Você está aqui:Home » Cursos Grátis » Idiomas e Línguas » MEC e Capes oferecem curso de Inglês grátis para universitários e pós-graduandos

MEC e Capes oferecem curso de Inglês grátis para universitários e pós-graduandos

Olá, leitor!

Atualmente, falar mais de um idioma é essencial para qualquer pessoa. Em especial, o inglês, é fundamental tanto no mercado de trabalho quanto no dia a dia. Na sociedade globalizada em que vivemos, o Inglês é uma das línguas usadas na comunicação mundial. Ao procurar um emprego em uma multinacional, por exemplo, é preciso ter fluência na língua.

Você precisará do Inglês também para fazer intercâmbio, viajar, e até mesmo para estudar. Em pós-graduação e mestrados, falar outra língua é fundamental.

Mesmo pessoas que fizeram cursos formais de Inglês normalmente tem dificuldades em alcançar a fluência. Via de regra ,universitários e pós-graduandos, principalmente, já tem uma noção da língua.

Se você está cursando o ensino superior ou pós e precisa melhorar o seu nível de inglês, esse artigo contém informações valiosas para você. Confira logo abaixo todas as informações que precisa!

Iniciativa do MEC e Capes oferece curso de inglês grátis

mec-e-capes-oferecem-curso-de-ingles-gratis-para-universitarios-e-pos-graduandos

Pensando nesse cenário globalizado, onde o inglês é essencial para todos, o MEC desenvolveu o programa Idiomas sem Fronteiras. O programa tem como objetivo promover ações em prol de uma política linguística visando a internacionalização do ensino superior no Brasil.

O Idiomas sem Fronteiras, oferece capacitação em línguas para professores, cursos de línguas estrangeiras e capacitação em português para estrangeiros. Disponibilizando cursos online e presenciais, o programa busca trazer a oportunidade de aprender outra língua para pessoas cursando o ensino superior e professores.

A iniciativa oferece cursos de inglês, francês, alemão, espanhol, italiano e japonês. Você pode saber mais sobre essas opções no FAQ do programa.

Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa disponibilizou o site My English Online. A iniciativa, disponível para alunos de graduação e pós, oferece aulas de inglês gratuitas. Tanto alunos de instituições públicas quanto privadas podem participar. O site oferece teste de nivelação e conteúdos que vão do básico ao avançado. As temáticas são focadas nos exames de proficiência, como o TOEFL.

Visite também o portal EduCAPES para encontrar material de estudo gratuito em diversas temáticas.

Conheça o My English Online

O site My English Online trata-se de um projeto do Ministério da Educação, em parceria com o Capes, National Geographic e o Cengage Learning. Tendo como público alvo alunos e professores de graduação e pós-graduação, a iniciativa visa disponibilizar aulas online gratuitas de inglês. O site conta com conteúdos do nível básico ao avançado, além de preparatórios para testes de proficiência e testes de nivelamento.

O curso, completamente online, é baseado na ferramenta MyELT, um método conceituado de ensino de idiomas. A ferramenta oferece um pacote completo de atividades interativas. Como o curso não é presencial, você pode fazer os seus próprios horários e acessar as aulas de qualquer lugar, aumentando a acessibilidade do conteúdo.

No site você encontra livros interativos, leituras graduadas pela National Geographic e exercícios de gramática. Você pode acompanhar a correção imediata, além de ter acesso a dicionários, atividades para prática oral e testes de acompanhamento.

O método é distribuído em 5 níveis de aprendizado. Indo do inglês para iniciantes até o avançado, os níveis acomodam todos os alunos. Está disponível também um teste para determinar o nível em que você se encontra. Dessa forma, se você já tem noções de inglês, é possível economizar tempo e ir direto ao ponto.

O material disponível conta com uma qualidade incrível. Você encontra também e-books para download e vídeos que complementam os estudos em todos os níveis.

Essa é uma excelente opção tanto para quem precisa aprender inglês do zero quanto para aqueles que precisam aprimorar a língua. Além de gratuito, o método de ensino a distância oferece flexibilidade e conveniência. É possível encaixar as aulas facilmente mesmo nas rotinas mais corridas. Não deixe de aproveitar essa oportunidade.

Quem pode participar do curso

Como o programa é voltado para um público específico, infelizmente não é todo mundo que pode participar. Existem algumas exigências para se inscrever no curso e ter acesso ao material disponibilizado pela iniciativa de forma completamente gratuita.

Confira a seguir quem pode fazer o curso do My English Online gratuitamente:

  • Alunos matriculados em cursos de graduação de instituições públicas;
  • Alunos matriculados em cursos de graduação de instituições privadas, que obtiveram nota maior ou igual a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a partir de 2009;
  • Alunos com matrícula regular em pós-graduação de instituições públicas e instituições privadas, em cursos recomendados pela Capes. Você pode consultar quais são os cursos qualificados no site do programa.
  • Professores e técnicos das Universidades Federais e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Se você se interessou e está dentro desse perfil, viste o site do My English Online para se inscrever.

Passo a passo de como se inscrever

Confira a seguir um passo a passo para tirar suas dúvidas sobre o curso.

1 – Informe-se e verifique se você se enquadra no programa

A primeira etapa é ter certeza de que você está qualificado para fazer parte do programa. Para isso, utilize as informações acima ou verifique os requisitos diretamente no site do My English Online.

Também é importante ler a documentação do programa. Aqui você encontra um link para a portaria do curso. Você pode se cadastrar facilmente e acessar o último edital, de 2017.

2 – Inscreva-se no ISF

Uma vez que você determinou que está qualificado para participar do programa, é preciso realizar a inscrição no Idiomas sem Fronteiras (ISF).

Caso tenha dúvidas, elas podem ser resolvidas através do fale conosco do MEC pelo telefone 0800 61 6161 ou pelo autoatendimento do MEC.

3 – Aguarde a validação do seu cadastro

O seu cadastro no ISF passará por uma validação, para garantir que você se enquadra nos requisitos exigidos pelo programa. Você deverá aguardar esse processo.

Quando o cadastro for aprovado, você receberá um email com um link e senha de acesso para o curso.

4 – Cadastro no My English Online

O link recebido te direciona para uma página de cadastro no site do My English Online. A partir do momento que você completar as informações seguintes, poderá acessar o curso tendo em mãos seu CPF, email e senha.

5 – Realize o seu teste de nível

Depois de ter acesso ao curso, é preciso fazer a prova para determinar o nível do seu inglês. Isso é importante principalmente para aqueles que já possuem uma noção do idioma. Isso evita que você perca tempo com conteúdo que já sabe ou que pule conteúdos importantes do curso. O seu nível será determinado automaticamente.

6 – Aprenda a navegar no curso

O site do My English Online oferece um tutorial completo sobre como navegar pelo curso. Revisar essas instruções é importante para garantir que você não perca materiais importantes. Afinal, é preciso focar em aprender o idioma. Para isso, você deve estar familiarizado com a plataforma antes de iniciar o curso.

7 – Conheça o material e prepare seu Cronograma de estudos

Cada aluno tem o seu tempo para aprender. Principalmente com o ensino à distância, é preciso se organizar para manter a disciplina e motivação. Se você não sabe por onde começar, o My English Online oferece um cronograma pronto. Você pode também ver algumas dicas sobre como criar um bom cronograma de estudos no Canal do Ensino, nesse link.

8 – Conheça os Planos de Estudo do programa

O programa My English Online oferece um plano de estudo específico para cada nível. Conhecer esses planos é importante para se programar e organizar, em especial nos estudos online.

Sempre que mudar de nível, verifique o plano e conheça o material com antecedência para ajudar na distribuição das aulas na sua rotina.

Conclusão

Estudar inglês, hoje, é mais do que essencial para todos. Em especial para alunos e professores de graduação e pós-graduação que precisam estar em dia com o idioma. Em um mundo globalizado, falar essa língua universal é fundamental.

Seja para conseguir um emprego melhor, para fazer um intercâmbio, para escrever artigos científicos ou para se dar bem nas provas de concursos, o inglês é indispensável. Ter fluência na língua também te dá acesso a mais fontes de estudo e amplia suas possibilidades de comunicação e oportunidades.

Pensando nisso, e visando a internacionalização do ensino superior no Brasil, o MEC, em parceria com o Capes, disponibilizou um curso de inglês integral, online e gratuito. Essa é uma oportunidade imperdível para aqueles que se enquadram nas exigências do programa.

O curso do My English Online oferece material atualizado, interativo e de altíssima qualidade. Além disso, você também encontra aulas preparatórias para os testes de proficiência mais importantes atualmente.

Quer mais dicas de como estudar idiomas de graça? Veja também esses outros artigos do Canal do Ensino:

Você se enquadra no público alvo do curso? Então se cadastre hoje mesmo, já que essa é uma oportunidade que você não pode perder.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo