Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Não passou no vestibular? Saiba como lidar com isso de forma saudável

Não passou no vestibular? Saiba como lidar com isso de forma saudável

Olá,

A rotina de quem estuda para fazer um vestibular é as vezes muito exaustiva, mas que por mais sacrifícios que fazemos é possível conseguir bons resultados e para isso é preciso que haja muita dedicação e persistência.

Estudar para o vestibular nem sempre é uma tarefa fácil, mas são sacrifícios que realmente vale a pena, o tempo dedicado aos estudos nunca é um tempo perdido e através desse tempo conseguimos esclarecer muitas dúvidas e também aprender.

O Aprendizado que temos com o tempo que dedicamos aos estudos é muito benéfico até mesmo para nossa vida diária, mas apesar de nos dedicarmos muito para passar em um vestibular para o curso que sonhamos nem sempre atingimos resultados positivos na primeira tentativa e por muitas vezes nos sentimos decepcionados com nós mesmos, mas o importante é não desistir e tentar novamente.

Dicas para lidar de forma saudável por não passar no vestibular

Muitas vezes nos dedicamos tanto a uma rotina exaustiva de estudos e no fim não conseguimos atingir o resultado que esperávamos, e isso é decepcionante para muitas pessoas, mas existem algumas dicas que podem ajudar a lidar com esse processo de uma maneira mais saudável, algumas dessas dicas são:

  • Mantenha a calma, tente não entrar em pânico afinal existem muitas oportunidades que pode aproveitar nesse período e sempre é possível tentar novamente;
  • Não se feche em seu mundinho particular, converse com pessoas que entraram na faculdade por diferentes sistemas e expanda seu horizonte;
  • Pense que tudo tem seu lado bom, analise em forma de perspectiva e pense que da próxima vez a vaga será sua;
  • Pense que por mais dedicado e persistente que tenha sido sempre há algo novo a se aprender e as oportunidades chegarão no momento certo, mas não deixe de se dedicar ao máximo para seus objetivos.

Como criar um plano de estudo eficiente para o vestibular?

Quando o assunto é prestar vestibular muitas pessoas se preocupam qual a melhor maneira de fazer um plano de estudo que possa ajudar a estudar e conseguir resultados positivos no vestibular.

Muitas vezes fica complicado escolher um plano de estudo que se encaixe em nossas rotinas e ajude a conquistar nossos objetivos em um vestibular, mas é possível encontrar boas opções, precisa apenas escolher a que mais se encaixa na rotina diária e adapta-la.

Nem sempre isso é fácil, até porque existem muitas opções de planos de estudos alternativos para vestibular, mas com dicas simples é possível criar um plano de estudo bem eficiente, algumas das dicas que podemos usar em seu plano de estudos são:

  • É preciso ter muita dedicação e persistência na rotina de estudo;
  • Crie um cronograma de estudo;
  • Tenha tempo para o lazer com amigos e familiares;
  • Separe o material ou matérias que irá estudar antecipadamente;
  • Procure por aulas alternativas na internet que auxilie no seu estudo;
  • Crie uma rotina de estudo semanal com intervalos para não ser exaustiva;
  • Seja organizado com seu material de estudo e suas tarefas diárias;
  • Escolha um lugar para estudo que ajude a se concentrar nos estudos;

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo