quesito custo/benefício;
  • Interatividade que quebra barreiras de tempo e espaço;
  • Oportunidade de fazer muitos cursos gratuitamente;
  • Metodologia diferenciada do ensino convencional/ presencial.

Desafios a serem superados pela educação em plataforma digital:

estudantes-usando-a-tecnologia

  • Velocidade de obsolescência de software e hardware;
  • Problemas com segurança da informação na rede;
  • Necessita de gestão contínua para arquivos digitais;
  • Em alguns casos, distanciamento humanitário entre os profissionais da educação e os aprendizes;
  • Falhas no sistema eletrônico.

Podemos considerar que o YouTube, outro canal que vem crescendo exponencialmente, é uma das ferramentas mais procurada por estudantes, aprendizes e curiosos, depois do Google. No YouTube existem muitas opções gratuitas para estudos, entre estes materiais estão os audiobooks, cursos, palestras, workshops, filmes educativos, videoaulas e uma gama de outros estilos que satisfazem as demandas de pessoas de todas as idades. Nos últimos anos, esta foi uma página que expandiu os horizontes da educação.

Não temos dúvidas que o avanço tecnológico trouxe mudanças não só na educação como em todos os setores da sociedade. As impressoras wireless, celulares com acesso à internet, tablets, notebooks e até mesmo em utensílios domésticos, encontramos eletrônicos geridos a partir da inteligência artificial. Esta revolução tecnológica otimizou as tarefas a níveis globais fazendo com que todas as sociedade se configurassem para se moldar a nova realidade trazida por este conjunto de modificações.

É muito importante ter em mente que a tecnologia está para nos auxiliar nas tarefas do cotidiano, porém nunca pode substituir nossa capacidade intelectual.

E para você, quais foram as principais mudanças que o avanço tecnológico proporcionou nestes últimos cinco anos?

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo