Você está aqui:Home » Dicas » Arte e Cultura » Museu Catavento oferece diversos recursos on-line gratuitos

Museu Catavento oferece diversos recursos on-line gratuitos

Olá, leitor(a)!  

Nas últimas décadas, os livros e os(as) professores(as) têm disputado cada vez mais a atenção de alunos(as) com as redes sociais. Usar a tecnologia como aliada da educação é a principal estratégia para que o processo de ensino e aprendizagem seja estimulante para todas as pessoas envolvidas nele. 

Isso porque os recursos tecnológicos possibilitam aprender sobre a origem do Universo, por exemplo, de modo prático e imersivo, visitando o espaço virtualmente. Pensando nisso, e visando a expandir sua atuação para diferentes tipos de público, o Museu Catavento disponibiliza diversos recursos on-line gratuitos.

Recursos on-line gratuitos do Catavento 

As produções buscam reunir o rigor dos estudos científicos com a leveza da experimentação e do brincar. Nesse sentido, o Museu viabiliza vários suportes de interação e fruição, como vídeos, redes sociais, exposições virtuais, entre outros. Vamos conferir alguns deles:  

Museu Catavento oferece diversos recursos on-line gratuitos

Fonte: Reprodução

Canal do YouTube 

O canal oficial do Catavento, disponível no YouTube, já conta com mais de 6 mil inscritos e diversos vídeos que abordam a cultura, a ciência e a tecnologia de um modo didático e divertido. Os episódios contam com a apresentação de profissionais do Museu e convidados(as) especialistas nos temas tratados. Destacamos 3 deles para você conhecer: 

Areia da Praia

Parte do quadro “CataventoResponde”, esse episódio aborda todo o processo de formação da areia da praia. Além disso, traz curiosidades sobres os animais que vivem nela e as distintas características que ela pode apresentar dependendo do lugar. Para ver o vídeo completo, basta clicar aqui.  

Constelações e Galáxias

Assim como o vídeo anterior, esse episódio também integra o quadro “CataventoResponde”. Com animações, memes e outros recursos, a origem das constelações é apresentada de modo descontraído por dois profissionais do Museu. Se você quer saber o que os signos do zodíaco têm a ver com isso, basta clicar aqui.  

Montando um Dinossauro de LEGO®

Esse vídeo é perfeito para quem tem crianças em casa. Ele faz parte do projeto “LabLEGO” e das campanhas “CataventoemCasa” e “CulturaemCasa”, promovidas pelo Museu no período de isolamento social causado pela pandemia de Covid-19. Como o próprio nome sugere, a ideia é ensinar como montar um dinossauro com LEGO®. Para assistir à oficina completa, basta clicar aqui. 

Mostras disponíveis no Google Arts & Culture 

Em parceria com a plataforma Google Arts & Culture, o Museu Catavento disponibiliza 5 exposições gratuitas. Nelas, descobrimos os detalhes da história do Museu, processos científicos, objetos da coleção, patrimônios, entre outras coisas. Destacamos 3 delas para você conhecer: 

Do Macaco ao Homem

Nessa mostra, acompanhamos quase 7 milhões de anos de um processo biológico que deu origem à humanidade. Nela, por exemplo, descobrimos que os chimpanzés compartilham 99% do seu DNA com o ser humano. Para saber essas e outras curiosidades, acesse aqui.  

Mulheres na Ciência

Para mostrar que a ciência também foi ocupada por incríveis mulheres ao longo do tempo, essa exposição apresenta relevantes cientistas do gênero feminino. Nela, conhecemos trabalhos que marcaram o desenvolvimento científico, tecnológico e humano, como a ida à Lua e a descoberta da energia nuclear. Para mais detalhes, acesse aqui.  

Paisagens do Universo

Inspirada na exposição Paisagens Cósmicas — Da Terra ao Big Bang, exibida no Museu em 2009, esta mostra conta a evolução dos estudos sobre planetas, galáxias, estrelas, explosões cósmicas, entre outras coisas. Nela, descobrimos qual a relevância do Sol para a manutenção de oceanos, por exemplo. Para entender melhor, basta clicar aqui.  

Podcast Frequências da Ciência 

Entendendo a importância que o formato do podcast vem apresentando nos últimos tempos, o Museu criou o Frequências da Ciência para interagir ainda mais com o seu público. Além disso, é um meio de levar informação do universo científico para as pessoas, divulgar as atividades do Museu e apresentar os bastidores de tudo o que é feito.  Destacamos 3 episódios para você conhecer: 

Cinema e Ciência

Nesse episódio, o Museu convidou Guilherme Pacheco, coordenador de projetos do Museu da Imagem e do Som (MIS), para um bate-papo sobre as relações entre o cinema e o universo científico. Para escutar o episódio completo, basta clicar aqui.  

Frequência 12-04

Esse episódio exemplifica muito bem a missão do Catavento em relação à promoção da interação entre jovens e o Museu. Nele, a gravação funciona como uma espécie de laboratório, em que os visitantes são convidados(as) para participar. Ficou curioso(as)? Então clique aqui.

Vacinas

Com a pandemia de Covid-19, os debates sobre vacinação têm sido cada vez mais comuns. Por isso, o Frequências da Ciência convidou Tarcísio Araújo, biólogo e monitor sênior do Museu, para falar sobre a origem e o funcionamento da vacina. Escute o episódio completo aqui.  

Museu Catavento 

Criado em 2009, o Museu Catavento tem como principal propósito estreitar e estimular a relação entre cultura, ciência, tecnologia e o público. Nesse sentido, promove diversos conteúdos e atividades lúdicas sobre essas áreas do conhecimento. Além disso, prioriza o uso de uma linguagem simples em seus materiais, para que o universo científico seja acessível para crianças, jovens e adultos(as) 

O espaço pertence à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e abriga 250 instalações, distribuídas em quatro seções: Engenho, Sociedade, Universo e Vida. O acervo, com aproximadamente 70% dos objetos cedidos pela Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, conta com fósseis, aviões, seres vivos, como peixes e borboletas, e muito mais. Para conhecer todas as atividades da instituição, acesse aqui.  

Muito conteúdo bacana e instrutivo, não é mesmo? Então compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e desbrave o mundo da ciência e da tecnologia com eles(as)! 

No Canal do Ensino, leia também: 

Bom entretenimento e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo