Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Multinacional oferece curso on-line gratuito de TI para pessoas com deficiência

Multinacional oferece curso on-line gratuito de TI para pessoas com deficiência

Olá, leitor(a)!

Com o objetivo de incluir cada vez mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho, a multinacional brasileira CI&T, em parceria com o Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (IGTI), lançou um curso on-line gratuito em Desenvolvimento de Software exclusivamente para pessoas com deficiência (PCD). O curso possui 500 vagas e as inscrições vão até o dia 24 de janeiro de 2022.

A formação se inicia em 27 de janeiro de 2022 e tem duração de 2 meses, com 148 horas de conteúdo e aulas semanais, por videoconferência, para esclarecimento de dúvidas e aprofundamento dos temas. O curso emite certificado e os(as) alunos(as) que mais se destacarem terão a oportunidade de tentar uma vaga de emprego na CI&T.

Pessoas com deficiência no mercado de trabalho

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), presente na Pesquisa Nacional de saúde (PNS), de 2019, cerca de 8,4% da população brasileira – 17,3 milhões de habitantes – possui algum tipo de deficiência. Contudo, apenas 1,2 milhões dessas pessoas integram a força de trabalho do país.

Mesmo com a Lei Nº 8.213que exige que as empresas reservem um número mínimo de vagas para pessoas com deficiência, ainda percebemos a falta de inclusão no mercado de trabalho. Esse cenário fica mais preocupante quando olhamos para o setor de Tecnologia da Informação (TI).

Segundo relatório da Relevosomente 4,26% das vagas no setor de TI são preenchidas por pessoas com deficiência. Isso revela o grande obstáculo que as empresas tem pela frente e a importância de buscar, cada vez mais, maneiras de incluir essas pessoas no mercado.

Curso on-line gratuito de TI para pessoas com deficiência

Fonte: Reprodução

Curso em Desenvolvimento de Software

Pensando nesse cenário, o curso da CI&T vai capacitar o(a) aluno(a) em programação digital por meio de aulas práticas e interativas. O material vai abordar duas das principais tecnologias utilizadas no mercado: Java SpringBoot, para o Back-End, e Angular, para o Front-End.

O conteúdo é acessível, prático e não há necessidade de possuir conhecimento prévio na área. O curso está dividido em 5 módulos:

  • Fundamentos de Front-End;
  • Angular;
  • Fundamentos de Java;
  • Java para Web;
  • Desafio final.

Ao final dos 4 primeiros módulos, o(a) aluno(a) deverá cumprir um desafio utilizando os conceitos e técnicas ensinadas em cada um deles – o módulo “desafio final” vai funcionar como uma “prova final” do curso. Além dos materiais didáticos, as videoaulas ao vivo possuem legenda e intérprete para aumentar a acessibilidade e inclusão.

Inscrição e certificado

A fim de conseguir uma vaga no curso, é necessário participar do processo seletivo, ter 18 anos ou mais e ter completado o ensino médio. Para acessar o formulário do processo, clique aqui e preencha os campos com os dados solicitados.

Após essa etapa, o(a) candidato(a) deverá enviar documentação para comprovar a deficiência e realizar uma provaOs(as) 500 mais bem colocados(as) vão preencher as vagas e dar início ao curso.

O(a) aluno(a) receberá o certificado depois de concluir todos os módulos e conseguir pontuação suficiente para aprovação no desafio final. Ademais, os(as) alunos(as) que se destacarem vão concorrer a uma vaga de emprego, remota, na CI&T.

CI&T e IGTI

Atuando no mercado há mais de 20 anos, a CI&T é focada na transformação digital de negócios por meio de soluções digitais completas e escaláveis. Ela conta com mais de 5 mil funcionários de diversos setores, como design, engenharia e ciência de dados. Clique aqui para saber mais sobre a empresa.

Já o Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação foi fundado em 2006, com o objetivo de capacitar profissionais em TI e tecnologias emergentes. Atualmente, é credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e possui um dos melhores modelos de educação à distância do Brasil. Clique aqui para saber mais sobre o IGTI.

Vamos ajudar a incluir cada vez mais pessoas com deficiência no mercado de trabalho? Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) nas redes sociais!

No Canal do Ensino, leia também:

Até o próximo texto!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo