Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu Frida Kahlo oferece visita e mostras virtuais gratuitas

Museu Frida Kahlo oferece visita e mostras virtuais gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Para quem acredita que sonhar é essencial para nos ajudar a buscar o que desejamos, imaginar-se em uma conversa ou passeio com artistas que fizeram história e influenciaram nossos gostos e aspirações é bem comum. Muitas vezes, inclusive, viajamos para os lugares onde eles(as) estiveram ou viveram apenas pela oportunidade de percorrer os mesmos passos. 

Entretanto, são poucas as pessoas que têm condições de fazer isso. Nesse sentido, o Museu Frida Kahlo oferece a chance de conhecer e visitar, on-line e gratuitamente, a casa em que uma das mais impactantes artistas do mundo viveu boa parte da vida. Nele, é possível conferir cômodos, objetos, obras, roupas e muitos mais.   

Visita e mostras virtuais em La Casa Azul

Sem prazo determinado para acesso, é possível conferir diversos conteúdos gratuitos no site oficial do Museu Frida Kahlo. O portal possui coleções de imagens que destacam os espaços da casa, alguns objetos e obras da pintora, e a incursão pela plataforma pode ser feita em espanhol ou em inglês — outra possibilidade é realizar a tradução da página para português pelo próprio navegador. Vejamos mais sobre a visita e as mostras virtuais: 

Museu Frida Kahlo: visita e mostras virtuais gratuitas

Fonte: Reprodução

Visita virtual  

Dividida em dois andares, A Casa Azul pode ser percorrida com detalhes a partir desta visita on-line. No trajeto, podemos desfrutar da beleza do jardim, caminhar pelos cômodos do edifício, ver os móveis utilizados pela família e pela artista ainda preservados e ter acesso às obras e aos documentos de Frida e Diego Rivera.  Para fazer o tour completo, clique aqui 

As aparências enganam 

Nessa exposição, a personalidade de Frida Kahlo é retratada a partir de suas roupas — encontradas em La Casa Azul, no banheiro da artista. A expressão visual de Kahlo já influenciou renomado(as) profissionais da moda e ainda é fonte de inspiração para muitos(as) deles(as). A mostra on-line conta com textos de apoio, em espanhol e italiano, e fotografias que abordam os pormenores de cada peça do vestuário da artista. Para acessar, clique aqui.  

Altar dos mortos 

Trata-se da instalação de uma mesa de jantar em um dos espaços do Museu, com o intuito de homenagear 12 artistas que morreram em diferentes períodos pandêmicos. Na mostra on-line, é possível conferir fotografias mais detalhadas de alguns objetos presentes na cena e ler a nota de imprensa, em espanhol, com informações sobre produção e organizadores(as). Para acessar, clique aqui.  

Museu Frida Kahlo 

Atendendo a um antigo desejo de Frida, de compartilhar com o povo mexicano a casa onde viveu durante muitos anos, criou-se o Museu Frida Kahlo em 1958. Estruturado em La Casa Azul, local onde a artista morou com a família e, posteriormente, com o marido Diego Rivera, o espaço dá acesso a objetos pessoais, documentos, pinturas e muitas outras coisas dela 

Além disso, são oferecidos cursos virtuais e visitas presenciais guiadas (em espanhol e inglês), escolares e teatralizadas, mediante o pagamento de taxas estabelecidas pelos(as) organizadores(as). Para conhecer mais sobre o Museu, clique aqui 

Vida e obra de Frida Kahlo 

Nascida em 6 de julho de 1907, em Coyoacán, na Cidade do México, Magdalena Carmen Frida y Calderón foi uma das mais impetuosas artistas plásticas do mundo. Quando menina, a pintora contraiu uma doença que a deixou de cama por muito tempo e fez com que uma de suas pernas ficasse mais fina que a outra.  

Além disso, aos 18 anos, sofreu um acidente que mudou para sempre os rumos de sua história. O bonde em que Frida estava se chocou com outro veículo e uma barra de ferro atravessou o corpo dela. A artista precisou passar por mais de 30 cirurgias ao longo da vida e ter como vestimentas obrigatórias coletes de sustentação.  

Nesse período, com ajuda do pai, começou a pintar quadros em cavaletes adaptados para que ela não fizesse tanto esforço enquanto ainda estava acamada. Frida foi uma figura muito emblemática, que ousou não apenas na arte, com seus viscerais autorretratos, mas também em seus posicionamentos políticos. Nunca teve medo de dizer o que pensava e de expor suas fragilidades.  

Casou-se com o muralista Diego Rivera, com quem protagonizou muitos escândalos, e manifestou em sua arte todas as tragédias que viveu — das traições aos abortos sofridos em decorrência das sequelas do acidente. Entre as principais obras, destacam-se A Coluna Partida (1944), Hospital Henry Ford (1932) e Diego e Eu (1949), que recentemente se tornou a obra mais valiosa da América Latina ao ser leiloada por 34, 9 milhões de dólares.  

Conteúdo extra 

Aos corações e olhos curiosos, esta é uma excelente oportunidade de conhecer sob diferentes perspectivas a extraordinária pintora. A peça teatral Frida Kahlo – Viva La Vida, com roteiro traduzido do dramaturgo mexicano Humberto Robles, está sendo exibida em sessões on-line e gratuitas desde 17 de março de 2022 e tem mais três dias de exibição: 18, 19 e 20, em dois horários diferentes, às 19h e às 20h30.   

A versão on-line do espetáculo, que fez muito sucesso em apresentações presenciais, é uma celebração do Mês da Mulher. Protagonizada por Christiane Tricerri e dirigida por Cacá Rosset, a peça mostra todo o universo de Frida, com desejos e medos, a partir de diálogos entre ela e seus mortos no dia em que se comemora a morte no México.  

Para ter acesso às apresentações, basta entrar no Canal Ficções, disponível no YouTube, escolher um dos horários mencionados acima e clicar em “Definir Lembrete”, para receber notificação do início da exibição. Outra possibilidade é entrar no Canal em uma das datas e horários disponíveis e assistir à peça.   

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa visita e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo