Você está aqui:Home » Cursos Grátis » MEC abre inscrições de curso para professores de Inglês nos EUA

MEC abre inscrições de curso para professores de Inglês nos EUA

Olá, leitores!

Estão abertas as inscrições para o curso para professores de inglês nos Estados Unidos, pelo Programa Idiomas sem Fronteiras do Ministério da Educação.

O MEC abriu inscrições para professores de Inglês nos EUA. Os professores que amam aprender e querem se aperfeiçoar mais no idioma poderão se inscrever no curso de capacitação oferecido aos docentes dos Institutos Federais de todo país. Saiba o que é necessário para participar e se inscrever.

Como fazer o curso pelo MEC?

Os professores de Inglês dos Institutos Federais poderão se inscrever em um curso de capacitação com duração de oito semanas, nos Estados Unidos, oferecido pelo MEC (Ministério da Educação). No total serão disponibilizadas 76 vagas.

Poderão participar os professores de Inglês, em exercício, dos Institutos Federais de educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), das Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e professores do Colégio Pedro II.

O candidato deve ter nacionalidade brasileira e proficiência em língua inglesa com nota mínima no exame Toefl (Test of english as a foreign language). Não poderão se inscrever aqueles que recebem ou receberam bolsa ou benefício financeiro para capacitação internacional em língua inglesa.

Ao se inscreverem os candidatos deverão apresentar uma carta de intenções, na qual necessita expor sua motivação em participar do Programa e a forma de aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso ao retornarem ao Brasil. Além disso deverão indicar quais serão as atividades que pretendem desenvolver nas escolas da rede pública.

O que é o curso para professores de inglês pelo MEC?

professora-e-alunos

O curso é uma iniciativa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) e do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), voltada para a capacitação e aperfeiçoamento dos professores que atuam nos Institutos Federais.

Os objetivos do curso são os de fortalecer o domínio de habilidades linguísticas, conhecer práticas pedagógicas, promover o desenvolvimento de metodologias e materiais didáticos para o ensino da língua inglesa e compartilhar experiências do ensino de inglês.

A capacitação pretende também estimular o uso de recursos online e de outras ferramentas na formação continuada de professores para uso em sala de aula, além de estimular parcerias para futuros intercâmbios.

Em contrapartida pela participação no Programa, os candidatos que forem selecionados assumem o compromisso de desenvolverem um plano de trabalho, por um período mínimo de um ano, nas ações do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do MEC. Este plano será aplicado em sua instituição de origem ou em outras escolas das redes públicas, de modo a praticar os conhecimentos adquiridos e contribuir com a aplicação de ações e atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização.

As atividades acadêmicas dos professores selecionados para este segundo grupo do Programa deverão ser realizadas no período de janeiro a março de 2017. A capacitação terá duração de até oito semanas nas instituições consorciadas ao Northern Virgínia Community College (Nova), dos Estados Unidos.

Qual o período de inscrição do curso para professores de inglês pelo MEC?

As inscrições estão abertas no site da Capes desde o dia 01 de junho e encerrarão no dia 15 de julho.

Para conhecer todos os detalhes, acesse a página do Portal do MEC com todos os documentos necessários e o Edital. Ou obtenha maiores informações pelos e-mails: setec.capes.nova@mec.gov.br ou setec-nova@capes.gov.br

Gostaram da dica? Deixem seus comentários!

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo