Você está aqui:Home » Enem » MECFlix: MEC oferece aulas online gratuitas para o ENEM

MECFlix: MEC oferece aulas online gratuitas para o ENEM

Olá, estudantes!

Se você sonha em cursar uma universidade e está se preparando para vários vestibulares, o Enem poderá ser uma prova decisiva para sua conquista.

A nota do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é usada no processo seletivo de várias instituições de Ensino Superior (públicas e privadas), ao substituir ou complementar o vestibular.

Ao fazer o ENEM você pode ter acesso ao SISU (Sistema de Seleção Unificada) e concorrer a vagas em universidades públicas. Pode participar do PROUNI (Programa Universidade para todos) e se candidatar a uma bolsa de estudo integral ou parcial e ainda conseguir financiar um curso superior através do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil).

E para quem está se preparando para um exame tão importante precisa se organizar com um plano de estudos para conseguir estudar bem antes do cronograma do ENEM ser liberado.

Nas etapas de estudos para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) você pode contar com vários recursos. Um deles é o MECFlix uma plataforma de videoaulas gratuitas desenvolvida para auxiliar os estudantes na fase pré vestibular desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Preparamos um guia completo com todas as informações para você aproveitar esse recurso e otimizar seus estudos.

Sem tempo de ler? Ouça o artigo, basta clicar no player abaixo!

O que é o MECflix?

MECFflix é uma plataforma de estudos com milhares de videoaulas oferecidas gratuitamente por parceiros selecionados do MEC e tem o objetivo de fornecer materiais didáticos relacionados ao conteúdo exigido no ENEM para estudantes do Ensino Médio e egressos.

Acesse as videoaulas no site do Mecflix.

Parceiros do MECFlix

mecflix

Os parceiros do portal são o Ministério da Educação, Governo Federal do Brasil, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Roquette Pinto, UnB e a Universidade Federal de Santa Catarina.

Quem pode usar o MECFlix?

Qualquer usuário que realizar o cadastro na plataforma poderá visualizar todos os vídeos e interagir com as ferramentas que a plataforma oferece como anotações em vídeos, criação de playlists e comentários.

Para realizar o cadastro o usuário precisará criar um login com nome, e-mail e senha. Outras informações como número de telefone, data de nascimento e endereço podem ser solicitadas.

 

Como funciona o MECflix

Ao se cadastrar na plataforma do MECflix, cada usuário tem um perfil e poderá:

  • Salvar as videoaulas que achar interessante, criar ou escolher uma playlist para o vídeo
  • Compartilhar suas playlists com seus amigos
  • Avaliar o conteúdo fornecido, clicando no botão de curtir abaixo do vídeo
  • Personalizar a exibição das videoaulas
  • Visualizar as playlists de outros usuários
  • Fazer anotações e acessar essas anotações através de seu painel de usuário
  • Personalizar seu perfil de usuário com foto
  • Completar seu cadastro com informações sobre escolaridade, se já fez o ENEM, data de nascimento e cidade, e atualizar informações de acesso
  • Acessar o portal da Hora do ENEM

Conteúdo disponível no MECflix

Quando os estudantes acessam o MECFlix, eles vêem 4 categorias de videoaulas, todas separadas pelas áreas que o ENEM traz:

  • Ciências da natureza e suas tecnologias: conteúdos de Física, Química e Biologia;
  • Ciências humanas e suas tecnologias: o Enem tem 45 questões das disciplinas que integram a área de Ciências Humanas, no caso, História, Geografia, Sociologia e Filosofia;
  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: Português, interpretação de texto, literatura, línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol);
  • Matemática e suas tecnologias: o Enem tem 45 questões da disciplina, entre os temas estão funções, calculo de área, volume e perímetros, seno, cosseno e tangente, probabilidade, progressão aritmética e geométrica, etc.;

O usuário pode clicar em qualquer categoria e assistir um videoaula ou acessar suas playlists no seu painel personalizado.

Há ainda a opção de fazer pesquisas de conteúdos, você pode digitar o tema utilizando uma ou mais palavras chaves no campo de pesquisas ou ainda escolher pesquisar por filtros, escolhendo Áreas de Conhecimento ou por um dos componentes curriculares do ENEM.

Caso não encontre uma vídeoaula no tema que está procurando para estudar você pode solicitar o conteúdo através do formulário “Fale Conosco” e registrar sua Sugestão ou até mesmo uma Crítica e aguardar a resposta que será enviada ao e-mail que registrou na mensagem.

 

Hora do ENEM

mecflix-horadoenem

A plataforma de videoaulas do MECFlix faz parte do programa de estudo a Hora do Enem, que conta com diversos recursos interativos para melhorar o aprendizado e preparar os estudantes para o exame nacional do ensino médio.

Ao acessar o portal Hora do ENEM você terá acesso as informações do programa e será direcionado para os portais para montar seu plano de estudo, exercícios e videoaulas do MECFlix, o  conteúdo do portal pode ser acessado a qualquer hora do dia e também está disponível em aplicativos na versão IOS e Android.

O programa a Hora do Enem pode ser acompanhado pela TV Escola. A programação de TV inclui 300 vídeos de resoluções de exercícios.

Assista ao programa Hora do ENEM pela TV Escola

Você pode assistir ao programa Hora do ENEM sintonizando a TV Escola de segunda a sexta às 7h através do site. A reprise vai ao ar às 13h e às 18h.

Se por algum motivo você não puder acompanhar a programação nesses horários, você tem a opção de assistir a todos os episódios da semana aos sábados as 15h e aos domingos as 6h.

Você pode assistir ao Programa Hora do ENEM pela TV aberta com sinal digital, o programa é exibido nesses canais:

  • Brasília – Canal 2.3
  • São Paulo – Canal 3.3
  • Rio de Janeiro – Canal 2.3

Outra opção bem bacana para otimizar o seu plano de estudos para o ENEM é baixar os arquivos dos episódios dos programas no seu computador ou smartphone e assistir onde e quando quiser!

Programação semanal do programa Hora do Enem

  • Segunda-feira: é dia de Matemática e suas tecnologias
  • Terça-feira: é dia de Ciências Humanas e suas tecnologias
  • Quarta-feira: é dia de Linguagens, Códigos e suas tecnologias
  • Quinta-feira: é dia de Ciências da Natureza e suas tecnologias
  • Sexta-feira: é dia de Redação

O conteúdo do programa está disponível no site Hora do ENEM, onde você poderá acessar além das videoaulas, questões comentadas por professores para você assistir e baixar, notícias sobre o ENEM, entrevistas e dicas para você se dar bem na prova.

Além do programa de TV você pode acessar a plataforma de estudos Geekie Games, que é um dos parceiros do projeto Hora do ENEM.

Conheça a plataforma Geekie Games

O Geekie Games e um plataforma no formato de jogo com videoaulas, exercícios e simulados para preparar estudantes do ensino médio para o vestibular e o ENEM.  O Geekie Games têm a versão gratuita e a versão paga.

Quando o usuário se cadastrar na plataforma terá acesso a todo o conteúdo de videoaulas, disponível na seção “Outras Aulas” e aos simulados, disponíveis na seção “Simulados”. Na seção de Simulados você pode realizar o simulado do ENEM incluindo o oficial do programa Hora do ENEM.

Simulado do ENEM

Na plataforma Geekie você pode encontrar questões no modelo Enem e sua nota TRI, e  fazer 4 simulados do ENEM ao longo do ano e através do resultado comparar com a nota de corte do curso e faculdade dos seus sonhos!

Nos 3 primeiros simulados oferecidos, você terá 4 horas pra resolver 80 questões; 20 de cada área do conhecimento. O quarto e último simulado é igual à prova do Enem: 9 horas para resolver 180 questões, que são divididas em dois dias (90 questões em cada um).

Acessando o portal você pode entender como funciona o Simulado do ENEM e interpretar o Resultado através do relatório da prova, e também entender como funciona do Simulador do SISU.

Conheça o ENEM, leia o Edital e acompanhe sua inscrição

Depois de todas estas informações para você otimizar seus estudos, se você ainda tem dúvidas como:

  • Ainda não terminei o ensino médio, posso fazer o ENEM?
  • Fiz minha inscrição para o ENEM, posso alterar meus dados?
  • Fiz minha inscrição para o ENEM mas perdi minha senha, como recupero a senha perdida?
  • Como encontro local da prova para fazer o ENEM?

Recomendamos que você acesse as informações na fonte e tire todas suas dúvidas sobre o ENEM. Acesse aqui o portal com informações do ENEM.

Aqui no Canal do Ensino nós também compartilhamos as Principais Mudanças do ENEM 2017.

Você utiliza alguma destas plataformas para estudar para o ENEM, qual é a sua preferida?

Compartilhe conosco nos comentários!

Abraço e até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo