Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » Mostra de cinema on-line gratuita celebra o bicentenário da Independência do Brasil

Mostra de cinema on-line gratuita celebra o bicentenário da Independência do Brasil

Olá, leitor(a)!

O cinema é uma das mais relevantes e influentes manifestações culturais de um país. A indústria cinematográfica reflete diversas situações, problemas sociais e conta histórias características de qualquer território e sua sociedade, estimulando a formação de uma cultura nacional.

Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, em parceria com o Cine Petra Belas Artes, produziu uma mostra de cinema nacional para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil. As produções ficam em cartaz até o dia 30 de junho de 2022, tanto no formato on-line quanto no presencial.

200 anos da Independência em 200 filmes 

A mostra 200 anos da Independência em 200 filmes tem o objetivo de fazer uma retrospectiva pela história do cinema brasileiro, a fim de aumentar o alcance das produções nacionais e fortalecer a cultura do país. O festival conta com longas e curtas-metragens e possui programação on-line e presencial para satisfazer todos os públicos.

A programação on-line é gratuita e os filmes estão disponíveis na plataforma de streaming Cultura em Casa. Até o dia 29 de junho de 2022, a plataforma vai transmitir, ao vivo e diariamente, pelo menos uma produção do cinema nacional, no horário das 19h ou 21h.

Já a programação presencial vai até o dia 30 de junho de 2022, no Cine Petra Belas Artes, localizado na cidade de São Paulo. Os ingressos têm custo simbólico de R$4 (inteira) e R$2 (meia-entrada). O local terá pelo menos 4 seções diárias.

10 filmes presentes na mostra 

Entre os filmes disponíveis na mostra on-line, nós destacamos 10 deles para você anotar na agenda e não perder o horário de exibição. Vamos apresentá-los a seguir:

Mostra on-line gratuita reúne filmes do cinema brasileiro

Fonte: Reprodução

1. À Meia-Noite levarei sua Alma (1964)

Esse filme tem como protagonista um dos personagens mais tradicionais do cinema de terror do Brasil: Zé do Caixão. O enredo une o humor sádico e a vingança com o universo macabro para a produção de um clássico desse personagem do cinema brasileiro.

A história gira em torno do desejo de Zé do Caixão em ter um descendente. Entretanto, sua esposa não consegue engravidar e ele recorre a um plano B com o melhor amigo. O longa tem duração de 81 minutos e será exibido dia 17 de junho, às 21 horas.

2. Mar de Rosas (1977)

A produção conta sobre uma jornada de fuga que acaba se tornando um jogo de manipulações e violência. Mãe e filha viajam de volta para São Paulo devido ao assassinato do pai, supostamente cometido pela mãe, e a filha vira cúmplice do possível crime de forma involuntária.

O objetivo do filme é mostrar que o inconsciente humano pode gerar pensamentos e ações assustadoras. O longa tem duração de 90 minutos e será exibido dia 20 de junho, às 21 horas.

3. O Homem que virou Suco (1980)

O filme aborda a temática da resistência diante da opressão social. O enredo narra a história de Deraldo, um poeta nordestino que sobrevive de suas poesias e sofre uma reviravolta na vida ao ser confundido com um funcionário acusado de matar o patrão.

Para provar sua inocência, ele busca a ajuda do próprio assassino. O longa tem duração de 97 minutos e será exibido dia 21 de junho, às 19 horas.

4. O País dos Tenentes (1987)

O filme utiliza o tenentismo, movimento político-militar durante o período da Primeira República (1889 – 1930), como pano de fundo do enredo. A produção conta a história de um general da reserva que entra em crise ao receber uma homenagem de uma multinacional.

Ele começa a se lembrar da época do movimento enquanto sofre as consequências da violência e da crise social do presente. O longa tem duração de 85 minutos e será exibido dia 22 de junho, às 21 horas.

5. Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)

O filme mostra as aventuras de Carlota Joaquina de Bourbon, infanta espanhola que se tornaria princesa do Brasil. Ela se casou com o herdeiro da Coroa de Portugal e embarcou rumo ao território brasileiro após a invasão napoleônica.

O elenco conta com grandes nomes no cinema brasileiro, como Marieta Severo, Marco Nanini e Marcos Palmeiras. O longa tem duração de 101 minutos e será exibido dia 23 de junho, às 21 horas.

6. Um Céu de Estrelas (1996)

Essa produção faz um retrato da opressão sofrida por mulheres para denunciar relacionamentos abusivos. O filme conta a história da cabeleireira Dalva, que ganha uma viagem para os Estados Unidos após vencer um concurso.

Porém, seu companheiro Vitor a prende em casa para que ela não viaje. O longa tem duração de 80 minutos e será exibido dia 24 de junho às 19 horas.

7. O Invasor (2001)

A trama é baseada na relação entre Estevão, Gilberto e Ivan, sócios de uma empresa de construção civil. Após um desentendimento, dois dos sócios contratam um assassino profissional para resolver a situação, mas este acaba colocando seus interesses pessoais acima do contrato.

O filme possui no elenco nomes como Marco Ricca, Alexandre Borges e Malu Mader. O longa tem duração de 87 minutos e será exibido dia 25 de junho, às 19 horas.

8. Vida de Menina (2004)

O filme conta a história de Helena, uma adolescente debochada que retrata tudo que acontece em seu ciclo social. Além de desmascarar virtudes alheias, ela luta por liberdade e individualidade.

O diário da jovem não só se tornou um tesouro da literatura como também se transformou em uma produção cinematográfica. O longa tem duração de 90 minutos e será exibido dia 26 de junho, às 19 horas.

9. Raul — O Início, o Fim e o Meio (2012)

Esse filme retrata a história de Raul Seixas, um dos principais cantores do rock brasileiro e reconhecido em diversos países. A biografia mostra as diferentes facetas do cantor por meio do relato de amigos, produtores e familiares.

A obra conta com depoimentos de Caetano Veloso, Paulo Coelho, Zé Ramalho, entre outros artistas. O longa tem duração de 128 minutos e será exibido dia 27 de junho, às 19 horas.

10. Adoniran — Meu nome é João Rubinato (2018)

O último filme da lista é um documentário sobre Adoniran Barbosa, um dos grandes compositores da música brasileira. Entre suas diversas produções, destacam-se o “Samba do Arnesto”, “Iracema” e, talvez sua música mais famosa, “Saudosa Maloca”.

O documentário também traz relato de familiares, amigos, imagens raras e material autoral do artista. O longa tem duração de 92 minutos e será exibido dia 29 de junho, às 19 horas.

Acesso à programação on-line

Para ver a programação completa da mostra, é necessário fazer um cadastro na plataforma. Basta acessar aqui, clicar no botão “Login ou cadastre-se”, no canto superior direito, e escolher uma das opções:

  • Continuar com Facebook: utilizar sua conta do Facebook para fazer o cadastro;
  • Continuar com Google: utilizar uma conta Google para fazer o cadastro;
  • Cadastre-se agora: preencher os campos com os dados solicitados para fazer o cadastro na própria plataforma.

O site possui um recurso que avisa o(a) usuário(a) quando o filme vai começar. Após o cadastro, basta clicar no sino ao lado do filme que deseja assistir para ativar a funcionalidade. Vale ressaltar que as produções não ficam disponíveis na plataforma após a data e horário de exibição.

São muitos filmes interessantes produzidos pelo cinema nacional, né? Então compartilhe este post com os(as) amigos(as) e assista aos longas com eles(as)!

No Canal do Ensino, leia também:

Bom filme!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo