Você está aqui:Home » Livros Grátis » Diversos » Milhares de imagens gratuitas para colorir e desestressar

Milhares de imagens gratuitas para colorir e desestressar

Olá, leitor!

Essa prática não é destinada apenas para crianças: além de distrair, ela pode trazer uma série de benefícios para nosso cérebro e ser, ainda, uma ótima alternativa de combate ao stress.

Em meio aos compromissos do dia a dia, muitas vezes esquecemos de tirar um tempo para simplesmente não pensar em nada. Nossa mente parece funcionar 24 horas por dia e isso não é bom para nosso estado físico e emocional.

Para conseguir se distanciar, no entanto, dos problemas reais é preciso praticar exercícios que exijam colaboração e atenção, como a pintura.

Mas e aqueles que não sabem desenhar, o que vão pintar? Foi pensando nisso que, em 2013, a ilustradora escocesa Johanna Basford lançou a série “Jardim Secreto”, uma coleção de livros para colorir destinado aos adultos – os chamados livros anti-stress.

A cada página os leitores encontram desenhos elaborados, com vários detalhes, planejados justamente para prender a atenção e estimular a total dedicação e concentração de quem está pintando. Esse exercício, se praticado de forma contínua, ajuda a diminuir a ansiedade e as preocupações comuns do dia a dia.

A atividade também é capaz de melhorar funções cerebrais como memória, emoções, cognição e sistema de recompensa e, por isso, vem sendo indicada como terapia por muitos terapeutas e psiquiatras.

O sucesso da série “Jardim Secreto” foi instantâneo, afinal, muitos leitores se identificaram e começaram a aderir à prática, fazendo com que mais livros para colorir fossem lançados com as mais diferentes temáticas ao redor do mundo.

Por onde devo começar?

 

pintar-para-desestressar

Para começar a pintar os livros anti-stress, basta que você adquira um exemplar e compre uma caixa de lápis de cor, da sua preferência. Não há regra para pintar, a ideia é justamente que o leitor não siga nenhuma instrução e crie suas próprias obras, sem a orientação de ninguém por perto, apenas seguindo sua inspiração.

Como pintar?

Como não há nenhuma instrução, vamos falar apenas sobre algumas orientações, que vão deixar o momento mais agradável.

Compre uma caixa de lápis de cor de acordo com o que você sentir ao ver as cores. Existe uma série de opções no mercado, que podem conter uma variedade de cores ou cores no mesmo tom. Há também opções de caixas com 12, 24, 36 unidades ou mais.

Na hora de começar a pintar, se distancie de celular, computador ou qualquer outra coisa que desvie sua atenção. Escolha um local calmo, quieto e longe de interrupções.

Deixe que a inspiração te guie e não fique muito atento a combinações ou com o resultado final. A ideia é que você deixe fluir e só depois reflita a respeito de como a pintura ficou e quais sentimentos apareceram durante a prática.

Baixe livros para colorir gratuitamente

Agora, a melhor parte: encontramos uma série de livros e imagens para você baixar gratuitamente na internet, imprimir e já começar hoje a pintar! Tem para todo gosto: desenhos, árvores, mandalas, flores, construções etc. Basta você escolher o seu preferido, seguir nossas orientações e começar já! Confira abaixo uma seleção que separamos:

1. Livro de colorir para adultos

2. 18 desenhos grátis para você pintar

3. Mais de 100 imagens para colorir

4. Mandalas, flores e ornamentais para colorir

5. Dezenas de mandalas para você pintar

6. Milhares de imagens para colorir e desestressar

7. 23 desenhos para imprimir e pintar

Até mais!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo