Você está aqui:Home » Dicas » Filmes » Mais de 60 Documentários Sobre Música Brasileira Para Assistir de Graça

Mais de 60 Documentários Sobre Música Brasileira Para Assistir de Graça

Olá, pessoal

A música brasileira foi influenciada muito pela africana, que foi trazida pelos escravos, feita de instrumentos rudimentares e ritmos considerados frenéticos. Mas ela também tem traços da erudita, saraus, dança de salão e religiosa, trazida pelos colonizadores europeus. A miscigenação destas culturas é que foi a responsável pela música brasileira dos dias atuais.

Maxixe e Choro

O primeiro ritmo chamado de brasileiro foi o Maxixe, uma mistura de Lundu, da África, e da Modinha, de Portugal. Já em meados de 1880, na periferia do Rio de Janeiro, como uma maneira mais chorosa e charmosa de cantar as músicas que vinham da Europa, surgiu o Choro.

Sertanejo

Já entre 1910 e 1920 a música Sertaneja apareceu longe dos centros das cidade, como por exemplo, Luar do Sertão, do compositor João Pernambuco e Catulo da Paixão Cearense, bem diferente da que conhecemos atualmente.

Samba de Carnaval

O Carnaval de Rua foi trazido pelos europeus no final do século XVIII e era aproveitado pela classe baixa, que criava marchas e depois o samba. Diferente das classes alta e média que aproveitavam a festa dentro dos salões, com bailes de máscaras. O samba nasceu por volta de 1910 com a abolição e teve músicas como o primeiro samba: Pelo Telefone. Mas, só chegou ao topo na década 30, tocando nas rádios.

Bossa Nova

Nos anos 50 um novo movimento também surgiu no Rio de Janeiro, chamado de Bossa Nova e iniciado por Elizeth Cardoso, com o LP Canção do Amor Demais. Outros artistas como Tom Jobim, Vinicius de Morais e João Gilberto também participaram deste movimento, trazendo músicas inovadoras, que abusavam de sonoridades e escalas, não encontradas em outros estilos da música brasileira.

MPB

A MPB – Música Popular Brasileira se formou como um movimento cultural e contra a ditadura militar no Brasil, tendo como nomes Geraldo Vandré, Edu Lobo e Chico Buarque, em meados de 1970. Com o passar dos anos outros artistas vieram para esse estilo como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia.

Rock Brasileiro

Na década de 80 nasceu o movimento BRock, dentro do rock brasileiro, levando sucesso a bandas como Paralamas do Sucesso, Blitz, Titãs, Legião Urbana e Ultraje a Rigor.

Curiosidades

Conheça abaixo algumas curiosidades sobre os artistas da música brasileira:

  • Carlinhos Brown – nasceu em 23 de novembro de 1962 e seu nome artístico homenageia James Brown, ídolo da soul music e do funk.
  • Roberto Carlos, Erasmo e Cauby Peixoto – eles se conheceram na RCA. Roberto e Éramos estavam no elevador, quando a porta abriu e entraram Cauby e Di Veras, seu empresário. Na ocasião, Roberto e Erasmo aproveitaram para falar para Cauby que era seus fãs.
  • Elis Regina – segundo o jornalista Nelson Mota, Elis Regina odiava bossa nova.

Onde encontrar documentários gratuitos de música brasileira?

Para assistir de graça a essa lista completa de mais de 60 documentários, sem pagar nada, sobre a música brasileira, de artistas como Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, Tom Jobim e até Milton Nascimento, é muito fácil. Clique no link para ter acesso a muitos títulos.

Até logo!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo