Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu do Café de Santos oferece 9 exposições on-line gratuitas

Museu do Café de Santos oferece 9 exposições on-line gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Você também ama um bom café? Então pegue uma xícara e aproveite a dica cultural de hoje para explorar a história cafeeira do Brasil, pois o Museu do Café de Santos oferece 9 exposições on-line gratuitas. Nas mostras, são abordados tanto temas voltados para o cultivo do grão, quanto os aspectos sociais que envolvem o consumo e a produção da bebida. Confira! 

O Museu do Café de Santos  

O Museu do Café é um dos principais pontos turísticos da cidade de Santos, no litoral de São Paulo. Criado em 1998 para preservar e difundir a relação entre o café e a história do Brasil, reúne itens que revelam as ligações entre a cafeicultura e o desenvolvimento político, econômico e cultural do país. Para saber mais sobre o assunto, você pode realizar um tour virtual pelo Museu ou acompanhar os outros conteúdos on-line.  

As 9 exposições on-line gratuitas 

Confira as 9 exposições do Museu do Café de Santos que estão disponíveis on-line gratuitamente na plataforma Google Arts & Culture. 

Museu do Café de Santos: 9 exposições on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

1. Palácio da Bolsa Oficial de Café 

A Bolsa Oficial de Café, localizada no edifício que hoje abriga o Museu, foi autorizada a funcionar por decreto do governo estadual em 28 de abril de 1917, para centralizar as operações e as informações comerciais sobre o produto e registrar os negócios realizados. Conheça mais sobre essa história na exposição, que também possui uma versão com audiodescrição. 

2. Calixto: discurso do progresso e identidade paulista 

Benedito Calixto (1853 – 1927), um dos maiores pintores brasileiros de sua época, possui obras muito relevantes que foram feitas para a Bolsa Oficial de Café. Como a pintura é uma forma de evidência histórica, a exposição reflete sobre essas obras e o contexto de sua criação. A mostra pode ser conferida em sua página principal ou por meio de uma abordagem educativa com audiodescrição.

3. À venda: propagandas de café em jornais e periódicos (1900 – 1960) 

Por meio de anúncios veiculados em periódicos de São Paulo e do Rio de Janeiro na primeira metade do século XX, a exposição explora as diversas estratégias utilizadas ao longo do tempo pelas marcas de café para atrair a atenção dos consumidores. 

4. Design Espresso 

O Museu do Café, em parceria com o Museo della Macchina per Caffè (MUMAC) de Milão, apresenta a exposição Design Espresso, que explora as transformações tecnológicas e estéticas das máquinas utilizadas para a produção de café expresso desde sua criação até a década de 1980. 

5. Memórias da Praça 

A exposição virtual Memórias da Praça reúne anos de pesquisa, compilados em fotos, textos e depoimentos, sobre as histórias de corretores, exportadores, ensacadores, catadeiras, classificadores, costureiras, estivadores e outros profissionais que participaram da cadeia de produção do café na cidade de Santos. 

6. Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café 

Com a exposição Pianistas de armazém: trabalho feminino na catação de café, o Museu lança luz, por meio de memórias e recursos audiovisuais, sobre o cotidiano de mulheres que realizavam a catação manual de café. Essa etapa da produção, apesar de ter tido grande relevância, passou por um processo de ofuscamento ao longo dos anos.  

7. Café árabe: um símbolo de generosidade 

Em 2015, o café árabe foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Essa bagagem veio para o Brasil com as memórias de vários imigrantes. A exposição Café árabe: símbolo de generosidade e sua página com audiodescrição mostram a importância dessas trocas culturais.  

8. Por quantas mãos passa seu café? 

Por meio desta exposição com audiodescrição, você irá entender o caminho que o café faz para chegar até a sua xícara, aprendendo mais sobre as pessoas que trabalham diariamente no processo produtivo da cafeicultura. 

9. Por que tomar café é um hábito tão comum entre os brasileiros? 

Além de ser uma bebida estimulante, para os brasileiros, o café representa criação de vínculos e afetos. Nesta exposição com audiodescrição, você descobrirá como esse hábito se tornou tão comum no país, explorando os aspectos sociais, históricos, políticos e econômicos do consumo da bebida.  

Você gostou de saber mais sobre o Museu do Café de Santos e suas 9 exposições on-line gratuitas? Para entrar no ritmo enquanto acompanha as mostras, pode conferir a playlist de músicas sobre café montada pelo Museu, que está disponível no Spotify. 

 O que achou do nosso artigo? Deixe sua opinião nos comentários, vamos adorar ouvi-lo(a)! 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Bom café e até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo