Você está aqui:Home » Enem » MEC Divulga Edital do Enem 2017; veja datas, regras e mudanças

MEC Divulga Edital do Enem 2017; veja datas, regras e mudanças

Olá,

Como já era esperado o MEC fez algumas mudanças no Enem de 2017. O motivo das mudanças é com o intuito de melhorar o formato como ele é aplicado e avaliado. Provavelmente você já deve saber sobre as principais mudanças, mas se vai fazer a prova precisa conhecer tudo.

Por isso vamos mostrar aqui tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2017, quais as datas, mudanças e as regras da prova. O MEC divulgou o edital do Enem e você não pode esquecer de ler e conhecer um pouco mais sobre a prova. A principal mudança, é em relação aos dias das provas, que não acontecerão no mesmo fim de semana, isso alegrou alguns estudantes e deixou outros apreensivos.

De acordo com o edital, as provas passam a ser em dois domingos e acontecerão nos dias 5 e 12 de novembro. Mas antes de fazer as provas é necessário fazer a inscrição, ela vai começar as 10 horas do dia 8 de maio e termina às 23h59 do dia 19 de maio. É bom lembrar que será observado o horário de Brasília. As inscrições são feitas no Portal do Participante, dentro do site do Inep.

Algo que gerou polêmica por causa da mudança foi o valor da taxa de inscrição do Enem 2017 que agora será de R$ 82  e deverá ser paga até o dia 24 de maio. Esse prazo não será prorrogado e a inscrição só será confirmada após o pagamento. Mas não são todos os alunos que vão pagar a taxa, alguns estão isentos como:

  • Os cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
  • Estudantes da rede pública;
  • Participantes que declararem ser membros de famílias de baixa renda;
  • Participantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O atendimento especial para os alunos que declararem ser portador de necessidade especial continua o mesmo. Os alunos podem fazer a prova em salas adaptadas, mas não esqueça de comunicar no ato de inscrição se é portador de alguma necessidade especial. Neste ano os estudantes surdos terão acesso às questões do Enem traduzidas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) via vídeo.

O Enem também deixou de ser um certificado de conclusão do Ensino Médio, antigamente a prova era apenas para comprovar a conclusão do Ensino Médio. Com o tempo passou a ser uma avaliação para entrar em faculdades, agora é uma prova para ingressar nas universidades.

Informações sobre a prova e regras

As provas serão realizadas em dois domingos, o primeiro dia terá duração de 5 horas e meia, é neste dia que o aluno vai fazer a redação e provas de linguagem, código e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo o estudante fará as provas de matemática e ciências da natureza e suas tecnologias e esse dia a duração será de 4 horas.

Como sempre os portões abrem pontualmente 12h e fecham às 13 horas. O início das provas está previsto para às 13h30. Uma novidade é que os cadernos de questões agora estão personalizados com o nome e o número de inscrição dos alunos e por esse motivo o aluno não precisa identificar a cor da prova recebida. Os cartões de respostas também levarão os dados do candidato.

As cores e cadernos diferentes estão mantidos. Para fazer a prova o candidato precisa levar uma caneta esferográfica de cor preta, ela deve ser de material transparente e um documento original com foto. Os estudantes podem levar alimentos, mas existem regras, se o alimento estiver em potes, estes devem ser transparentes. É proibido levar lápis, lapiseira, outras canetas, borracha, cadernos de anotações e outros.

Essas são algumas das mudanças e as novas regras, se você quer saber mais sobre a prova não deixe de conferir o edital divulgado pelo MEC. Em caso de dúvida deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar com seus colegas de escola essas novidades, todos precisam saber para não perder a oportunidade.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo