Você está aqui:Home » Enem » MEC e Enem: novas medidas de segurança para 2016

MEC e Enem: novas medidas de segurança para 2016

O Ministério da educação anunciou as novas medidas adotadas para maior segurança nas aplicações das provas do Enem de 2016, pois mais de 7 milhões de brasileiros já se preparam para o grande dia. Foi autorizada, em entrevista com a Policia Rodoviária Federal, que o funcionamento do centro de operações do Enem nos dias das provas, deverá receber ao vivo informações sobre o clima, rota nas estradas e as condições dos locais da prova.

Aloizio Mercadante (Ministro da Educação) anunciou que os participantes que tentarem tirar foto das provas, ou fazerem publicações do mesmo, o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), irão punir severamente desta vez, desclassificando na hora os seguintes inscritos que resolverem burlar o sistema de prova do Enem.

As salas de aula que abrigarão os inscrito na hora da prova vão contar com detectores de metais na parte dos portões e também nos banheiros do recinto. Com os cadernos não será diferente, pois será acoplado relógios que se ativarão ao abrir, ou seja, não adiantará em nada abrir os cadernos da prova antes do tempo, quem resolver burlar esse sistema e resolver abrir a prova antes do tempo estipulado, será desclassificado. Após a prova haverá um intervalo de 30 minutos até o fechamento dos portões para a verificação de documentos e passagens pelo detector de metais.

Segurança em 2016

desenho-de-cadeado

O MEC já deu a partida do Exame Nacional do Ensino Médio, (o Enem). A prova terá como sua principal novidade, um reforço na segurança. Dessa vez os fiscais colherão as impressões digitais de todos os inscritos, deixando de permitir que alunos façam provas para terceiros.

Nos últimos cinco anos a segurança tornou-se uma questão muito discutida após as realizações das provas, pois houve muita gente burlando as provas, tirando fotos do exame para mostrar a um próximo participante, etc. Pois com a divulgação da prova em 2009 nas redes sociais, a discussão sobre a confiança na segurança foi elaborada pelo MEC, junto ao Ministro da Educação. Sendo assim, neste ano, a distribuição das provas para os inscritos serão auxiliadas pela Polícia Federal e pelas Forças Armadas.

Inscrição

Por conta das eleições, os dias da prova foram adiados para 5 e 6 de novembro, com sua taxa de inscrição reajustada para R$68, que poderá ser pago até o dia 25 do mês, às 22 horas. Há outra novidade em questão da taxa. O estudante não terá que procurar um Banco do Brasil, pois a prova de 2016 poderá ser paga em qualquer agência bancária, incluindo casas lotéricas ou até mesmo agência dos correios, diferentemente do ano passado, que só tiveram a opção de pagamento pelo Banco do Brasil.

Serão isentos dessa taxa os alunos que estão concluindo seu ensino em escolas públicas, para isso, o aluno isento terá de comprovar sua escolaridade, a começar pela solicitação do benefício durante as inscrições.

O Enem desse ano manteve o mesmo formato do ano passado, sendo que no primeiro dia os inscritos resolverão 90 questões de Ciências (física, química e biologia) e de Humanas (geografia história, sociologia e filosofia) e, no segundo dia, os inscritos irão fazer uma redação e resolver mais 90 questões de linguagens e matemática.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo