Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Método para preparar os alunos no Enem em 3 meses

Método para preparar os alunos no Enem em 3 meses

Olá, leitores!

Estudar para o Enem em apenas 3 meses não é o ideal, por mais que a prova aborde temas que o aluno já estudou, muita coisa é esquecida e não é muito simples estudar em pouco tempo para uma prova tão importante. Se seus alunos vão começar a estudar pesado só agora para essa prova, é importante ter um método para prepará-los. É impossível abordar tudo o que vai cair nessa prova, por isso você precisa preparar um cronograma pensando nos pontos mais importantes.

Nós temos duas dicas para você, existem duas formas mais simples de ajudar seus alunos e prepará-los para essa prova que deixa muitos adolescentes com medo e nervosos. O primeiro método que você pode usar é anotando as temáticas mais importantes e que mais caem na prova, veja um pouco da sua matéria e o que geralmente é cobrado na prova.

Se você é professor de matemática e observou que é comum cair questões de probabilidade na prova, não deixe de rever com seus alunos, veja as matérias que são mais cobradas na prova e reveja com os alunos. Já abordamos várias vezes aqui no canal matérias que são comuns no Enem, por isso dê uma olhada. Esse é um método para preparar os alunos, é bem eficaz, pois ensinando o que geralmente é cobrado a chance de acertar mais questões é bem maior.

Um outro método que vai facilitar é analisar o que seus alunos têm dificuldade, existem alguns sites que o aluno pode fazer a prova do Enem, mas você também pode preparar uma prova com as questões que já caiu. Depois dessa prova é só verificar o que seus alunos tiveram mais dificuldade e quais questões tiveram mais erros. A partir desse levantamento, é possível criar um cronograma de estudo.

Qualquer um dos dois métodos que mostramos vai ajudar na preparação dos alunos, você precisa saber que o tempo é curto, três meses é muito pouco, por isso crie um cronograma de estudo que dê para ensinar a matéria de forma completa e não superficialmente. Esses métodos são eficazes e vão ajudar na preparação do aluno em qualquer matéria, pode ser português, matemática, física, química ou qualquer outra.

Lembre-se também de pedir aos alunos para estudar em casa, para uma preparação eficaz é necessário estudar em casa e na escola. Fazer um ótimo cronograma, rever as matérias com os alunos e eles não estudarem em casa não vai fazer muita diferente, mostre a importância do estudo. Peça também para fazer exercícios, não importa o tipo da matéria que você ensina, eles não vão aprender e lembrar como faz se não fizer exercícios, por isso, cobre muitos exercícios.

A redação é importante

professora-ajudando-sua-aluna

A redação no Enem é importante e necessária, se seu aluno sabe tudo o que ensinou e tem capacidade de acertar todas as questões da sua matéria, mas não vai bem na redação, a nota não será boa. Por isso, mostre a importância da redação na prova do Enem, você pode ser professor de física, mas seu aluno precisa saber escrever bem e colocar as ideias no papel. Não deixe de cobrar a redação deles, converse com o professor de português ou redação para exigir dos alunos uma avaliação, durante esses três meses os alunos podem fazer uma redação por semana.

O tempo é curto, mas é muito possível se preparar, vai exigir muito esforço e dedicação do aluno, mas se ele se esforçar e você ajudar preparando com qualquer um dos métodos que foram expostos, pode ter certeza que a chance de passar em um bom vestibular é alta. Só não deixe de conversar com seus alunos para mostrar a importância dessa prova e do estudo.

Se conhece um outro método bom e eficaz para ajudar os alunos a se prepararem nesses três meses não deixe de comentar. Essa informação pode ser importante e ajuda outros professores que tem essa tarefa de rever a matéria antes da prova.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo