Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Método Fish / QTCR / 5SS para ler artigos científicos

Método Fish / QTCR / 5SS para ler artigos científicos

Olá, leitores!

Quem está trabalhando com a produção ou avaliação de artigos científicos já deve ter se deparado com uma grande quantidade de textos para ler ao mesmo tempo e se sentiu perdido nesse processo. Para ajudar nesse momento, conheça o método Fish / QTCR / 5SS para ler artigos científicos

O que acontece é que, atualmente, o ritmo das novas informações e dados cresce a cada momento. O resultado são os diversos artigos (online ou impressos) que se acumulam.

Sendo assim, otimizar a leitura de artigos é um recurso valioso para acompanhar essa grande quantidade de informações.

A solução pode estar na metodologia FISH/QTCR/5SS que ajuda a refazer o processo de produção do artigo facilitando assim a compreensão dos métodos e conclusões.

Como ler artigos científicos

pessoa-lendo

1- Introdução: FISH

  • Tema: descreva o campo do artigo. Tente ser específico.
  • Importância: por que o artigo é relevante para você, como cientista, e para a sociedade?
  • Informações de apoio: identifique as informações prévias essenciais para a compreensão do artigo.
  • Hipótese: muitos autores escondem esse tópico; tente fazer, mesmo que seja mais difícil.

2- Leitura das figuras: QTCR

Já que tem uma visão geral do artigo, o QTCR deve ser usado em cada figura.

  • Pergunta: qual é a pergunta que deve ser respondida com o experimento.
  • Ferramentas: descreva as técnicas e ferramentas utilizadas para responder à pergunta. Tente ser crítico: as ferramentas são adequadas para responder a pergunta? Se houver análise estatística, inclua o tipo de análise.
  • Controles: um dos pontos mais importantes. De novo, tente ser crítico quanto aos controles. Veja se há algum controle faltando e se são suficientes para tirar conclusões necessárias. Uma dica é imaginar resultados diferentes, para uma melhor conclusão.
  • Resultados: certifique-se das conclusões que possa tirar com o experimentos. Não se esqueça que algumas vezes as suas conclusões podem não ser as mesmas das conclusões dos autores, principalmente se há algum problema com os controles.

3- Discussão: 5SS

Depois de ler toda a discussão, tente fazer um resumo rápido do artigo ou o 5-SS (5 second summary). Para isso, imagine uma situação em que tenha que contar ao orientador sobre o artigo que leu e que ele é uma pessoa muito ocupada e precisa entender tudo rápido.

Lembre-se de sempre levar em consideração as suas próprias conclusões. É que muitos acabam por exagerar e tirar conclusões que não são tiradas dos experimentos apresentados no artigo.

Com o QTCR para cada figura, a leitura do texto com esses métodos fica mais simples.

A dica é fazer as anotações FISH/QTCR no próprio artigo, seja escrevendo na própria página ou anotando no arquivo. E, como complemento, uma boa é fazer um desenho ilustrativo do modelo que resultou do estudo, apenas para visualizar as conclusões tiradas.

Experimente esse método para ler artigos científicos e otimize seu trabalho.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo