Você está aqui:Home » Livros Grátis » Educação e Pedagogia » Manual de Libras para Ciências: baixe o e-book gratuito

Manual de Libras para Ciências: baixe o e-book gratuito

Olá, leitor(a)! 

Você sabia que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% dos habitantes do Brasil são surdos (2020)? Isso significa que mais de 10 milhões de cidadãos possuem algum tipo de deficiência auditiva. Como apenas uma pequena parte dos brasileiros é falante de Libras, a barreira da comunicação limita a autonomia dessas pessoas em diversos espaços, inclusive no educacional. 

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criaram o Manual de Libras para Ciências, um e-book gratuito com representações em sinais de termos específicos sobre partes das células e dos sistemas do corpo humano. Neste texto, vamos explicar o que é uma língua de sinais, qual a importância da educação inclusiva e como obter acesso ao Manual. Acompanhe!

Manual de Libras para Ciências: baixe o e-book gratuito

Fonte: Reprodução

Língua de sinais

A língua de sinais utiliza gestos e sinais no lugar das palavras. Como não depende de sons, possibilita que pessoas surdas se comuniquem umas com as outras e com indivíduos que aprenderam a se expressar nesse sistema. Assim como há vários idiomas, existem também diversas línguas de sinais ao redor do mundo. Por exemplo: 

  • Libras = Língua Brasileira de Sinais (Brasil) 
  • LGP = Língua Gestual Portuguesa (Portugal) 
  • ASL = American Sign Language (Estados Unidos) 
  • LSA = Lengua de Señas Argentina (Argentina) 
  • LSF = Langue des Signes Française (França) 

Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida como meio de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, de acordo com a Lei nº 10.436. Logo, está assegurado pelo poder público o apoio para seu uso e difusão nas comunidades surdas. Os sistemas federais, estaduais e municipais devem garantir a inclusão do ensino da língua em cursos de formação que envolvem educação e educação especial. Se você deseja aprender Libras, separamos um artigo sobre como e onde você pode estudar de forma gratuita.

A importância da educação inclusiva

Apesar dos avanços, pessoas com deficiência ainda encontram barreiras para estudar, e educação é fator fundamental para a inclusão social. Dos 10 milhões de portadores de surdez que vivem no Brasil, apenas 7% têm ensino superior completo, 15% estudaram até o ensino médio, 46% frequentaram até o fundamental e 32% não têm nenhum grau de instrução. Essa situação se torna ainda mais grave, pois poucos educadores dominam Libras, mesmo sendo uma das línguas oficiais do país.  

O acesso de surdos à ciência

Esse entrave se intensifica quando falamos de expressões técnicas e científicas. Se uma pessoa surda se depara com termos técnicos que não possuem sinais específicos, ela usa a datilologia, soletrando com as mãos, o que pode ser desgastante e confuso para palavras muito longas. Foi para mudar esse cenário que os pesquisadores da UFPI criaram o e-book gratuito Manual de Libras para Ciências. 

O Manual

Voltado para professores, o livro busca melhorar o ensino e a aprendizagem de alunos com surdez. Está dividido em 11 capítulos que abordam células, tecidos, músculos, ossos e sistemas do corpo humano (circulatório, digestivo, nervoso etc).  

No material, 85% dos sinais utilizados são inéditos. Por outro lado, a inclusão de sinais já existentes pode ajudar na divulgação do conteúdo entre as comunidades de surdos espalhadas pelo Brasil. O Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano está disponível na íntegra gratuitamente por meio deste link. Para baixar o e-book em PDF, não é necessário realizar cadastro. 

A educação inclusiva é fundamental. Se você gostou do artigo, compartilhe com seus amigos para que a informação alcance mais pessoas.  

Você pode se aprofundar no assunto com nossos outros textos: 

Bons estudos e até a próxima! 

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo