Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Modo simples de aprender e ensinar a tabela periódica

Modo simples de aprender e ensinar a tabela periódica

Olá leitores!

É sempre uma dificuldade para os alunos aprenderem e os professores ensinarem a tabela periódica de química de um modo eficaz. Por isso, trazemos uma dica aqui que vai facilitar a vida de estudantes e docentes.

Lítio, sódio, potássio, rubídio, césio, francium, berílio, magnésio… antes, quando se estudava tudo isso era preciso aprender a tabela dos elementos de cor mesmo: em ordem e sem saber muito bem o que estamos dizendo.

Mas, hoje em dia há tantos recursos, dentro e fora da Internet, que agora é muito mais simples e divertido entender a tabela periódica. E um desses novos recursos é o projeto do Ted-Ed sobre o assunto.

O que é o projeto

Trata-se de uma tabela em que cada elemento contém um vídeo, de uns 5 ou 6 minutos, onde são explicadas suas características. Também é possível acessar uma lição completa sobre o elemento selecionado, com mais conteúdo e experiências para que seja possível aproveitar ao máximo o conteúdo. O site é todo em inglês.

O que é o Ted-Ed

O Ted-Ed é um site específico para professores dentro da plataforma TED. A novidade está na possibilidade de um professor fazer intervenções no vídeo, incluindo questões de múltipla escolha ou dissertativas, adicionar links para conteúdos extras e atividades relacionadas.

A parte mais inovadora do projeto é a possibilidade de utilização da ferramenta de customização das aulas para qualquer vídeo disponível no YouTube. Isso significa que qualquer pessoa pode criar uma vídeo-aula, editá-la, acrescentar informações e encaminhá-la aos alunos ou publicá-la abertamente. A organização do TED-Ed poderia ter restringido a plataforma para os vídeos que levam a sua marca, mas, ao contrário, propôs expandir o acesso da ferramenta para o mundo.

O Ted-Ed é mais uma forma diferente de ensinar e estudar química, afinal nunca é demais poder utilizar a tecnologia a favor da educação. Aproveite!

Até!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo