Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Material gratuito para download de matemática e português para ensino fundamental

Material gratuito para download de matemática e português para ensino fundamental

Olá,

Por muitas vezes, criar conteúdo novo para todas as aulas é um trabalho extremamente complicado para os professores. O cronograma das aulas, a forma em que o conteúdo será apresentado, os trabalhos de casa, as avaliações e testes dos alunos, os estudos para as provas municipais, estaduais e nacionais. Tudo isso pode massificar o trabalho de um professor, este que ainda deve achar maneiras de sempre manter a atenção do aluno.

Visando ajudar os professores e os alunos a estudarem para uma das provas mais importantes do Brasil, o governo liberou um material completo de exercícios e atividades para as crianças que estão cursando o início e o final do ensino fundamental. Está é uma das fases mais importantes da educação, que deve sempre gerar interesse dos pequenos com o estudo. O material disponibilizado pode ajudar na prática e também fazer com que os alunos tenham mais conteúdo para se preparar para avaliações ou mesmo para a vida que os espera.

Os livros de atividade

O material didático para os alunos do ensino fundamental está disponível através do portal do Governo do Estado do Paraná, na sessão de Secretaria da Educação em “Educadores”. Para facilitar o acesso é possível clicar aqui.

Os livros estão divididos em quatro, sendo separados por matéria (matemática e português) e período do ensino médio (início e final). Os livros são:

  • Caderno de Atividades Língua Portuguesa, Anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Caderno de Atividades Língua Portuguesa, Anos finais do Ensino Fundamental
  • Caderno de Atividades Matemática, Anos iniciais do Ensino Fundamental
  • Caderno de Atividades Matemática, Anos finais do Ensino Fundamental.

Para baixar, basta acessar a página indicada anteriormente e clicar sobre o nome do livro que está em verde. Nas versões mobile, para smartphones e tablets, o conteúdo será baixado automaticamente. Já pelo acesso através de computadores e notebooks é possível que abra uma página em PDF, sendo preciso clicar em “Salvar como…” para conseguir finalizar o download do livro.

Os professores podem imprimir os livros para o uso nas aulas ou disponibilizar o link para que seus alunos façam o dever em casa, diretamente no computador e apresentando os resultados na sala de aula.

Para baixar o material completo de de matemática e português para ensino fundamental clique aqui!

Atividades que preparam para a Prova Brasil

O material disponibilizado pelo Governo do Estado do Paraná pode ter muitos usos dentro de sala de aula, mas o conteúdo é destinado para o prepara do Prova Brasil, uma das mais importantes avaliações para averiguar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, ou Prova Brasil, foi criada em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova é um teste padronizado com conteúdo de Matemática e Língua Portuguesa, e também possui um questionário socioeconômico para dar melhor base a pesquisa. A Prova Brasil é de extrema importância para o IDEB, este que permite que o governo tenha melhores informações e possa agir de forma mais adequada para a realocação de verba e para a criação de projetos educacionais em determinadas regiões.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo