Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu do Celular reúne modelos icônicos em site gratuito

Museu do Celular reúne modelos icônicos em site gratuito

Olá, leitor(a)!

Em um mundo globalizado e tecnológico, é quase impossível viver sem um celular. Comunicação, pesquisa, internet, sistema de navegação, câmera, música e outras funcionalidades estão presentes em todos os aparelhos celulares produzidos atualmente. Entretanto, para que a tecnologia chegasse nesse estágio, foi necessária muita evolução e descobertas.

Pensando em apresentar essa evolução e os designs, tecnologias e funcionalidades dos celulares ao longo dos anos, o Mobile Phone Museum disponibilizou um catálogo on-line e gratuito com mais de mil modelos de celulares. Além disso, conta com coleções icônicas de aparelhos que marcaram época.

Museu do Celular

O Mobile Phone Museum possui um acervo com mais de 2 mil itens no museu presencial e mais de mil deles foram digitalizados para ampliar o acesso das pessoas às histórias dos aparelhos. No site do museu, é possível fazer um tour pelo catálogo a partir das categorias modelo, ano e marca.

Vale ressaltar que o site está inteiramente em inglês, mas é possível ativar a tradução do Google para o português ou qualquer outro idioma disponível. A versão digital também disponibiliza coleções de celulares que se tornaram icônicos devido aos usos e designs dos aparelhos. Nós separamos 5 dessas coleções e vamos apresentá-las a seguir:

Museu do Celular apresenta aparelhos icônicos gratuitos

Fonte: Reprodução

1. Firsts (Primeiros)

Toda história possui um começo, sem ele nada poderia ser desenvolvido. Essa coleção vai mostrar os primeiros celulares fabricados e modelos que foram precursores em alguma inovação tecnológica, como a tela sensível ao toque.

Desde aparelhos da década de 1980 que pareciam telefones residenciais até celulares mais modernos da década de 2010 com resolução em 4K, é possível verificar a evolução tecnológica e as mudanças no design dos celulares. Para acessar a coleção, clique aqui.

2. James Bond Phones (Telefones do James Bond)

A série de filmes do agente britânico James Bond é uma das mais famosas e icônicas franquias cinematográficas da história, com milhares de fãs pelo mundo. As cenas de negociação, comunicação e ameaças sempre eram mediadas por um telefone celular.

Essa coleção reuniu alguns modelos utilizados nos filmes de James Bond, seja pelo personagem principal ou pelos inimigos que ele enfrentava. Para acessar a coleção, clique aqui.

3. Ugliest (Mais Feios)

Apesar dos designs modernos, conceituais e elegantes da maioria dos celulares atuais, a estética nem sempre foi assim. Ao longo do tempo, alguns modelos foram na direção oposta a esse cenário e chegaram a ser considerados “feios” pelo público e colecionadores(as).

Além da parte estética, os(as) críticos levaram em consideração a usabilidade dos aparelhos, que acabou sendo prejudicada pelo design do modelo, para escolher os modelos “mais feios” já produzidos. Para acessar a coleção, clique aqui.

4. Luxury (Luxo)

Ao contrário da coleção anterior, essa vai trazer modelos mais fashions e considerados, pelos colecionadores(as), artigos de luxo. Alguns deles, inclusive, eram revestidos de ouro 18 quilates, pedras preciosas, entre outros componentes de alto valor financeiro.

A coleção também apresenta edições limitadas de celulares, como o modelo Vertu Ascent Ferrari 1947, lançado em 2007 para comemorar o aniversário de 60 anos da fabricante de carros italiana. O modelo era composto por rubis e pelo mesmo couro utilizado em ferraris. Para acessar a coleção, clique aqui.

5. Phones in Movies (Telefones em Filmes)

Não foram apenas os filmes de James Bond que tornaram alguns celulares icônicos devido ao sucesso das produções. A última coleção que selecionamos vai mostrar diversos modelos utilizados em filmes de sucesso, desde a década de 1980.

Filmes futuristas e de ficção científica, por exemplo, Matrix (1999) e Tron (2010), utilizaram modelos específicos de celulares durante suas cenas que todo fã dos filmes vai reconhecer quando ver o aparelho. Para acessar a coleção, clique aqui.

Mobile Phone Museum

O projeto do Mobile Phone Museum, idealizado por Ben Wood, teve início em 2004 e desde 2020 opera como uma entidade sem fins lucrativos. Um ano antes, Ben juntou-se ao colecionador Matt Chatterly para aumentar a equipe e iniciar a entidade.

A ideia de o museu não possuir fins lucrativos tem o objetivo de preservar o legado e a importância das coleções e captar mais recursos financeiros para expandir o acervo. Inclusive, qualquer pessoa pode doar itens para o museu e contribuir com essa expansão — e ainda vai receber o devido crédito no site.

Além disso, o acervo pode ser uma boa forma de ensinar tecnologia para as crianças e adolescentes em um futuro próximo. Para saber mais sobre o Museu, clique aqui.

Há muitas curiosidades ao longo dos mais de 40 anos de existência dos aparelhos celulares. Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais e conheça essas histórias com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Aproveite o conteúdo e até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo