Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Material pedagógico gratuito sobre direitos humanos para download

Material pedagógico gratuito sobre direitos humanos para download

Olá,

O projeto “Respeitar é preciso!” está disponibilizando um material pedagógico gratuito sobre direitos humanos, o objetivo deles é construir uma cultura de Educação em Direitos Humanos nas escolas da Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo. Esse projeto foi criado em 2014 com parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação e o Instituto de Vladimir Herzog.

O interessante é que esse material é bem completo e trata sobre assuntos importantes e interessantes que devem ser estudado com os alunos. O material pedagógico gratuito sobre direitos humanos é formado por cinco livros, esses livros debatem as principais violações de direitos humanos ocorridos no ambiente escolar:

  • Democracia na escola;
  • Respeito e humilhação;
  • Sujeitos de direito;
  • Igualdade;
  • Discriminação.

Esse programa se baseia na construção de uma cultura de educação em direitos humanos, ele tem o objetivo de ensinar nas escolas os valores nas relações que ocorrem em todas as instituições como a família, nos grupos religiosos, escolas e outros. Antes de mostramos como você pode ter acesso a esses livros é necessário entender um pouco mais do projeto “Respeitar é Preciso!”.

O projeto do material pedagógico gratuito sobre direitos humanos passou por algumas etapas até ser concluído. A primeira parte consistiu na elaboração de materiais pela equipe do Vlado Educação, eles tiveram a colaboração de 650 educadores da rede municipal. Este trabalho surgiu das oficinas de formação sobre educação em direitos humanos realizados nas Diretorias Regionais de Ensino.

O segundo passo foi contar com a atuação direta da equipe do Vlado Educação nas escolas, eles acompanham mensalmente o processo de implementação do projeto. Os professores promovem encontros para a formação em educação sobre direitos humanos, são selecionadas pessoas em cada escola, chamadas “mobilizadores”, são elas que contribuem para o sucesso da ação.

Eles analisaram o material escolar oferecido para os alunos, a reflexão sobre experiências vivenciadas pela comunidade escolar, entre outras coisas, só depois de passar por todas as etapas que o projeto está divulgando o material. Isso mostra o quão comprometidos eles estão e a qualidade desse material pedagógico sobre direitos humanos. Ele está disponível para download.  

Para acessar todo o material pedagógico é só clicar nos links que vamos deixar abaixo, ele está disponível na íntegra no Portal e para saber mais informações não deixe de clicar aqui.

Existem também uma segunda versão desse material e você pode encontrar nesse link aqui, lá você também pode entender uma pouco mais do projeto. Agora é só fazer o download dos materiais e começar a usar em sala de aula, pode ter certeza que seus alunos vão aprender muito. Esse é um assunto muito importante que deve ser trabalhado tanto com crianças como com adolescentes.

Não esqueça de compartilhar com outras pessoas o material pedagógico gratuito sobre direitos humanos que acabou de conhecer, todos os professores precisam ter acesso a esse material. Em caso de dúvida deixe seu comentário que podemos ajudar.

Até logo!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo