Você está aqui:Home » Dicas » Professores » MEC anuncia liberação de 190 mil vagas para formação de professores

MEC anuncia liberação de 190 mil vagas para formação de professores

Olá, leitor!

O MEC anunciou que oferecerá 190 mil vagas para formação de professores, serão 190 mil vagas para ajudar na formação e serão divididas em três editais distintos 45 mil vagas são destinadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Outras 45 mil vagas vão para o Programa de Residência Pedagógica.

As demais 100 mil vagas serão direcionadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Todos os editais estão integrados na Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Os três editais atuam de uma forma que complementa a formação dos professores, ou seja, são direcionados a diferentes etapas do aprendizado e ensino, por exemplo:

Pibid

Apenas os alunos que cursam o Ensino Superior e que estejam nos dois primeiros anos do curso, podem contar com uma vaga. As vagas desse edital contam com atividades teóricas e práticas, para que os alunos tenham contato com a realidade escolar.

A partir do aprendizado na universidade, e com execução dessas atividades, os alunos conseguem compreender o que engloba o ambiente escolar.

Programa de Residência Pedagógica

MEC anuncia 190 mil vagas para formação de professores

Essa que é a novidade no programa do governo, é destinado aos últimos dois anos do curso e tem como objetivo, unir por meio de um plano de trabalho as universidades, a secretaria de Educação e as escolas.

Nessa etapa, é inserido a ideia de que a escola é a base sólida para a formação de futuros professores.

Universidade Aberta do Brasil (UAB)

Para se capaz de perceber a importância dessas vagas para a renovação do ensino no Brasil, até a UAB recebe a oportunidade de fazer parte do programa. Ela não abria novas vagas, desde 2014.

Uma de suas principais características, é oferecer a oportunidade para o professor em efetivo exercício na educação, amplie seus conhecimentos.

A distância entre escolas e universidades

A notícia trouxe ainda, uma resolução para um problema percebido no meio dos profissionais. Alguns apontam que existe uma certa distância entre universidades e escolas.

Para o progresso da educação isso não pode existir, ou seja, escolas e universidades devem manter contato direto. Afinal, um complementa o outro, a escola forma a base que a universidade vai usar para polir o aluno e o preparar para disseminar conhecimento país afora.

Com a iniciativa do programa de vagas, essa certa distância deve deixar de existir. Pois existe um incentivo às escola e universidades, para que atuem juntas, a fim de encurtar laços e promover o aprendizado concreto.

O edital tem data prevista para estar disponível, a partir de agosto. Para saber mais sobre o programa de vagas oferecidas, acesse a página oficial do MEC. Fique por dentro das atualizações e novas informações quanto as vagas.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo