Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu Harley-Davidson oferece 8 exposições on-line gratuitas

Museu Harley-Davidson oferece 8 exposições on-line gratuitas

Olá, leitor(a)!

Desde que foi inventada pelo alemão Gottlieb Daimler (1834 – 1900), em 1885, a motocicleta possui multidões de fãs pelo mundo. Uma das mais famosas empresas do ramo, que ajudou a popularizar o uso das motos, é a Harley-Davidson, criada em 1903. Ao longo dos mais de 100 anos de atuação, a marca continua conquistando os corações de motociclistas de todas as regiões do globo.

Pensando em estreitar essa relação, o Google Arts & Culture, em parceria com o Museu Harley-Davidson, desenvolveu 8 exposições on-line gratuitas sobre  histórias marcantes da empresa. Os materiais podem ser acessados a qualquer momento e estão todos em inglês, mas alguns possuem tradução para o português  feita pelo próprio Google.

Exposições da Harley-Davidson

As mostras vão retratar algumas curiosidades e histórias que marcaram a construção e o legado da Harley. Para isso, conta com imagens e arquivos exclusivos cedidos pelo Museu Harley-DavidsonNós separamos 4 dessas exposições e vamos apresentá-las a seguir:

Museu Harley-Davidson oferece exposições on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

1. The Founders of Harley-Davidson

A exposição Os Fundadores da Harley-Davidson, como o próprio nome sugere, vai mostrar a história dos fundadores da empresa. A trajetória começa quando William S. Harley e Arthur Davidson venderam a primeira motocicleta construída pelos dois, em 1903, na cidade de Milwaukee, nos Estados Unidos.

A venda foi concretizada no quintal da casa de Arthur e no mesmo ano seu irmão, Walter Davidson, gostou da ideia e se juntou a eles. Após 4 anos, William Davidson, outro irmão de Arthur, também se uniu ao trio e, assim, começou a história da Harley-Davidson. Clique aqui para ver a mostra.

2. Not Just a Knucklehead: The 1936 Model EL

Após a crise econômica de 1929, provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York, poucas empresas do setor automobilístico ainda dispunham de capital para investimento e todo lucro gerado deveria ser utilizado com inteligência, evitando riscos. Entretanto, a Harley-Davidson teve uma ideia ousada que revolucionaria sua história.

A exposição Não Apenas um Knucklehead: o Modelo EL de 1936 conta a história da invenção e construção de uma motocicleta com 2 cilindros, apelidada de “61”, diferente de qualquer modelo feito anteriormente na Harley. O modelo foi um enorme sucesso na época e se tornou uma marca registrada da empresa – que até hoje fabrica motos baseadas na 61. Clique aqui para ver a mostra.

3. Five Things You Never Knew Harley-Davidson Made

Além de motocicletas, a Harley já produziu muitos outros produtos durantes as primeiras décadas de existência. A fabricação de motos e suas peças passou a ser o carro-chefe da empresa devido ao sucesso diante do público, mas a marca não deixou de diversificar a produção.

A exposição 5 coisas que você nunca soube que a Harley-Davidson fez vai mostrar 5 invenções curiosas realizadas pela empresa.  Incluindo motor para cortadores de grama a barco de passeio, a mostra revela que a Harley não era apenas uma construtora de motocicletas. Clique aqui para ver a mostra.

4. Touring Around the World

A última mostra que selecionamos une passado e presente por meio da tecnologia. Em 1916, a revista The Enthusiast surgiu para ser uma porta-voz do universo da Harley-Davidson. Com o objetivo de ter uma relação mais próxima com o público, as primeiras capas das revistas eram compostas por fotos enviadas por leitores, sempre com suas motocicletas Harley-Davidson, em algum ponto turístico do mundo.

A exposição Viajando pelo Mundo vai mostrar algumas dessas capas e como os pontos turísticos estão atualmente. Por meio da tecnologia do Google Maps, é possível fazer um tour pelos locais retratados nas capas da The Enthusiast e verificar as mudanças que ocorreram neles. Clique aqui para ver a mostra.

Museu Harley-Davidson

Localizado na cidade de Milwaukee – local de nascença da empresa – o Museu Harley-Davidson foi construído, em 2008, para preservar e contar a história da marca ao longo dos mais de 100 anos de operação.

O Museu faz parte de um complexo de aproximadamente 81 mil m², que possui área para shows, apresentações e restaurante a fim de oferecer a melhor experiência possível para os fãs da Harley-Davidson – que vêm de todas as partes do globo. Para saber mais sobre exposições exclusivas e como fazer uma visita presencial, clique aqui.

Agora você pode acelerar fundo e conhecer todas essas histórias. Compartilhe este texto com os(as) amigos(as) que gostam de motos e aproveite as exposições com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo