Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu do Futebol oferece mais de 10 exposições on-line gratuitas

Museu do Futebol oferece mais de 10 exposições on-line gratuitas

Olá, leitor(a)!

O futebol é o esporte mais popular e praticado no mundo, impactando a economia e os sentimentos de torcedores em vários países. No Brasil, o futebol já faz parte da cultura nacional, exercendo uma grande influência no estilo de vida da população — até mesmo para quem não acompanha o esporte com frequência.

Pensando em ampliar o contato das pessoas com a história desse esporte, o Museu do Futebol, em parceria com o Google Arts & Culture, lançou 17 exposições on-line gratuitas sobre o futebol brasileiro. As mostras abordam histórias pouco conhecidas do futebol nacional e explicam a relação da modalidade com o povo.

Exposições no Google Arts & Culture

As mostras foram produzidas a partir de um acervo com cerca de 1000 registros (fotos e documentos), da origem da cor amarela na camisa da seleção brasileira à evolução das chuteiras, cedidos pelo Museu do Futebol. Nós separamos 7 exposições disponíveis na plataforma do Google Arts & Culture e vamos apresentá-las a seguir:

Museu do Futebol oferece exposições on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

1. Rumo à Copa de 1970

Já imaginou dirigir de São Paulo até a Cidade do México para assistir à Copa do Mundo? Os amigos Ivan Charoux e Fael Sawaya fizeram o percurso de mais de 11 mil quilômetros para ver a seleção de Pelé, Rivelino, Gérson e companhia vencer o tricampeonato do mundo.

Os amigos foram inspirados pela Word Cup Rally, uma corrida de 29 mil quilômetros que começava na Inglaterra e terminava no México, e decidiram ir a bordo de um Fusca para acompanhar a seleção brasileira. Clique aqui para ver a exposição completa.

2. A História da Camisa Canarinho: Como o amarelo-ouro passou a vestir o Brasil

A camisa verde e amarela da seleção brasileira é uma das mais conhecidas do futebol, tornando-se um símbolo do esporte. Entretanto, a tradicional cor amarela não surgiu com a seleção e demorou quase 3 décadas para ser implementada.

Esta exposição vai mostrar como o amarelo passou a fazer parte do uniforme da seleção, após uma das derrotas mais sofridas do futebol nacional: o Maracanaço, em 1950. Clique aqui para ver a exposição completa.

3. Mulheres, desobediência e resiliência

Até 1983, a prática da modalidade feminina do futebol era proibida por lei no Brasil. Apesar dessa proibição, criada na década de 1950, muitas mulheres começaram a jogar o esporte no período, inaugurando a modalidade em solo brasileiro.

Desde então, iniciou-se um movimento de desobediência e resiliência para que as mulheres pudessem praticar o futebol sem qualquer restrição ou multa, isto é, na legalidade. Clique aqui para ver a exposição completa.

4. Pacaembu

Fundado em 1940, o Pacaembu é um dos estádios mais icônicos e conhecidos do Brasil. Além de partidas de futebol, o estádio já recebeu shows internacionais, a visita do Papa Bento XVI e diversas manifestações políticas.

Esta mostra é uma biografia do Pacaembu: campo de mais de 80 anos, adotado como “casa” por vários times do estado de São Paulo. Clique aqui para ver a exposição completa.

5. Léa Campos, a primeira árbitra

Essa exposição vai contar a trajetória de Asaléa de Campos Forneiro Medina, mais conhecida como Léa Campos. Ela é considerada a primeira árbitra de futebol do Brasil e a primeira do mundo reconhecida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA).

Formada em jornalismo e já tendo participado de concursos de beleza, Léa foi precursora na atuação feminina em posições de autoridade durante uma partida de futebol no Brasil. Clique aqui para ver a exposição completa.

6. Chuteiras: a evolução do futebol na ponta dos pés

As chuteiras passaram por evoluções ao longo do tempo, atendendo desde as necessidades climáticas do jogo ao estilo próprio de cada jogador. Os primeiros modelos mais profissionais foram criados na década de 1920 e pesavam uma média de 700 gramas.

Das botas de cano curto às chuteiras com material tecnológico e leve, a mostra vai evidenciar como um dos principais acessórios dos(as) jogadores(as) foi sendo adaptado ao jogo e ao estilo dos(as) atletas. Clique aqui para ver a exposição completa.

7. O jogo e o povo

A última mostra que escolhemos aborda a relação que o futebol construiu com o povo. No começo do esporte, ele era praticado exclusivamente pela elite da sociedade, ou seja, o restante da população era excluído dessa prática.

Com o tempo e a popularização do esporte, o futebol conquistou o coração do povo e começou a ser jogado em qualquer lugar, como ruas, pátios e quadras improvisadas. Clique aqui para ver a exposição completa.

Museu do Futebol e Google Arts & Culture

Fundado em 2008, o Museu do Futebol está localizado em São Paulo, no avesso das arquibancadas do Pacaembu. O Museu foi criado para preservar a história do futebol brasileiro e contar como esse esporte passou a fazer parte da vida dos(as) brasileiros(as) de forma tão intensa.

Com um dos maiores acervos esportivos do país, o Museu fechou uma parceria com a iniciativa Google Arts & Culture para disponibilizar exposições on-line gratuitas, de maneira lúdica e interativa — assim como as 15 mostras presenciais em São Paulo. Para acessar as exposições disponíveis na plataforma do Google Arts & Culture, clique aqui. Para saber mais sobre o Museu e como visitá-lo, clique aqui.

Vamos espalhar momentos marcantes envolvendo o futebol brasileiro? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e entre no campo da história com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo