Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Mudei de escola: 10 dicas para mandar bem na escola nova 

Mudei de escola: 10 dicas para mandar bem na escola nova 

Olá, leitor!

Novas experiências sempre nos assustam e nos deixam inseguros, é totalmente normal termos medo do novo, o que não podemos é deixar que esse medo nos domine e atrapalhe nossas vidas.

Você deve estar pensando, mudei de escola, e estou sentindo uma grande insegurança, pois não sei o que me espera. Pode ter certeza, que esse pensamento e sentimento são comuns a praticamente todas as pessoas. Por exemplo, quando seus pais conseguem um novo emprego, você acha que eles chegam na empresa no primeiro dia super seguros de si?

Claro que não! Eles tem a felicidade de estar começando uma nova etapa em suas vidas, mas aquele friozinho na barriga que você está sentindo por mudar de escola, eles também sentem, porque é algo novo na vida deles.

Por isso, o primeiro passo que você tem que dar, é encarar o novo de peito aberto, tentar controlar o medo é a melhor coisa a se fazer, então comece mudando o seu pensamento.

Pense da seguinte forma, mudei de escola, estou feliz porque vou conhecer novas pessoas e fazer novas amizades. Olha só como a mudança de pensamento nos deixa mais seguros para seguir em frente.

Quer saber mais? Então continue lendo esse post, pois, nós do Canal do Ensino preparamos dicas sensacionais para você mandar bem na  escola nova.

10 dicas para te ajudar no processo de transição

mudei-de-escola-10-dicas-para-mandar-bem-na-escola-nova

1 – Mudei de escola, e agora?

Agora que seus pais já te matricularam em uma nova escola, o que você acha de procurar a instituição nas redes sociais para conhecer a escola e os outros alunos?

Essa é uma forma de interagir com seus novos colegas, e assim, reduzir as chances de ficar nervoso ou ter uma crise de ansiedade no primeiro dia de aula. A tecnologia está aí para ser usada em nosso benefício, vamos aproveitar!

2 – Mudei de escola e estou nervoso

O nervosismo é comum no primeiro dia de aula em uma escola nova, afinal, você está em um terreno totalmente desconhecido, não é mesmo? Mas não se preocupe, respire fundo e busque controlar esse sentimento, pense que ele não vai te levar a lugar algum, que só vai te deixar mais estressado e ansioso.

Se não conseguir controlar, faça exercícios de respiração, se isole em algum lugar, como por exemplo, o banheiro, feche os olhos e respire profundamente 10 vezes. Isso parece bobo, mas é um ótimo exercício para controle do nervosismo e da ansiedade. Tente uma vez, e veja que dá certo.

3 – Mudei de escola, como devo ser?

Seja você mesmo, uma pessoa autêntica, sem máscaras. Não adianta você criar uma imagem de uma pessoa que não é, só para impressionar, isso não funciona, pois, um dia, você pode se cansar de ter um estilo que não gosta, e aí, o que vai fazer?

Se você é uma pessoa tímida e prefere ser discreto, não tem problema, desde que seja você mesmo.

4 – Mudei de escola e o professor quer que me apresente pra turma

Em algumas escolas, o professor pede para o aluno novo se apresentar para a turma, ele pergunta o nome, de onde veio e outras coisas sobre você. Talvez essa seja a pior parte de mudar de escola.

Mas não entre em pânico. Você só precisa dizer seu nome e a escola em que estudou anteriormente, qual o problema em fazer isso? Está com medo? Feche os olhos e respire fundo, não há nada de mais em fazer isso!

5 – Mudei de escola, como fazer novas amizades?

Essa é uma questão complicada, principalmente para aquelas pessoas mais tímidas, mas note que eu disse complicada e não impossível. Por mais difícil que pareça, você tem que se permitir conversar com outras pessoas, de nada adianta alguém tentar se aproximar de você, e suas respostas serem quase inaudíveis.

Se alguém chegar para conversar com você, seja receptivo, abra um sorriso e converse, não deixe que sua timidez te impeça de conviver com pessoas diferentes daquelas que já fazem parte do seu círculo de amizades.

Agora, se você é uma pessoa mais extrovertida e comunicativa, talvez esse processo não seja tão difícil, assim, tente se aproximar daquele grupo de colegas que você simpatizou ou que aparentemente, compartilham do mesmo estilo que você, puxe conversa com essas pessoas, divirta-se.

6 – Mudei de escola e está na hora do intervalo

Essa é outra parte do primeiro dia de aula que dá aquele friozinho na barriga, afinal, no primeiro período de aula dificilmente conseguimos fazer alguma amizade, e no recreio acabamos por passar sozinhos.

Mas isso não é motivo para se preocupar, isso é totalmente normal, para que o tempo passe mais rápido, vá até a fila da cantina, compre algo para beber – quem sabe ali mesmo você não começa uma conversa com alguém.

Se não conheceu ninguém, tudo bem, sente-se em algum lugar e faça seu lanche normalmente, com o passar dos dias você conhecerá os seus colegas na nova escola, e logo estará conversando, jogando e aproveitando o intervalo entre as aulas.

Você pode ficar lendo algum livro, revista ou jogando no celular – se for permitido levar celular para a escola nova, pois, há escolas que não permitem, assim você se distrai e vai se sentir menos desconfortável com essa situação.

Caso você não seja o único aluno novo da sua sala, você pode convidar esse novo colega, que também deve estar perdido, e vocês podem passar o intervalo juntos, essa é uma grande oportunidade para que ambos percam o medo e o nervosismo que o primeiro dia de aula na escola nova provoca.

7 – Mudei de escola e está na hora da aula de educação física

Ótimo! Essa é uma das melhores oportunidades que você pode ter para começar a se enturmar com os seus colegas de sala e eles te conhecerem melhor, por isso, não fique escondido, tenha iniciativa e participe da atividades.

Se você não gosta de esportes, mas na sua escola nova tem um grupo de teatro, inscreva-se nele, e participe das atividades e peças que são apresentadas em datas específicas. Além de conhecer novas pessoas, você estará exercitando uma forma de comunicação que irá e ajudar no dia a dia.

8 – Mudei de escola, onde devo me sentar?

Ao entrar na sala de aula, em seu primeiro dia, em sua nova escola, não se esconda sentando nos cantos ou no fundo da sala, fazendo isso os demais alunos da sala demoram mais para perceber sua presença na sala e você ainda pode ficar com fama de antissocial.

Isso também não significa que você precisa sentar na frente da sala, ainda mais se isto te deixa desconfortável. Você pode se sentar o meio da sala, assim, praticamente todos conseguem te ver, e as chances de fazer novas amizades mais rápido são maiores.

Com o tempo, você vai conhecendo os seus colegas e em alguns dias vai acabar mudando de lugar para ficar mais perto de seus novos amigos, isso sempre acontece. Essa sugestão é apenas um passo para acelerar a sua adaptação na escola e você mandar bem nos primeiros dias de aula.

9 – Mudei de escola e tem um grupinho meio esquisito

Não julgue! Ainda mais pela aparência das pessoas, além do que, você acabou de chegar na escola, não conhece ninguém, e não temos o direito de julgar as pessoas sendo conhecidas ou não.

Ah! Mas você se enturmou rápido e estão falando de alguém, apenas observe. Você é novato(a) acabou de chegar, não entende o contexto da história daquela conversa, e se você soltar alguma coisa que possa ofender a todos, inclusive seus novos amigos? Pense bem nisso.

10 – Mudei de escola

O tempo é sempre o nosso melhor aliado, por isso tenha paciência, principalmente se você for uma pessoa mais tímida. Mudar de escola não é o fim do mundo, é uma oportunidade para conhecer novas pessoas, novas ambientes, para saber que o mundo não gira a sua volta e que tem muitas outras coisas para serem aproveitadas lá fora.

Pense da seguinte forma, logo você vai para a faculdade, vai arrumar um emprego. Você não vai ficar na sua antiga escola para sempre, e nesses novos lugares que você vai frequentar você também vai sentir um friozinho na barriga, é natural, é do ser humano.

Mas isso é bom, pense que é o seu corpo saindo da zona de conforto e dando as boas vindas para o novo, o desconhecido, para uma nova aventura na sua vida.

Só não imponha barreiras que não existem porque você não queria mudar de escola. Sei que adolescente, tem o hábito de contrariar os pais, mas se você ficar relutante no processo de adaptação na sua nova escola, você estará prejudicando a você e não a eles.

Aproveite cada segundo em sua nova escola e faça novos amigos!

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo