Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Motivos para o livro “A Volta ao mundo em 80 dias” estar no roteiro escolar

Motivos para o livro “A Volta ao mundo em 80 dias” estar no roteiro escolar

Olá, leitores,

A Volta ao Mundo em 80 Dias é a tradução do seguinte título francês, “Le tour du monde en quatre-vingts jours”, esse é um dos livros mais famosos da história escrito por Júlio Verne e lançado no ano de 1873.

O livro “A Volta ao mundo em 80 dias” se tornou um marco da literatura, sendo considerado um entre os livros mais lidos, além de se tornar uma importante literatura presente no roteiro escolar.

Hoje vamos falar sobre os motivos para o livro “A Volta ao mundo em 80 dias” estar no roteiro escolar, e você poderá compreender melhor o significado deste trabalho no ambiente de ensino.

O que é o livro “A Volta ao mundo em 80 dias”?

A Volta ao mundo em 80 dias é um livro de romance e aventura escrito pelo francês Júlio Verne e publicado no ano de 1873. O trabalho conta a história Phileas Fogg e seu valete Passepartout que aceitaram um desafio de dar a volta ao mundo em apenas 80 dias a fim de receber uma recompensa pela aposta de 20 mil libras.

Durante a viagem Phileas Fogg e seu valete Passepartout enfrentaram todo tipo de contratempo, além de percorrer vários países com diferentes meios de transporte buscando alcançar o objetivo final.

“A Volta ao mundo em 80 dias” no roteiro escolar

O livro “A Volta ao mundo em 80 dias” se tornou um marco na literatura por conter não apenas uma boa história, mas também por ter sido escrito com um rico conteúdo que leva o leitor muito além de uma simples leitura.

Por meio do livro “A Volta ao mundo em 80 dias” um professor consegue inserir conhecimentos variados no desenvolvimento do aluno, como por exemplo, a diversidade dos meios de transporte que os aventureiros utilizam para cumprir seu trajeto.

Além do conhecimento sobre os meios de transporte ainda é possível trabalhar a Geografia do aluno por meio do trabalho literário, afinal, para cumprir sua aposta foi preciso percorrer diferentes países conhecendo assim regiões com diferentes aspectos geográficos.

Para deixar nossa lista mais completa, citamos o importante Tratado de Nanking que também é abordado no livro, o que leva o leitor a conhecer ainda mais dessa parte da história que foi de tamanha importância para se estabelecer a abertura e a liberalização comercial de portos chineses para a realização do livre comércio com os ingleses de suas mercadorias. Este tratado que foi formalizado em 1842 é também explorado no livro.

Como abordar a temática do livro por meio de avaliações?

Em sala de aula um professor pode utilizar da obra literária para realizar uma avaliação completa com seus alunos, pois além de abordar as questões de literatura ainda é possível aplicar o estudo da história e da geografia.

Debates, resenhas e avaliações escritas baseadas no livro “A Volta ao mundo em 80 dias” são hoje os métodos mais utilizados para avaliar seus alunos por meio de uma temática ampla e rica como essa literatura.

E você, já leu o livro “A Volta ao mundo em 80 dias”? Se sim, qual sua opinião sobre a obra literária? Além da história apresentada no livro você conseguiu absorver conhecimentos como os citados no texto acima?

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo