Você está aqui:Home » Dicas » Professores » Material de curso Proinfantil é disponibilizado gratuitamente pelo MEC

Material de curso Proinfantil é disponibilizado gratuitamente pelo MEC

Olá, leitor!

Vocês sabiam que o Ministério da Educação (MEC) possui um programa de formação inicial voltado para professores que estão em exercício na educação infantil? Chamado Proinfantil, o curso, que é realizado a distância com alguns encontros presenciais, é voltado para profissionais que trabalham com crianças de 0 a 6 anos, em creches e escolas de todo Brasil.

Desenvolvido por profissionais renomados da educação, que já trabalham com a formação de professores, o programa tem duração de dois anos e visa fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento de carreira de profissionais que lidam diariamente com as crianças do país.

O Proinfantil é dividido em quatro módulos de seis meses cada, totalizando 3.392 horas de conteúdo, e possui toda uma metodologia de apoio à aprendizagem a distância. Sua estrutura é dividida em áreas temáticas: linguagens e códigos; identidade, sociedade e cultura; matemática e lógica; vida e natureza; língua estrangeira; e fundamentos da educação e organização do trabalho pedagógico.

Como acessar

material-de-curso-proinfantil-e-disponibilizado-gratuitamente-pelo-mec_

O Ministério da Educação disponibilizou, em 2017, todos os livros utilizados durante o curso. No total, são 64 publicações que podem ser acessadas e baixadas clicando aqui

Para fazer o download, é preciso clicar no link disponibilizado pelo Canal do Ensino; ao abrir o livro em uma nova aba, procure pelo desenho de disquete na parte direita superior da página. Escolha uma pasta para salvar e boa leitura!

Como aproveitar o conteúdo

Durante muito tempo, a educação infantil foi julgada como um espaço em que bebês e crianças passavam o tempo enquanto seus familiares trabalhavam ou não estavam em casa. O que essas pessoas não sabiam é que o período de 0 a 6 anos é fundamental para o desenvolvimento pessoal e cognitivo do ser humano.

Professores da educação infantil têm, portanto, papel fundamental na evolução das crianças com as quais convivem. A partir de seus cuidados e atenção, conseguem desenvolver nos pequenos a capacidade de interação com o próximo e de entender regras, o poder do aprendizado e até mesmo a coordenação motora.

A educação infantil é, ainda, a fase que antecede e prepara as crianças para todos os temas que serão abordados nos demais capítulos desse aluno na escola. Considerando os itens citados, as aulas do Proinfantil tornam-se fundamentais para os profissionais que querem fazer a diferença na vida dos pequenos.

Ao final de dois anos, ou enquanto tiver conseguido ler todos os livros e realizar as atividades propostas pelo material do Proinfantil, o professor estará apto a dar um novo sentido para suas aulas e atuação dentro da sala de aula. Mas, para isso, é necessário que o profissional dedique esses meses para aprender na teoria e colocar em prática tudo o que vem lendo e absorvendo com o curso.

O caminho pode ser por vezes desafiador, mas a profissão de educador em si já é formada por desafios diários. É fundamental, portanto, que o professor foque em tornar-se um mediador entre as crianças e o conhecimento enquanto estuda o conteúdo, para que não perca o rumo da proposta do Proinfantil durante os dois anos.

Uma boa dica do Canal do Ensino é dedicar-se diariamente a estudar e interpretar o conteúdo, procurando coloca-lo em prática em situações cotidianas que aparecerão conforme os livros vão sendo finalizados. Ao alinhar situações apresentadas pelo material com vivências diárias, o profissional se tornará ainda mais completo para seu cargo.

Outro ponto que ajudará e muito durante os estudos é a troca de figurinhas com outros profissionais do meio. Estimular outros professores a estudarem o conteúdo e promover rodas de conversa sobre diferentes percepções, pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento dos mestres e também para a instituição na qual todos dão aula.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2018 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo