Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Medicina e Saúde » Ministério da Saúde abre inscrição para 12 mil vagas em cursos gratuitos

Ministério da Saúde abre inscrição para 12 mil vagas em cursos gratuitos

[Artigo do dia 05/09/2017]

Você trabalha ou pretende trabalhar na área de saúde? Então esta é uma grande oportunidade para você aumentar ainda mais seus conhecimentos e agregar valor ao seu currículo no mercado de trabalho.

O Ministério da Saúde, em parceria com as Universidades (UNA-SUS) Universidade Aberta do SUS e (UFMG) Universidade Federal de Minas Gerais, está oferecendo ao todo 12 mil vagas para cursos GRATUITOS na área de saúde.

Os cursos estão abertos tanto para profissionais da área de saúde quando para a população em geral que tem interesse em trabalhar na área. Ao final dos cursos, o participante receberá um certificado válido em todo o Brasil. Veja mais!

O Projeto UNA-SUS

O projeto UNA-SUS (Universidade Aberta do SUS) foi criado em 2010 pelo Ministério da Saúde para atender à demanda de capacitação dos profissionais que atuam diretamente na rede SUS.

A rede UNA-SUS é constituída por Instituições de Ensino Superior públicas conveniadas e credenciadas ao Ministério da Saúde. Atualmente a rede UNA-SUS conta com mais de 30 Instituições credenciadas, para saber quais são elas, basta clicar neste link. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019)

O maior objetivo do programa UNA-SUS é oferecer uma educação complementar e capacitação permanente para profissionais do SUS. Os cursos que são oferecidos visam abordar os maiores desafios que os profissionais encontram na área do SUS. Desta maneira, os cursos são mais voltados para a área prática e dinâmica, sempre trazendo casos reais e comuns como exemplo.

Os cursos são inteiramente grátis e são na modalidade a distância para facilitar o acesso aos cursos por profissionais de todo o Brasil.

Parceria Nescon e UNA-SUS

Para ofertar esta grande demanda de vagas gratuitas, foi necessário estabelecer também uma parceria com a Nescon (Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG) – Nescon/UFMG.

É um programa de qualificação destinado à área de educação básica em larga escala. Hoje conta com mais de 13 tipos de cursos gratuitos, dentre eles a parceria com a UNA-SUS, destinados aos profissionais que atual na área do SUS, estudantes de saúde, gestores do SUS, etc.

Os cursos oferecidos pelo Programa UNA-SUS

ministerio-saude

O tema geral dos cursos é “O uso terapêutico das tecnologias assistivas”. O tema consiste em abordar a grande importância da tecnologia para auxiliar na reabilitação e habilitação de pessoas portadoras de deficiências físicas.

O tema geral se divide em quatro modalidades de cursos ofertados que abordam diferentes tipos de conhecimentos, são eles:

  • Direitos das pessoas com deficiência e habilidade física e motora: O tema aborda os direitos de pessoas com deficiências, políticas públicas e inclusão social; A atenção à saúde das pessoas com deficiência; Habilidade física e motora. Ao todo são 3 mil vagas.
  • Direitos das pessoas com deficiência e visão: O curso aborda aspectos epidemiológicos da perda visual; Avaliação oftalmológica; Exame refracional; Estratégias de reabilitação visual; Questões do trabalho protético e acompanhamento. Ao todo são 3 mil vagas.
  • Direitos das pessoas com deficiência e audição: O curso aborda questões como prescrição e diagnóstico da audição e perdas auditivas; Aparelho de amplificação sonora individual e tecnologias auxiliares; habilitação e reabilitação funcional da audição. Ao todo são 3 mil vagas.
  • Direitos das pessoas com deficiência e ampliação da comunicação: O curso aborda a comunicação aumentativa e alternativa; Recursos e adaptações; Recursos para acessibilidade ao computador; Recursos especiais para pessoas de baixa visão e cegueira (leitor de tela); etc. Ao todo são ofertadas 3 mil vagas.

Inscrição e matrícula

As inscrições estarão abertas até o dia 07 de novembro, havendo um prazo máximo de conclusão do curso até o dia 14 de novembro. Após a finalização da inscrição, o aluno recebe acesso rápido a uma plataforma completa contendo muito conteúdo em vídeos, textos e outras mídias.

Após a avaliação final, que exige o acerto de até 60% das questões, o participante receberá um certificado através do seu e-mail principal em até 3 dias após a conclusão do curso.

Para realizar a inscrição, ver atualizações e saber mais sobre cada módulo, basta acessar o site da Nescon. E se quiser saber mais sobre o projeto, acesse o site oficial da UNA-SUS (Este site deixou de exibir o conteúdo. Atualizado em 05/12/2019). Garanta agora mesmo sua vaga e não perca esta grande oportunidade.

Boa sorte!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo