Você está aqui:Home » Dicas » Professores » MEC oferece formação continuada para professores

MEC oferece formação continuada para professores

Olá Leitores,

O mundo está em constante processo de transformação e, com ele, muda também a forma como a sociedade enxerga e conduz a educação. Surgem novos métodos de aprendizado. Emergem temas que valem a pena começar a ser abordados em sala de aula. A própria mentalidade de alunos, pais, gestores e professores não permanece a mesma. Como os educadores devem agir para não serem engolidos por esse turbilhão de novidades?

Assim como em qualquer outra profissão, a atualização é a palavra-chave. É importante que, após formados, os professores continuem fazendo cursos que agreguem novos conhecimentos a sua formação e, também, os ajudem a se reciclar enquanto profissionais.

Para ajudar nessa missão, listamos cursos de formação continuada que o MEC (Ministério da Educação) oferece a professores de todo o Brasil. Confira, abaixo, e veja quais deles podem te ajudar a ser um professor ainda melhor para os seus alunos!

1. FORMAÇÃO NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Com duração de dois anos, o curso é voltado para professores que trabalham com crianças em idade de alfabetização. A metodologia inclui estudos e atividades práticas que abordam questões como: os processos de avaliação ideais para esses alunos; o melhor tipo de acompanhamento; como planejar a didática do dia a dia; e a melhor maneira de trabalhar com os materiais distribuídos pelo MEC.

2. PROINFANTIL
Também com duração de 2 anos, trata-se de um curso a distância voltado para profissionais que trabalham com alunos da Educação Infantil e Pré-Escola ou, então, em creches. A especialização busca desenvolver nos professores técnicas e estratégias de intervenção pedagógicas para lidar com crianças desta faixa etária.

3. PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Oferecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o curso é voltado para professores que atuam na rede pública de educação básica e querem dar um upgrade no currículo. Há turmas para Licenciatura, Segunda Licenciatura e Formação Pedagógica.

4. PROINFO INTEGRADO 
Trata-se de um programa da Secretaria de Educação a Distância que oferece uma série de cursos para professores interessados em saber mais sobre TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação). Entre os cursos ofertados estão: Introdução à Educação Digital, Tecnologias na Educação e Redes de Aprendizagem.

5. E-PROINFO
Plataforma digital do MEC que também oferece uma série de cursos sobre Educação Digital. Voltada a todos os professores da rede, a ferramenta foi criada para que os educadores tenham um ambiente virtual, de fácil acesso, em que possam se atualizar sobre questões relacionadas à profissão. (Este site deixou de exibir o conteúdo. Informação atualizada em 07/12/2015)

6. PRÓ-LETRAMENTO
Curso semipresencial, voltado a professores que trabalham nas séries iniciais do Ensino Fundamental da rede pública. A especialização apresenta metodologias que facilitam a aprendizagem da leitura, escrita e matemática nos primeiros anos da Educação Básica.

7. GESTAR II
Semipresencial, o curso também é voltado para a melhoria do ensino de matemática e língua portuguesa na sala de aula. No entanto, essa especialização é, apenas, para professores que atuam do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental nas escolas da rede pública de educação.

8. REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES 
Com cursos nas áreas de Alfabetização e Linguagem, Educação Matemática e Científica, Ensino de Ciências Humanas e Sociais, Artes e Educação Física, o programa é voltado para professores de Educação Básica que atuam na rede pública de educação do país.

comentários (8)

  • Marlene Cuesta Telles

    Olá. Por gentileza, gostaria de saber se o MEC disponibilizará cursos exclusivos, para professores e demais profissionais do magistério indígenas. Pela especificidade que a educação indígena requer. Agradecida fico. Marlene

    Responder
  • MARCIA

    Gostaria de mais informaçoes sobre os cursos de formação continuada que o MEC oferece. Todos estão sendo ofertados atualmente no Estado do Paraná?

    Responder
  • Lidia Cristina Meireles de Souza OLiveira

    Prezados,
    sou professora, tenho licenciatura curta em ciencias( formada em 1989) e gostaria de complementar minha licenciatura na area de biologia para poder lecionar para ensino medio e EJA. Porem no memento não tenho como pagar esse curso. Gostaria de saber se voces tem essa complementação pedagógica.
    Grata
    Lidia

    Responder
  • Solange Dias de Santana

    Olá, gostaria de fazer um curso gratuito para educação infantil, sou professora mas não tenho como pagar, onde eu moro as faculdades são distântes, queria saber alguns curso oferecido pelo MEC.

    Responder
  • ozeli

    VENHO POR MEIO DESTE COMUNICAR QUE TENHO MUITO INTERESSE DE FAZER TODOS OS CURSOS DE FORMAÇÃO .PRECISO MUITO APRIMORAR MAIS MEUS CONHECIMENTOS.NÃO ESTOU PODENDO PAGAR UMA PÓS QUERIA MUITO FAZER UMA EM PSICOPEDAGOGIA.OU QUALQUER OUTRO NA AREÁ DA EDUCAÇÃO.

    Responder
  • daisyvani gomes de menezes santana

    gostaria muito de poder fazer todos os cursos que vc oferece. dede já agradeço!

    Responder
  • Rosemeire dos Santos Aaujo da Cunha

    Olá boa noite,
    Venho por meio deste comunicar que tenho interesse em realizar o curso de formação continuada,em todos módulos. Agradeço desde já

    ATT

    Rosemeire

    Responder
  • Elivane Rosa Cardoso

    Parabéns pela oportunidade que vocês oferecem..Penso que tudo pra melhorar o conhecimento na área da Educaçao é válido, pois a tecnologia tem evoluido e precisamos cada dia aprimiorar nossos conhecimentos.. Nesse momento minhas condições financeira não me favorece, pois no momento estou cursando uma pós graduação em psicopedagogia e quando terminar vou fazer esse curso na área da Educação. Grata .. Elivane

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo