Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Manual on-line gratuito aborda a adaptação de imagens para deficientes visuais

Manual on-line gratuito aborda a adaptação de imagens para deficientes visuais

Olá, leitor(a)! 

Apesar de o número de pessoas com deficiência visual, das formas mais leves até as mais severas, ser o segundo maior entre a população com alguma deficiência, a quantidade de conteúdos voltados para esse público é muito escassa. Essa situação é ainda mais preocupante quando pensamos em ambientes educacionais, que deveriam oferecer um ensino igualitário e de qualidade, mas que, ao contrário, enfrentam grandes desafios quando se trata da inclusão de pessoas com deficiência.  

Pensando em melhorar esse cenário, o Portal de Livros Abertos da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza um manual on-line e gratuito para a criação de imagens adaptadas a deficientes visuais. O material foi elaborado por profissionais ligados(as) ao Instituto Federal do Pará (IFPA) e um professor associado à USP.  

Manual de imagens para pessoas com deficiência visual  

Manual on-line gratuito aborda a adaptação de imagens para deficientes visuais

Fonte: Reprodução

Conforme informa a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), das 17,3 milhões de pessoas com alguma deficiência no Brasil, quase 7 milhões possuem deficiência visual. Esse número está atrás apenas do de pessoas com deficiência nos membros superiores ou inferiores, que correspondem a um total de 10,1 milhões de brasileiros(as).  

Embora representem boa parte do público com deficiência, os(as) deficientes visuais ainda sofrem muito no que diz respeito à acessibilidade. Em espaços voltados para o ensino e a aprendizagem, por exemplo, os recursos visuais estão sendo cada vez mais utilizados. Contudo, na maioria dos casos, esses materiais não são adaptados para que pessoas com deficiência visual também usufruam deles.  

Diante da insuficiência de conteúdos produzidos para esse público, e de pessoas qualificadas para isso, foi elaborado o Manual de imagens para deficientes visuais (2021). Buscando abrir passagem para que cada vez mais caminhos na área sejam trilhados e auxiliar na promoção da inclusão social, o e-book aborda métodos e ferramentas para compor imagens táteis.  

A obra contou com a estruturação dos(as) docentes e dos(as) profissionais Deriks Karlay Dias Costa, João Elias Vidueira Ferreira, Júlio César Suzuki, Maíra Vasconcelos da Silva Padilha, Maria Edna Cruz Trindade, Ronaldo Meireles Martins, com apoio da USP e do IFPA, e está dividida em 5 partes 

  • Introdução; 
  • Capítulo 1 – Visão Histórica e Social da Cegueira; 
  • Capítulo 2 – O Sistema Braille; 
  • Capítulo 3 – Métodos de Criação de Imagens Táteis;  
  • Capítulo 4 – As Imagens Táteis. 

Em uma das citações feitas no Manual, defende-se que “o toque é o nosso sentido mais social e ele nos proporciona o principal meio de contato com o mundo externo”. Por isso, a criação de materiais táteis não só contribui para a expansão do conhecimento de pessoas com deficiência visual, mas também para a autonomia delas em relação ao acesso a informações antes indisponíveis. Para ler o conteúdo na íntegra, basta clicar neste link. 

Portal de Livros Abertos da USP 

Criado em 2016 pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SIBiUSP), o Portal de Livros Abertos da USP funciona como uma editora digital. O site tem como missão possibilitar a divulgação e a publicação de produções acadêmicas e científicas da instituição, em todas as áreas do saber, como teatro, educação e etnologia.    

A plataforma já disponibiliza centenas de obras digitais, organizadas por categorias e séries, desenvolvidas por docentes e servidores(as) da Universidade. O acesso aos e-books, em formato PDF, é aberto e gratuito. Para consultar o acervo completo, clique aqui.   

No Canal do Ensino, leiam também: 

Aproveite o conteúdo e até logo!  

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo