Você está aqui:Home » Dicas » Notícias » Mercado de trabalho: crescimento de 9,6% no número de estagiários

Mercado de trabalho: crescimento de 9,6% no número de estagiários

Olá,

O Centro de Integração Empresa Escola – CIEE, associação de assistência social, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos – oferece oportunidades de estágio para jovens de 14 a 24 anos. Atualmente o CIEE possui 369.389 mil jovens, entre estagiários e aprendizes, ativos no Brasil. No entanto, há uma fila de espera de 3 milhões de jovens que gostariam de fazer estágio.

Para melhorar o atendimento e a experiência do jovem que busca uma oportunidade no mundo do momento de modernização estão o Novo Portal CIEE e a plataforma para ex-estagiários SOMOS CIEE.

As mudanças já apontam resultados positivos e no primeiro semestre de 2018 foi contabilizado crescimento de 9,6% no número de jovens que conquistaram sua vaga de estágio e 11,7% de aprendizagem, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Humberto Casagrande - Superintendente Geral

Humberto Casagrande – Superintendente Geral

O objetivo da entidade para os próximos meses é aprimorar ainda mais seus canais de comunicação para com empresas, instituições de ensino, órgãos públicos e especialmente os jovens. “Quanto mais contatos, mais oportunidades abrimos para os jovens e mais rápido os encaminhamos para nossos parceiros”, disse Humberto Casagrande Neto, superintendente geral do CIEE.

No Novo Portal CIEE, o internauta terá uma experiência totalmente diferente da que está costumado. As áreas de cadastro de jovens, empresas e instituições de ensino foram totalmente reformuladas. Para reduzir a burocracia e o tempo de resposta priorizou-se ferramentas de alta responsividade e redução de processos — utilizando soluções desenvolvidas em gigantes como Google e Netflix.

“O lançamento do Novo Portal é só um marco no processo de constante evolução tecnológica do CIEE. Continuaremos focados na inovação, para oferecer cada vez mais ferramentas para jovens, empresas e instituições de ensino usufruírem de uma experiência rápida, intuitiva e eficaz”, explica Maurício Andreatta, gerente de Sistemas e Processos.

Já o SOMOS CIEE se baseia no fortalecimento da relação com os ex-estagiários — em 54 anos, mais de 4,5 milhões de jovens foram encaminhados ao mundo do trabalho. O objetivo é facilitar o compartilhamento de vivências profissionais por meio de textos ou declarações em vídeos, após um rápido cadastro. Tudo isso através de uma plataforma online e de maneira gratuita.

Atualmente são exatos 222.492 mil estagiários e 81.001 aprendizes atendidos nacionalmente. O CIEE de São Paulo que atende o Brasil – exceto RJ, MG, SC, RS, PR, ES e PE, onde as administrações são autônomas – abriu mais de 203 mil vagas, aumento de 13,4% em relação ao primeiro semestre de 2017.

Espaço Sócio Cultural - Teatro CIEE

Espaço Sócio Cultural – Teatro CIEE

Veja abaixo outros programas oferecidos pela entidade:

– Aprendizagem: Existe um grande contingente de jovens brasileiros que ainda não tem acesso a uma oportunidade de inserção no mundo do trabalho. Essa parcela da população é ávida por conhecimento prático e profissionalizante, e ganhou respaldo oficial em meados dos anos 2000. Criada em 2007, a Lei da Aprendizagem (n° 10.097/2000) determina que uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte seja destinada aos jovens entre 14 a 24 anos incompletos, sendo estudante dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado. Com a intenção de selecionar e encontrar esses jovens que desejam uma colocação, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE junto à Fundação Roberto Marinho concebeu o programa Aprendiz Legal.

Estágio – O CIEE foi fundado com foco em promover o estágio em empresas para estudantes. Hoje, atua como agente de integração em acordo com a Lei do Estágio para promover a inserção dos jovens no mundo do trabalho.

– Inclui CIEE: Trata-se da expansão de um serviço oferecido pela entidade desde 1999 em ressonância com a Lei da inserção da pessoa com deficiência. Propiciou a contratação de mais de 40 mil jovens com deficiência a vagas de estágio, aprendizagem e emprego. Neste ano, o programa ganhou uma central de atendimento presencial (Rua Tabapuã, 469, ao lado do Espaço Sociocultural, em São Paulo/SP) completamente adaptada para receber o público, contando com atendentes fluentes em Libras.

CIEE Saber Virtual: Com 15 cursos ofertados gratuitamente à distância, o serviço é aberto para jovens de todo o Brasil que estejam cadastrados no site do CIEE e tem o objetivo de preparar melhor os candidatos para o começo da construção de uma carreira. O CIEE Saber Virtual oferece capacitação à distância, contando com tutoria por meio de chat e e-mail. Os inscritos também têm apostila para download e os concluintes recebem um certificado.

– Espaços de Cidadania: No centro da capital paulista, em Araras/SP e no Distrito Federal, o CIEE mantém um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Exclusivamente em São Paulo/SP, o foco são os adultos, que participam de encontros que contribuem para a reinserção no sistema educacional, o ensino da língua portuguesa a imigrantes e atividades sobre o mundo do trabalho. Os outros dois pontos são dedicados aos adolescentes, oferecendo oficinas sobre arte, expressão e cidadania, promovendo a reflexão sobre identidade e protagonismo. O serviço do CIEE está alinhado à Lei Orgânica da Assistência Social (Lei no 8.742/1993) e ao Sistema Único de Assistência Social – Suas (Lei no 12.435/2011) e até o final do ano serão inaugurados novos no bairro do Grajaú (periferia da capital paulista) e em Salvador/BA e Manaus/AM.

Até logo.

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo