Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu da Imigração de São Paulo oferece 6 exposições on-line gratuitas

Museu da Imigração de São Paulo oferece 6 exposições on-line gratuitas

Olá, leitor(a)! 

Com a pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social, as atividades virtuais se popularizaram ainda mais. Instituições públicas e privadas precisaram repensar e reinventar a maneira de estabelecer diálogo com o público. Nesse sentido, por exemplo, muitos museus disponibilizaram, ou ampliaram, passeios e exposições gratuitas para realizar em ambiente virtual 

Fazendo parte dessa movimentação, o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, por meio da plataforma Google Arts & Culture, oferece 6 mostras gratuitas para visitação on-line acerca do processo de imigração brasileiro. As exposições abordam principalmente a origem das comunidades que compuseram o que hoje conhecemos como identidade paulista. 

Exposições virtuais do Museu da Imigração 

A memória desempenha um papel fundamental na história da humanidade, o de recuperar e armazenar informações. Um aforismo muito conhecido, atribuído à historiadora Emília Viotti da Costa, diz: “Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”. 

Seguindo a premissa de preservação da história, o Museu da Imigração de São Paulo organiza as memórias do desenvolvimento do Estado de São Paulo e do Brasil, a partir da reunião de documentos, fotografias, jornais e afins.  

Na plataforma, é possível ter acesso gratuito a 6 exposições virtuaisViagem, sonho destinoO caminho das coisas; Migrações à mesaFestas do Imigrante25 anos de culturas e vivências compartilhadasOs Registros do Migrar e Brasileiros da Hospedaria 

Para inspirá-lo(a) a conhecer um pouco mais sobre essas mostras, e sobre a formação da identidade brasileira e paulista, apresentaremos 3 delas. Vamos conferir.  

Museu da Imigração de São Paulo oferece 6 exposições on-line gratuitas

Fonte: Reprodução

O caminho das coisas 

Para muitos de nós, não é difícil entender como os objetos podem ser significativos. Seja o vestido de casamento da mãe, o relógio de pulso do pai, a caixinha de costura da avó ou a fotografia velha do avô, todos guardam memórias e afetos 

Nesta exposição, as peças da coleção do Museu são submetidas aos mais diversos públicos com o objetivo de desvendar quais foram os caminhos percorridos e que histórias elas têm para nos contar, possibilitando, assim, a tecitura de novos registros e significados.  

A mostra, que surge a partir do projeto Encontros com o Acervo, apresenta todo o processo que a tornou possível e traz fotografias da equipe técnica, documentos e afins. Para acessá-la, clique aqui. 

Migrações à mesa 

A alimentação também é parte fundamental da nossa história, daquilo que nos constitui enquanto sujeitos. Para quem já teve a oportunidade de viajar para fora do Brasil, sabe que não há no mundo o arroz e feijão como o que comemos aqui.  

Pensando nisso, o Museu organizou, em 2016, uma mostra com a participação ativa de migrantes e seus descendentes. Por meio das redes sociais, foi solicitado o compartilhamento de receitas, utensílios de cozinha, entre outras coisas, para entender como a comida reflete na formação da história e dos afetos.  

A exposição, que agora pode ser visitada on-line, contou com os registros e os objetos de 10 famílias. Para acessá-la, clique aqui 

Brasileiros da Hospedaria 

No dicionário, a palavra imigrante diz respeito às pessoas que saem de seus países de origem para viver em países estrangeiros. Na última exposição selecionada, esse assunto pode ser discutido a partir da curiosa quantidade de brasileiros(as) acolhidos(as) pela Hospedaria de Imigrantes do Brás.  

A mostra, que conta com registros de matrículas e muitas fotografias, revela que a maioria das pessoas abrigadas no prédio havia nascido no Brasil. Acolhendo pessoas nas mais diversas situações, desde trabalhadores a presos políticos, a Hospedaria de Imigrantes teve sua história construída por uma multidão muito mais diversa do que se imagina.   

O intuito da exposição é contar um pouco mais sobre esses(as) brasileiros(as) que, embora se apresentem em maior quantidade nos registros, são pouco lembrados(as). Para acessá-la, clique aqui 

Museu da Imigração  

Museu da Imigração do Estado de São Paulo é uma instituição pública que continua o trabalho do Memorial do Imigrante, com o objetivo de conservar e compartilhar a memória daqueles(as) que vieram de outros países, estabeleceram-se no Brasil e formaram a identidade paulista.  

Ocupando o espaço onde antes era a Hospedaria de Imigrantes do Brás, edifício criado para acolher estrangeiros(as) recém-chegados(as) ao país, o Museu mobiliza eventos e exposições para aproximar as comunidades que participaram do processo migratório.  

Além das mostras virtuais e gratuitas, mencionadas neste texto, que podem ser acessadas aqui, a instituição conta com um Acervo Digital com mais de 250 mil imagens. Nele, é possível visualizar diversas fotografias e documentos acerca da história da imigração no estado de São Paulo. 

Com a retomada das atividades presenciais, decorrente da extensiva vacinação contra a Covid-19 no estado, o Museu irá realizar a 26ª Festa do Imigrante, que em 2020 ocorreu no formato on-line. O evento é pago, com valores entre R$5 e R$10, e conta com oficinas, apresentações e tendas com comida típica de vários países.  

Cumprindo os protocolos sanitários, a entrada só será permitida com a apresentação do comprovante de vacina. O evento acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de dezembro de 2021. A compra dos ingressos já pode ser feita pelo site. Para mais informações, basta clicar neste link 

O que você sabe sobre a origem da sua família? Compartilhe este texto com sua rede de amizades para que mais gente possa conhecer um pouco da própria história!   

No Canal do Ensino, leia também:  

Boa visita e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo