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Matemática e xadrez: o casamento perfeito

Olá, estudante!

Um estudo publicado por um aluno do curso de pedagogia, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, aponta contribuições do jogo de xadrez na aprendizagem de matemática nas séries iniciais. Um dos principais objetivos ao disponibilizar a prática do jogo nas escolas é justamente o que visa colaborar com o processo de assimilação na disciplina da área de exatas.

O xadrez desafia o exercício mental, ele exige raciocínio, tomada de decisões, solução de problemas e torna algo difícil em estímulos, estes pontos potencializam a habilidade dos estudantes de realizar cálculos. Além disso, os métodos utilizados pelos alunos para resolver as questões podem ser aproveitados pelos professores para ensinar a própria matéria.

O trabalho divulgado, encontrou semelhanças no desafio matemático com as jogadas do xadrez, visto que os cálculos das operações seguem a mesma lógica de raciocínio para serem resolvidas que o do jogo. Destacou-se, também, que é um recurso barato e de grande potencial para ser aproveitado pelas instituições de ensino, porquanto auxilia na formação do cidadão, na capacidade cognitiva dos estudantes e no seu desempenho em geral.

Os ganhos podem ser sentidos também em outras disciplinas, uma vez que ele exercita as diferentes habilidades como:

pessoa-jogando-xadrez

  • Concentração
  • Organização do pensamento
  • Exercício da paciência
  • Capacidade de interpretar
  • Capacidade de resolver problemas
  • Estratégias
  • Construção de hipóteses
  • Controle da ansiedade
  • Raciocínio lógico
  • Tomada de decisões
  • Memória
  • Autoconfiança
  • Autoestima
  • Respeito
  • Cooperação

A pesquisa contou também com uma análise quantitativa de dados, obtidos por meio de entrevistas realizadas com 30 alunos de uma turma. Ela revelou que 60% deles aprenderam a jogar dentro da instituição de ensino; 80% alegam terem sentido aproveitamento em outras disciplinas; e 94% consideram a atividade interessante, divertida ou criativa, apenas 6% enxergam a prática como monótona.

Muitas escolas incluem em suas grades curriculares aulas de xadrez, devido aos inúmeros benefícios que o jogo pode trazer aos estudantes, outras colocam como atividade opcional, o que é um ponto negativo pois por falta de conhecimento os alunos acabam escolhendo outras ocupações. Pelo menos nos primeiros anos da educação o xadrez deveria ser introduzido e obrigatório, se o tutor souber explicar os objetivos de se trabalhar com ele, ser paciente e capaz de estimular seus aprendizes, ninguém fugirá dele.

Outras curiosidades:

  • O tabuleiro possui oito colunas e oito linhas, totalizando sessenta e quatro casas (8 X 8 = 64); ou então oito elevado ao quadrado (8² = 64).
  • 32 casas pertencem ao comando de cada um dos grupos de 16 peças.
  • Um peão percorre no máximo 7 casas; um bispo 32; as demais 64.
  • Existem 170 setilhões de opções para iniciar o jogo, após quatro jogadas o número de combinações passa a ser 315 bilhões.
  • Na Romênia, um terço da nota de matemática é composta pelo desempenho no xadrez.

O xadrez pode ser aprendido em qualquer fase da vida, e seus benefícios são percebidos em diferentes atividades, como no trabalho por exemplo. Por isso se você não teve a oportunidade de jogar na infância, é tempo de aprender.

Bom jogo e até logo!

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