Você está aqui:Home » Dicas » Professores » MEC libera gratuitamente Coleção Educadores com mais de 60 títulos

MEC libera gratuitamente Coleção Educadores com mais de 60 títulos

Olá, leitor!

O site Domínio Público já é renomado em todo o Brasil por ser fonte confiável em conteúdos de qualidade. Quem gosta de ler um bom livro, procurar referências bibliográficas para pesquisas ou até mesmo aprimorar seus conhecimentos, o Portal é escolha certa.

Uma grande novidade é que o Portal ampliou recentemente seu acervo de conteúdo e disponibiliza mais de 60 títulos, coleção intitulada como Coleção Educadores.

Quem irá se beneficiar dessa gama de conteúdo rico são os professores de educação básica e também docentes de Instituições de ensino superior. Uma iniciativa do Governo à educação continuada dos professores. Confira a seguir mais informações sobre a Coleção Educadores.

O que é o Domínio Público?

mec-libera-gratuitamente-colecao-educadores_Prancheta 1

O MEC (Ministério da educação) criou em 2004 o Portal Domínio Público, que atualmente é conhecido como uma enorme biblioteca virtual livre. Um acervo de conteúdo totalmente gratuito e disponível para download.

No portal, é possível encontrar diferentes tipos de conteúdo, não somente livros, mas também materiais como fotografias, arquivos em vídeo e diversas outras mídias.

Atualmente o acesso a informação se dá de maneira simples e direta, e o portal se popularizou pelo simples fato de tornar esse acesso ainda mais eficaz e gratificante. Ao contornar o que antes era restrito a uma grande fatia da população, hoje qualquer pessoa pode ter acesso a todo tipo de material.

Isso porque o portal conta com obras completas de diversos autores, onde, os direitos patrimoniais incididos nessas obras, já não existem mais. Dessa forma, a reprodução desses mesmos materiais, agora como domínio público, pode ser feita livremente mesmo ao visar fins lucrativos.

Vale ressaltar, que quando abordamos a ideia do direito autoral no Brasil, temos que considerar uma longa data de espera para se fazer o uso de obras ou materiais diversos.

O tempo estipulado para uso de domínio público em relação aos direitos autorais, é de setenta anos após o falecimento do autor. Torna-se de domínio público – sem toda essa espera – as obras de autores falecidos e que não tenham sucessores e aqueles desconhecidos.

Sobre a Coleção Educadores

A Coleção Educadores, é uma parceria entre a Unesco e a Fundação Joaquim Nabuco, tendo o Ministério da Educação (MEC) como canal de divulgação e distribuição.

Disponibilizada para download, a coleção conta com 62 livros que retratam algumas personalidades da educação. Apresenta conteúdo direcionado aos professores da educação básica e instituições de ensino superior, que tem como objetivo a formação de docentes.

Apesar do direcionamento específico, a leitura é recomendada a todos que buscam enriquecer seus conhecimentos e qualidades pessoais. A coleção ainda conta ensaios fotográficos sobre cerca de 31 dos maiores pensadores brasileiros.

Cada uma das personalidades contidas na Coleção Educadores, fez por merecer. O critério usado na escolha de cada uma delas, foi o de reconhecimento histórico e o quanto suas contribuições e reflexões impactaram diferentes partes do mundo.

Com conteúdo de cerca de 150 páginas por livro, o leitor tem ao seu alcance, ensaios individuais sobre cada autor e sua trajetória intelectual. Alguns dos nomes brasileiros encontrados são: Cecília Meireles, Paulo Freire, Anísio Teixeira e Florestan Fernandes. Confira abaixo um passo a passo de como realizar o download.

Como ter acesso ao conteúdo gratuito

Além de gratuito o acesso é simples e rápido, entre no site do Portal Domínio Público. Uma lista com os diferentes títulos irá aparecer, escolha e clique no de sua preferência, quando a página for carregada, basta clicar na seta de download no canto direito superior.

E em poucos minutos, com empenho, foco e boa leitura, a maneira como enxerga seu entorno, será alterada de forma ampla e positiva.

Até breve!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo