Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu da Língua Portuguesa oferece exposição on-line gratuita sobre a história do idioma

Museu da Língua Portuguesa oferece exposição on-line gratuita sobre a história do idioma

Olá, leitor(a)! 

Quase 6 anos depois do incêndio que destruiu parte de sua estrutura, em dezembro de 2015, o Museu da Língua Portuguesa será reaberto no dia 31 de julho de 2021. A partir de 1º de agosto de 2021, será possível visitá-lo em sua sede na Estação da Luz, na região central da cidade de São Paulo.  

Entretanto, se você preferir, o Museu também disponibiliza uma exposição on-line gratuita sobre a história da língua portuguesa. A seguir, traremos mais detalhes sobre a mostra e sobre o local! Confira! 

A exposição on-line 

 Museu da Língua Portuguesa oferece exposição on-line gratuita

Fonte: Reprodução

A exposição elaborada pelo Museu da Língua Portuguesa está disponível na plataforma Google Arts & Culture. Nela, você aprenderá sobre o processo de construção do nosso idioma ao longo de um período que vai de 4000 a.C. até o século XVI. 

A exposição conta com imagens, mapas e textos sobre as inúmeras transformações que fizeram com que a língua portuguesa ganhasse as características que apresenta atualmente em diversas partes do mundo. 

A mostra também aborda a influência que diferentes povos e culturas tiveram na composição do nosso idioma e traz reproduções de importantes documentos históricos, como a Carta de Pero Vaz de Caminha e o Mapa da Terra de Santa Cruz, de 1532. Se desejar ampliar esses itens, basta clicar sobre eles. Para acessar a exposição completa, entre neste link. 

O Museu da Língua Portuguesa 

Inaugurado em 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa tem o objetivo de valorizar a diversidade do nosso idioma para promovê-lo como um elemento cultural capaz de aproximar falantes de várias partes do mundo.   

O local escolhido para abrigar o Museu foi a Estação da Luz, que possui relevância histórica para a cidade de São Paulo e para o Brasil. Pela Estação, passavam os imigrantes que chegavam ao país e, nos dias atuais, o lugar ainda possibilita o contato entre pessoas de diferentes realidades culturais 

Em dezembro de 2015, o Museu foi atingido por um incêndio. Depois de quase 6 anos de reconstrução, será reinaugurado no dia 31 de julho de 2021. Entre as novidades, estão as instalações “Línguas do Mundo”, com totens que recitam frases em 23 línguas, “Falares”, que mostra os diferentes sotaques e expressões do Brasil, e “Nós da Língua Portuguesa”, que apresenta a diversidade do idioma ao redor do mundo. Veja como agendar sua ida no site da instituição. 

Você está ansioso(a) para a volta do Museu da Língua Portuguesa? Deixe nos comentários se você já conhece o local ou se gostaria de visitá-lo. 

No Canal do Ensino, você também encontra: 

Até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo