Você está aqui:Home » Livros Grátis » MEC Disponibiliza 2 livros Grátis para Ensinar Português para Alunos Surdos

MEC Disponibiliza 2 livros Grátis para Ensinar Português para Alunos Surdos

Olá,

O MEC disponibiliza 2 livros grátis para ensinar Português para alunos surdos, a educação especializada está ganhando suporte a cada dia e isso é muito bom. O governo tem mostrado sua preocupação com esses alunos, pois é importante lembrar que não adianta inserir eles nas escolas tradicionais e não disponibilizar um material adequado.

Muitos professores já estão se especializando para trabalhar com esses alunos, você precisa saber que eles têm necessidades especiais, precisam de um cuidado e suporte a mais, além disso é necessário ter um material adequado. Agora que o MEC disponibiliza 2 livros grátis para ensinar português para alunos surdos fica mais fácil, mesmo assim há muito o que melhorar.

Para ensinar uma língua escrita para alguém que desconhece a oralidade é um grande desafio, o desafio é para os professores, pais e também para o aluno que precisa aprender. A dificuldade dos alunos é que eles não conhecem a língua portuguesa falada e por isso fica bem mais complicado aprender a escrever o idioma. Na maioria das vezes esses alunos têm um contato com a língua portuguesa muito tarde, às vezes só quando entram na escola.

Uma criança surda tem inicialmente o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que é bem diferente da Língua Portuguesa. Só depois ele tem acesso a língua portuguesa, mas é muito importante saber se comunicar em nosso idioma também, pense como seria para um surdo não saber ler o que está escrito em uma placa. Atividades que para você são rotina, para um surdo que não tem conhecimento do nosso idioma é um desafio.

Além disso, são poucos os brasileiros que conhecem a língua brasileira de sinais, na maioria das vezes são pessoas que têm contato com surdos e mudos e essa é uma minoria. Mas para ajudar os estudantes e qualquer outra pessoa com surdez a entender melhor nossa língua o MEC disponibiliza 2 livros grátis para ensinar português para alunos surdos.

Esses livros contêm um conjunto de propostas de atividades para ensinar a língua Portuguesa escrita para alunos surdos, são livros que vão desde a alfabetização até os anos iniciais do ensino fundamental. Os dois livros são ideais para auxiliar o professor no desenvolvimento de práticas educacionais na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado.

Ficou interessado e quer saber como ter acesso aos livros? Os livros são gratuitos e estão disponíveis para fazer o download, para isso basta clicar nos links e salvar o material, veja:

Basta clicar nos link, você será direcionado para uma página com o livro, você pode acessar o livro de forma online, mas também pode baixar para ter sempre que precisar e quando não estiver com acesso a internet. Agora não deixe de conferir os livros e aprender como ensinar aos alunos surdos a língua portuguesa.

Se tiver alguma dúvida não deixe de comentar, podemos te ajudar, não esqueça de compartilhar também com outros professores do português, pode ter certeza que eles vão gostar de conhecer esses livros. Além disso, os pais das crianças também vão curtir a novidade, essa é uma notícia que não pode ficar guardada, ajude a espalhar.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo