Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu do Amanhã oferece mais de 10 exposições on-line gratuitas

Museu do Amanhã oferece mais de 10 exposições on-line gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Você já parou para pensar em como as suas ações estão atingindo o meio ambiente? Isso porque, mesmo sem perceber, todos os dias tomamos decisões que, de alguma forma, impactam os ecossistemas. Um banho de 15 minutos, por exemplo, gasta até 135 litros de água, o que pode agravar crises hídricas em tempos mais secos. 

Com o intuito de incentivar mais reflexões sobre o tema, o Museu do Amanhã se uniu à plataforma Google Arts & Culture para oferecer ao público mais de 10 exposições on-line gratuitas. Nelas, vemos diversas imagens e textos impactantes sobre a história da humanidade e como ela tem interferido na natureza. 

Exposições on-line gratuitas 

A partir do uso de um aparelho celular ou computador, é possível navegar pelas mostras de modo dinâmico e intuitivo. São diversas temáticas abordadas, como os impactos negativos do ser humano no mundo e a cultura do desperdício. Listamos, abaixo, 7 exposições para você conferir:

Museu do Amanhã oferece mais de 10 exposições on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

1. A época dos humanos

Além de apresentar alguns dos principais efeitos que causamos na Terra, essa exposição traça a história da raça humana desde sua origem, há 200 mil anos, até a atualidade. Durante o percurso, observamos o comportamento cultural e social em diferentes continentes e povos. Por exemplo, os trabalhos na agricultura, à margem de grandes rios, foram as primeiras marcas humanas no planeta. Para conferir o material, clique aqui.

2. Planeta em metamorfose

Essa mostra conta sobre a interferência direta do ser humano nos processos naturais do planeta Terra, que causam, por exemplo, mudanças climáticas e a extinção de certas espécies. Assim, a fim de promover a conscientização das pessoas, acompanhamos vídeos e fotos de situações ambientais devastadoras, como o primeiro teste de bomba atômica da história e derramamentos de petróleo. Para conferir o material, clique aqui.

3. A vida em suspenso

Em novembro de 2015, o Brasil paralisou diante de um grande desastre ambiental: o rompimento da barragem de rejeitos na cidade de Mariana, em Minas Gerais. Muitos não sabem, mas essa tragédia foi a maior já registrada do mundo na área da mineração. Para demonstrar as consequências desse acontecimento, esta exposição reúne fotografias, feitas por Bruno Veiga, de objetos perdidos durante a devastação. Para conferir o material, clique aqui.

4. Rios em extinção

Como já mencionado, a intervenção humana no meio ambiente tem sido bastante negativa, causando impactos muitas vezes irreversíveis. O efeito estufa, por exemplo, afeta profundamente a biodiversidade aquática. Com isso em vista, esta exposição traz imagens e textos que revelam como os rios estão sendo afetados e propõe uma reflexão sobre a ação humana e o que podemos fazer para mudar essa situação. Para conferir o material, clique aqui.

5. Humanos do porto

Essa mostra retrata os diferentes tipos de pessoas que moram ou frequentam a Região Portuária do Rio de Janeiro. O objetivo é explicar como a miscigenação carioca acarretou a origem de diversas culturas que dividem esse espaço. Além disso, as imagens trazem textos que nos contam sobre a vida de cada uma delas. Para conferir o material, clique aqui. 

6. Superconsumo e desperdício

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil desperdiça mais de 40 mil toneladas de alimento por dia. Esse e outros fatos podem ser conferidos nesta exposição com o apoio de diversas imagens que buscam ilustrar as informações. A ideia é discutir sobre a cultura do desperdício, tanto em relação a alimentos e quanto a outros bens materiais, e como ela afeta o planeta. Para conferir o material, clique aqui. 

7. A espécie mais perigosa do planeta

A Mata Atlântica é uma grande floresta tropical, presente no Brasil, Paraguai e Argentina. Ela é responsável por abrigar milhares de ecossistemas, possuindo uma rica biodiversidade. Contudo, devido à ação humana, ela vem sendo cada vez mais degradada. Essa mostra apresenta diversas imagens e dados sobre a Mata Atlântica, como os que mencionam as espécies animais existentes nela e os povos indígenas que a habitam. Para conferir o material, clique aqui. 

Google Arts & Culture e o Museu do Amanhã 

O Google Arts & Culture é um projeto sem fins lucrativos que busca democratizar o acesso à cultura e à arte por meio da tecnologia. Trabalhando em colaboração com instituições ao redor do mundo, a plataforma oferece gratuitamente exposições, jogos, teatros e tours virtuais por diferentes países. Para mais informações, clique aqui. 

O Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com Fundação Roberto Marinho. Contando com o apoio de vários patrocinadores e parceiros, a instituição disponibiliza mostras que buscam inspirar o público sobre os direcionamentos possíveis para o amanhã. Nesse sentido, o Museu defende que o futuro é construído e moldado a partir do comportamento dos(as) cidadãos(ãs) de hoje. Para saber mais sobre a organização, clique aqui. 

Essas exposições com certeza nos ajudam a ponderar nossas ações daqui para frente, concorda? Compartilhe nosso texto com os(as) amigos(as) e contribua para que haja mais conscientização sobre o tema! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Aproveite as mostras e até o próximo texto! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo