Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Informática e Internet » Microsoft oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre Python para iniciantes

Microsoft oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre Python para iniciantes

Olá, leitor(a)!  

Muitas pessoas gostariam de seguir carreira na área de tecnologia, mas têm medo de não conseguirem dar conta dos conceitos e aplicações que o setor exige. Diferentemente do que se pensa, contudo, existem muitas possibilidades de trabalho e linguagens de alto potencial com complexidade reduzida, que podem ser aproveitadas por diversos(as) profissionais, de estudantes e programadores(as) a biólogos e contadores(as). 

A linguagem Python é uma delas e, de acordo com números recentes, a mais utilizada no mercado atualmente. Por isso, a Microsoft, por meio de sua plataforma de treinamentos, disponibiliza 4 cursos on-line gratuitos sobre Python para iniciantes. As capacitações são compostas por vídeos, artigos, atividades e possuem recursos de pontuação e visualização de desempenho.  

Linguagem Python e seus usos 

Para quem desconhece, as ações realizadas por computadores e tecnologias afins só são possíveis a partir do emprego das linguagens de programação. Em outras palavras, são esses conjuntos de instruções que dão vida aos programas que os(as) desenvolvedores(as) criam. A Python, lançada em 1991 pelo matemático holandês Guido Van Rossum, é uma das que faz grande sucesso entre profissionais e empresas de diversos segmentos. 

Isso porque sua aplicação é considerada universal, ou seja, possui diferentes usos e é de fácil compreensão. Ela surgiu justamente da necessidade de otimizar os processos que envolviam a leitura de códigos e o desenvolvimento de projetos. Com isso, é possível economizar tempo, elaborar sistemas dos mais comuns aos mais potentes, estimular a criatividade de programadores(as) e muito mais.  

Entre as várias vantagens que a Python apresenta, destacam-se os fatos de ela ser uma linguagem Open-Source (um código de software aberto, isto é, gratuito) e de ter uma sintaxe (conjunto de regras) descomplicada e flexível. Segundo o ranking mundial de popularidade das linguagens de programação TIOBE, por exemplo, a Python esteve no topo da lista em 2020, 2021 e deverá seguir assim em 2022.  

Consolidada no mercado, a linguagem apresenta uma enorme lista de utilidades, como aplicações de IA (Inteligência Artificial), aplicações Android, aplicações web, aplicações científicas, entre outras. Portanto, aprender como manuseá-la é de extrema relevância não só para ampliar as oportunidades de trabalho, como também para agilizar o dia a dia na área da programação.

4 cursos on-line gratuitos da Microsoft  

Entendendo a importância de dominar a linguagem Python na atualidade, a Microsoft estruturou 4 cursos que ensinam e aprofundam seus conceitos e explicam como colocá-los em prática. Eles estão disponíveis em vários idiomas, como português, inglês e espanhol, e oferecem vários recursos interativos para tornar os estudos mais eficazes e divertidos.  

A plataforma é totalmente gratuita e aberta para todas as pessoas interessadas em aprender sobre inovação e tecnologia. Ainda, para ter acesso às formações, não é necessário ter conta ou fazer inscrição, basta acessar o link daquela(s) que deseja estudar e clicar no botão “Iniciar”. Vejamos um pouco mais sobre elas a seguir:  

Microsoft oferece 4 cursos on-line gratuitos sobre Python para iniciantes

Fonte: Reprodução

1. Python para iniciantes

Esse curso faz uma introdução à linguagem Python e ensina como usá-la na criação de projetos e programas. O objetivo é mostrar ferramentas e conceitos necessários para que o(a) cursista tenha condições de trabalhar com cadeias de caracteres, listas, loops e funções. A formação tem carga horária de quase 4 horas e o conteúdo está dividido em 12 módulos: 

  • Introdução aos notebooks Jupyter para Python; 
  • Introdução ao Python no Visual Studio; 
  • Escreva seus primeiros programas em Python; 
  • Criar e gerenciar projetos no Python; 
  • Usar lógica Booliana em Python;
  • Usar cadeias de caracteres no Python; 
  • Usar operações matemáticas no Python; 
  • Introdução às listas no Python; 
  • Usar loops “while” e “for” em Python; 
  • Gerenciar dados com dicionários do Python; 
  • Funções do Python; 
  • Tratamento de erro no Python. 

Para acessar o curso, clique aqui 

2. Criar aplicativos com Python

Voltado para a criação de aplicativos do mundo real, esse curso ensina a sintaxe da linguagem Python e os padrões de estruturação de um aplicativo. A ideia é que o(a) aluno(a) escreva as primeiras linhas de código usando a linguagem e explore os padrões. A formação tem carga horária de quase 3 horas e o conteúdo está dividido em 4 módulos: 

  • Introdução ao Python; 
  • Introdução à programação orientada a objeto com o Python; 
  • Criar um aplicativo Web de IA usando Python e Flask; 
  • Introdução a testes no Python. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

3. Fundamentos do Python para resolver mistérios

Elaborado para trabalhar Python e Visual Studio Code, esse curso mostra como resolver problemas usando código, como criar decodificadores de mensagens e testes de personalidade. O principal propósito é possibilitar que estudantes solucionem questões de modo programático. A formação tem carga horária de quase 2 horas e o conteúdo está dividido em 3 módulos: 

  • Introdução ao Python no Visual Studio; 
  • Decifrar o código e revelar um segredo com o Python e o Visual Studio Code; 
  • Personalidade super investigativa. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

4. Explorando o espaço com Python e Visual Studio Code

Quem é fã do filme A Caminho da Lua (2020) vai adorar o conteúdo programático desse curso. Isso porque cada etapa dele foi inspirada no filme da Netflix. Nele, o(a) cursista aprenderá sobre os princípios da linguagem Phyton que regem a ciência de dados, a Inteligência Artificial (IA), o aprendizado de máquina, entre outras coisas. A formação tem carga horária de quase 2 horas e o conteúdo está dividido em 3 módulos: 

  • Planejar uma missão lunar usando pandas de Python; 
  • Prever chuvas de meteoros usando o Python e o Visual Studio Code;
  • Usar a IA para reconhecer objetos em imagens usando o serviço de Visão Personalizada. 

Para acessar o curso, clique aqui. 

Microsoft e Microsoft Learn 

Criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, a Microsoft é atualmente a 3ª maior instituição de tecnologia do mundo, segundo o ranking realizado pela revista Forbes em maio de 2022. Com a missão de oferecer à sociedade oportunidades de desenvolvimento tecnológico e sustentável, a empresa tem como pilares: responsabilidade social corporativa, inovação, diversidade e inclusão. 

Além disso, para auxiliar iniciantes e profissionais a usarem seus produtos, ela criou a plataforma de treinamentos on-line Microsoft Learn. Todos os cursos são gratuitos e buscam oferecer conteúdos de fácil compreensão, interativos e divertidos. A princípio, qualquer pessoa interessada pode iniciar os estudos, mas algumas formações exigem pré-requisitos. Para saber mais, clique aqui. 

E aí, preparado(a) para otimizar seu tempo e se tornar um(a) programador(a) incrível? Lembre-se de compartilhar o texto com os(as) amigos(as) da área para que eles(as) também tenham a mesma oportunidade!  

No Canal do Ensino, leia também: 

Boa formação e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo