Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Material didático gratuito ajuda a abordar Shakespeare em sala de aula

Material didático gratuito ajuda a abordar Shakespeare em sala de aula

Olá, leitores(as)! 

Pode até ser que muitos de vocês não tenham lido Romeu e Julieta (1592), visto Otelo (1604) no teatro ou assistido às adaptações de Hamlet (1599) no cinema, mas certamente todos esses nomes são familiares aos seus olhos e ouvidos. Isso porque as obras de Shakespeare são referências no mundo todo, nas mais diferentes esferas sociais. Dizem, inclusive, que foi ele quem criou o homem, mais especificamente o conceito que temos dele.  

Considerando a relevância do autor e suas produções, a organização British Council e a Royal Shakespeare Company (RSC) fizeram uma parceria e desenvolveram um material didático gratuito com várias abordagens das obras de Shakespeare para utilizar em sala de aula, tanto no ensino fundamental quanto no médio. O conteúdo é direcionado especialmente para professores(as) e disponibiliza várias instruções e dicas de uso para auxiliá-los(as). 

Shakespeare Vive nas Escolas 

Quem não possui na lembrança a cena de um homem segurando um crânio enquanto pronuncia “Ser ou não ser, eis a questão” que atire a primeira pedra. É inegável, Shakespeare está na memória coletiva de muitas sociedades, principalmente a ocidental, e foi pensando nisso que o material Shakespeare Vive nas Escolas (2016) foi criado. A ideia é apresentar as obras do dramaturgo, de forma didática e lúdica, para crianças e jovens, estabelecendo relações com debates atuais.  

Material didático gratuito ajuda a abordar Shakespeare em sala de aula

Fonte: Reprodução

O conteúdo foi estruturado para garantir que professores(as) tenham todas as ferramentas necessárias ao ministrarem as aulas. Nesse sentido, os textos traçam objetivos, indicam possíveis relações extracurriculares, recomendam quais competências e perspectivas podem ser desenvolvidas e os recursos que serão necessários. 

Além disso, a British Council se preocupou em providenciar vídeos complementares e dicas de como usar o material. Também sugere atividades para serem realizadas ou adaptadas pelos(as) educadores(as). O material, que abrange as disciplinas de história, inglês e arte (criando diálogos com temas relacionados à política, cidadania e ao teatro), está dividido em 8 seções:  

  • Como usar este material; 
  • Dicas para exploras as peças de Shakespeare; 
  • Liderança e poder; 
  • Família e relacionamentos; 
  • Identidade e igualdade; 
  • A sorte e o destino; 
  • Justiça e normas; 
  • Uma introdução a algumas metodologias do teatro. 

Para ter acesso, basta clicar aqui. 

Biografia de William Shakespeare 

Dramaturgo, ator, poeta e escritor de grandes clássicos, estas são algumas das atribuições desse que foi um dos mais celebrados artistas da história da humanidade — tendo desfrutado de muito prestígio ainda vivo. Apesar de tantas produções com sua autoria, há muito mistério em torno da figura de William Shakespeare e suas origens, com teorias que até duvidam de sua existência.  

O nascimento, por exemplo, é comemorado em 23 de abril, mas algumas fontes informam que, na realidade, o autor nasceu em 26 de abril de 1564, em uma cidade comercial conhecida como Stratford-upon-Avon, na Inglaterra. Shakespeare era filho de um fabricante de luvas, o inglês John Shakespeare, e de Mary Arden, cujo pai foi um grande fazendeiro.  

A classe social dos pais possibilitou que o dramaturgo tivesse uma boa formação escolar, entretanto, foram seus conhecimentos e habilidades que o fizeram acumular riquezas. Considerado um dos maiores autores do mundo, Shakespeare foi responsável pelos primeiros registros escritos de muitas palavras em língua inglesa.    

Além de ter dado novos sentidos a diversos termos em inglês, o poeta criou muitos outros e, conforme defende o crítico literário Harold Bloom no livro Shakespeare: A invenção do humano (2000), inventou a imagem de humanidade que temos até hoje. Ao desenvolver peças trágicas, humorísticas e históricas, Shakespeare explorou, de maneira profunda, diversos temas inerentes ao ser humano, como amor, ódio, dor, alegria e muito mais.  

Suas peças e escritos influenciaram profissionais de vários campos do saber e foram objeto de inúmeros estudos e adaptações ao longo do tempo, como filmes, musicais e romances. Entre as obras mais famosas, destacam-se as mencionadas na introdução deste texto e Macbeth (1611), A Megera Domada (1590) e Sonho de Uma Noite de Verão (1605).  

British Council e RSC 

A instituição pública British Council foi fundada com o propósito de promover conhecimento aos cidadãos e cidadãs do Reino Unido, unidade política composta pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte. Além disso, busca criar relações entre países e culturas distintas por meio da arte e da educação. Nesse sentido, oferece diversas atividades e bolsas de estudo, como a cedida ao poeta brasileiro Vinicius de Morais, para estudar na Universidade de Oxford, em 1938. Para conhecer mais, acesse aqui.  

Coincidindo com os valores da British Council, a RSC acredita que a cultura e a arte são potencializadoras do conhecimento e da criatividade humana. Mais que isso, a Companhia tem como missão tornar as obras de Shakespeare acessíveis para o maior número possível de pessoas, no Reino Unido e no mundo. Por isso, produz peças teatrais e auxilia em ações que viabilizam diálogos entre os textos do autor e a contemporaneidade. Para conhecer mais sobre seus eventos e projetos, acesse aqui.   

Se ser ou não ser é uma questão, fica a critério de cada um, mas conhecer as obras de Shakespeare com certeza vale a pena para todo mundo. Então, compartilhe este texto com os(as) amigos(as) e confira o material com eles(as)!  

No Canal do Ensino, leia também:  

Boa aula e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo