Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Material gratuito de design thinking para educadores

Material gratuito de design thinking para educadores

Olá, professor!

Você já considerou trabalhar com o conceito do Design Thinking?

É um jeito de inovar na forma que o ensino e o aprendizado é feito. Mas você sabe o que é e como colocar isso em prática? Para isso foi feito o site Design Thinking para Educadores que está disponibilizando material gratuito para educação.

O Design Thinking é um termo difícil de ser traduzido, já que ele representa mais um conceito do que algo mais palpável mesmo. Como definição, Design Thinking (DT) é um novo jeito de pensar e abordar problemas ou, dito de outra forma, um modelo de pensamento centrado nas pessoas.

Etapas do Design Thinking

Para entender melhor veja as etapas do processo do Design Thinking para professores:

1- Descoberta: identificar seu desafio. Eu tenho um desafio. Como posso abordá-lo?

2- Interpretação: eu aprendi alguma coisa. Como posso interpretá-la?

3- Ideação: eu vejo uma oportunidade. Como posso criar?

4- Experimentação: eu tenho uma ideia. Como posso concretizá-la?

5- Evolução: eu experimentei alguma coisa nova. Como posso aprimorá-la?

Material gratuito

O material gratuito para educadores, feito em parceria com o Instituto Educadigital, é composto por um livro base e um caderno de atividades que podem ser baixados gratuitamente no site Design Thinking para Educadores. Essas obras mostram como utilizar a abordagem do DT a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam.

Pode ser um desafio de sala de aula, ou do grupo de professores ou da escola com a comunidade do entorno. O importante é ter sempre foco nas pessoas envolvidas no processo, e refletir sobre o que pode agregar valor à vida delas.

Organizado em cinco etapas – descoberta, interpretação, ideação, experimentação e evolução – traz uma proposta para educadores e gestores conseguirem criar soluções criativas para as atividades de ensino e de aprendizagem por meio de um processo que envolve cocriação, ou seja, muita troca de ideias para chegar a um objetivo comum.

Como baixar o material gratuito para educadores

O material pode ser baixado gratuitamente por inteiro ou por capítulos, de acordo com a necessidade do educador. Basta acessar o site Design Thinking para Educadores e escolher o que precisa.

O site ainda compartilha histórias de sucesso de quem já usa o Design Thinking na educação, em seu processo de ensino e aprendizagem. Inspire-se.

Experimente. Inove seu jeito de ensinar. Você logo vai ver os resultados.

Até a próxima.

comentários (2)

  • matheus marques de araujo xavier

    eu gostaria de aprende a desenha minha serie preferida que e os sete pecadoscapitais e a turma do anime que e rock,elisabeti,ban,meliodas,dianne,king e etc.eu gosto muito de desenha entao desidi entra nesse saite.se voces e encinaceneu agradeçeria.porque eu sempre quis me tonar professor de anime e de manga.e fazer grafite fazer cricatura e etc;eu amo desenha mas toda ves que eu tento desenha os sete pecados capitais sai muito feio por isso que eu quero aprender a desenha anime meu sonho e conseguir desenha o melioda o pecado do dragoe e o ban pecado da raposa e o king o pecado do urdo e dianne o pecado da serpente meu sonho e esse e tambem gosta ria de desenha onaruto a sacura saske kakachi cabuto o irmao do saske toda ves que eu temto de desenha esses personagens parese que eo um rapisco quando eu comparo meus desenhos com os originais.

    Responder

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo