Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu Virtual da Lusofonia oferece diversas mostras on-line gratuitas

Museu Virtual da Lusofonia oferece diversas mostras on-line gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Você conhece o significado da palavra “lusófono(a)”? Se a resposta for não, saiba que, ao ler este texto com facilidade, é muito provável que você seja um(a). Isso porque o conceito está relacionado a todas as nações e povos que utilizam o português como língua oficial ou dominante. Assim, países como Brasil, Portugal, Angola e até mesmo alguns lugares da Ásia são considerados lusófonos. 

Pensando em unir todos esses territórios a partir do idioma compartilhado, o Museu Virtual da Lusofonia disponibiliza diversas exposições on-line gratuitas. A iniciativa, feita em parceria com o Google Arts & Culture, busca apresentar e valorizar as singularidades da cultura de cada um desses países.

Mostras on-line gratuitas do Museu Virtual da Lusofonia 

Por meio de uma navegação simples e intuitiva, o projeto oferece ao público a oportunidade de conhecer diversos traços culturais, artísticos, musicais e arquitetônicos de regiões lusófonas sem precisar sair de casa, usando um celular ou computador. Amparado pela plataforma da Google, o Museu conta com um acervo repleto de fotografias, vídeos e exposições. Selecionamos 7 mostras para você conhecer: 

Museu Virtual da Lusofonia oferece diversas mostras on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

1. Viaje o mundo por regiões lusófonas

Essa exposição é perfeita para quem ama viajar e conhecer novos lugares, pois permite explorar vários pontos turísticos do Brasil, Moçambique, Macau, Timor-Leste, Angola, e muito mais. Além de contar curiosidades sobre cada país apresentado, o tour é feito por meio do recurso Street View, possibilitando “caminhar” e visitar ruas, montanhas, praças e praias com detalhes. Ficou interessado(a)? Então clique aqui e confira.

2. Lusofonia: os vários sons da língua portuguesa

Com uma proposta diferente, essa exposição convida o público para uma viagem sonora. Nela, acompanhamos um programa de rádio cujo objetivo é disseminar a cultura musical dos países que têm o português como idioma. Cada episódio aborda um(a) novo(a) artista, para que ouvintes conheçam talentos de distintas regiões, por exemplo: Os Tubarões, uma banda de Cabo Verde; Zé Manuel Fortes, de Guiné-Bissau; Pedro Mestre, de Portugal; e Lenna Bahule, de Moçambique. Para escutar, clique aqui. 

3. Agora… Acontece!

Mais um programa de rádio, desta vez com o apresentador português Carlos Pinto Coelho. O Agora… Acontece! traz convidados(as) para discutir acerca de temas acadêmicos, filosóficos e cotidianos do Brasil e de Portugal. A ideia é construir uma comunicação intercultural entre os países e divulgar projetos de diferentes artistas nascidos(as) em países lusófonos. Para escutar, clique aqui. 

4. 8 fatos curiosos sobre regiões que falam português

Muitas pessoas não sabem que Portugal exerceu influência sobre o Japão em diferentes aspectos. Algumas palavras do vocabulário japonês, por exemplo, são bastante parecidas com as do português. Essas e outras curiosidades sobre países lusófonos podem ser conferidas nesta mostra, que também conta com uma seleção de imagens para conhecer as regiões. Clique aqui e confira. 

5. Uma viagem literária e musical através da língua portuguesa

Essa exposição convida visitantes para um passeio literário e musical, por meio do álbum Canções para Abreviar Distâncias. O disco, que conta com a participação dos(as) músicos(as) brasileiros(as) Isabella Bretz, Rodrigo Lana e Matheus Félix, reúne 8 poemas cantados. Os textos abordam particularidades da escrita portuguesa em diferentes regiões, com autoria de poetas do Brasil, Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Timor-Leste. Clique aqui e confira.

6. João Timane: artista plástico moçambicano 

Essa mostra contém uma variedade de obras de João Timane, artista natural de Maputo, capital de Moçambique. Alguns dos trabalhos apresentados são: Nostalgia no Tempo, que evidencia as ligações entre o passado e o presente; Coração Exilado, uma releitura de artes modernas; e Desejo dum Suburbano, em que o artista brinca com traços cubistas e surrealistas. Para conferir todas as obras, clique aqui. 

7. Uma lupa em Angola

Essa exposição traz um compilado de imagens, captadas pelo fotógrafo Luís Meneses, que retratam o cotidiano da população angolana. Com o tema Cimentar ligações: uma narrativa através da imagem, ela explora paisagens naturais e urbanas, e está dividida em 4 partes: parte 1, parte 2, parte 3 e parte 4. 

Museu Virtual da Lusofonia e o Google Arts & Culture 

O Museu Virtual da Lusofonia surgiu em 2017, a partir de um projeto do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, localizada em Braga, Portugal. O principal objetivo do Museu é servir como meio de cooperação acadêmica, artística e cultural, unindo comunidades lusófonas e promovendo conhecimento. 

O Google Arts & Culture, por sua vez, tem como propósito democratizar o acesso a projetos culturais. A iniciativa trabalha em parceria com instituições ao redor do mundo e, com o auxílio da tecnologia, traz uma experiência imersiva e intensa para usuários(as). 

Disseminar cultura e arte é um compromisso de todos(as), concorda? Então compartilhe nosso texto com os(as) amigos(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite as mostras e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo