Você está aqui:Home » Dicas » Bolsa de Estudo » Mais de 1000 instituições que oferecem bolsa faculdade

Mais de 1000 instituições que oferecem bolsa faculdade

Olá, pessoal

Atualmente, o aumento de declarações de saída definitiva do Brasil chega a 40%, e dentro destes cálculos estão os jovens que se lançam para oportunidades de estudos. Eles buscam mudanças de vida por meio da bolsa faculdade.

Um dos motivos para este movimento emigratório é a crise econômica e política no país. Jovens de todos os estados brasileiros, pertencentes a todas as classes econômicas intencionam, sonham e planejam conseguir um bolsa de estudos como forma de sair do país e conseguir se virar bem no exterior.

O grande problema é que a vida fora do Brasil está longe de ser esta maravilha que vibra o imaginário popular. Digamos que sair de sua nação para adentrar outra é comparável a renascer sem ter morrido.

Sair do Brasil, mesmo com bolsa faculdade, não é uma mera experiência turística. Porém é uma vivência, mesmo que árdua, muito gratificante, cheia de desafios e nada fácil.

Se você chegou até aqui e está atento no que diz estas linhas, certamente é uma pessoa que já pensa na possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos e mudar as perspectivas de seu futuro.

Preste bem atenção nesta pesquisa, pois selecionamos as melhores informações sobre: os motivos deste movimento emigratório (não é apenas por causa da crise), como conseguir uma bolsa faculdade em mais de 1000 instituições, como planejar a prévia desta experiência e dicas infalíveis de como juntar e gerar capital pra ficar tranquilo.

Por que estudantes brasileiros buscam bolsa de estudos?

Além da crise econômica e política, que segundo o IBGE (2016), em questões financeiras retraiu cerca de 3,64%; outros motivos condicionam o desejo de estudantes brasileiros tentarem a vida em outros países através de seus estudos no exterior, entre os motivos estão:

·         Busca de oportunidades semelhantes ao Ciência sem Fronteiras

O Programa Ciência sem fronteira foi um dos incentivos para a classe estudantil que mais apoiou os intercambistas. Levou estudantes de todas as classes sociais para experiências de estudos fora do Brasil.

Além de intercâmbio cultural e mudanças positivas em níveis sociocultural e científico este programa levou uma outra imagem sobre o Brasil, além do que era divulgado para o mundo através das mídias.

Muitos jovem se empolgaram com as possibilidades de intercâmbio, até pelo motivo das facilidades que este programa oferecia no período do “boom econômico do Brasil.”

Quando o Programa Ciência Sem Fronteiras chegou ao fim, representou um vácuo nos anseios de muitos daqueles que estavam planejando conseguir uma bolsa faculdade nos moldes deste programa. E a busca agora é por algo parecido.

·         A crise econômica está motivando jovens a buscarem bolsa faculdade

As expectativas de conseguir uma bolsa faculdade nos moldes do Programa Ciência Sem Fronteiras somado aos fatos desta crise política e econômica que assola o Brasil, acabaram por motivar e intensificar as buscas por intercâmbios.

A crise brasileira se ramifica por todos os setores administrativos brasileiro, é como se nosso país estivesse sofrendo uma infecção generalizada causada pelo “bactéria da corrupção”. E estes acontecimentos está mudando a vida de muitos, quiçá todos, brasileiros.

Com o congelamentos das verbas para a educação e saúde e outras decisões do governo para plano de carreira, aposentadoria e terceirização de serviços; muitos jovens estudantes estão revoltados e preocupados com o futuro.

Diferente de outros emigrantes, os brasileiros pensam no planejamento prévio e de permanência em terras desconhecidas.

·         Relatos de quem deixou o país para estudar fora

Estudantes intercambistas que conseguiram bolsa faculdade através de bolsa universidade relatam que em seus meses de estudos fora do Brasil aprenderam sobre: autonomia, crescimento pessoal e acadêmico, aprendizado cultural e mais.

Mas, nem tudo são flores. Em contrapartida, as dificuldades com idioma, sociabilização, regularização de permanência, choque cultural e adaptações geoclimáticas também fazem parte da experiência.

Conheça as instituições que oferecem bolsa faculdade

bolsa faculdade

Os países mais visados pelos estudantes são Canadá, Austrália e Estados Unidos, isto porque estes países são os mais abertos para estudantes e pesquisadores. Buscam formar profissionais que contribuam a economia, indústria e outros departamentos sociais, com iniciativa e conhecimento científico.

Pesquisamos alguns países em que mais de 1000 instituições de ensino oferecem bolsa faculdade, entre elas organizações de ensino no Brasil.

Quero Bolsa é referência em distribuição de bolsas faculdade no Brasil

Este site oferece mais de 1.000 oportunidades de bolsas de estudos para entrar na faculdade e se graduar ou se especializar na área que você quiser.

São cursos em todas as áreas do conhecimento em diversas instituições renomadas do Brasil. Entre as faculdades vinculadas ao Quero Bolsa estão: Universidade Paulista (UNIP), Estácio, Centro Universitário São Camilo e muitas outras.

Totalizando são mais de 1.000 chances para você mudar a sua vida através da educação.

O procedimento no site do Quero Bolsa é muito simples. Você entra neste espaço virtual, escolhe o curso que você quer fazer, realiza a pré-matrícula e garante uma super economia até o fim do curso.

Começar em um dos cursos do Quero Bolsa, facilita sua experiência de intercâmbio, pois algumas das instituições parceiras possuem vínculo com faculdades e universidades estrangeiras.

Programa Erasmus Mundus

Esta é uma iniciativa para troca de conhecimento entre as Nações que o governo da Europa propõe a estudantes de todo o planeta. Quase todas as instituições públicas de ensino européia participam e oferecem bolsa faculdade através do Programa de Intercambio Erasmus Mundus.

Para conseguir uma destas bolsas é importante que o estudante tenha bom rendimento escolar.

Bolsas faculdades oferecidas pelo Governo do Canadá

Se trata do Espress Entry, um sistema de controle de imigração que facilita a chegada e procedimentos de permanência de estrangeiros no Canadá.

O incentivo e interesse do governo Canadense, para imigração, é muito alto; isto porque este país hoje sofre com número escasso de colaboradores, tendo em vista que a maior parte da população são idosos em pensão.

O objetivo do programaga é mão de obra qualificada. O governo canadense oferece oportunidade de bolsa faculdade àqueles que chegam em suas terras para trabalhar. Mas, o nível de conhecimento cobrado por este país é muito alto, proporcional aos benefícios que ele oferece.

Para chegar ao Canadá é preciso estar preparado. Planeje bem os seus estudos no Brasil e alcance o grau de excelência, pois este é o critério mínimo para conseguir uma bolsa faculdade em uma das instituições deste país.

Passo a passo de como planejar um intercâmbio

planejar um intercambio

Agora você sabe onde conseguir uma oportunidade dentre as mais de 1000 instituições que oferecem bolsa faculdade, vamos nos ater aos quesitos de suma importância que todos os pré intercambistas devem ter antes de seguir viagem.

1.   Escolha muito bem o país que pretende empreender o intercâmbio

Não queira ir aos Emirados Árabes só porque é fotogênico e aparenta riqueza. A escolha de um país tem que combinar com o seu propósito é não com fantasias.

A realidade em outras nações, mesmos as mais vizinhas, é muito diferente do Brasil. Algumas populações, por exemplo, não tolera estrangeiros que não falam o seu idioma nativo. Em alguns locais do mundo faz frio o ano inteiro e estas questões mexem com os ânimos. As formas de interação social, em certas regiões do planeta não são tão afetuosas como vemos em nosso país.

2.   Aprenda pelo menos o básico do idioma em questão

A comunicação é tudo quando se trata de um algo desconhecido. Para saber mais sobre um lugar é imprescindível a comunicação.

idioma é o código de um país. E aqui vai a check list do que é importantíssimo saber pra se manter bem informado através da comunicação:

  • Saudações de chegada, despedida e agradecimento;
  • Apresentação pessoal (me chamo, venho do, vou para, sou brasileiro, sou do estado de São Paulo)
  • Perguntas sobre localização (metrô, restaurantes, bibliotecas etc.);
  • Perguntas sobre os preços das coisas;
  • Partes de uma casa;
  • Partes do corpo;
  • Dias da semana, meses;
  • Vestimenta, acessórios e produtos de limpeza e higiene.

3.   Atualize os seus documentos

Atualize todos os aqueles documentos com mais de 10 anos de existência, inclusive a certidão de nascimento ou casamento.

Verifique a sua situação com a justiça eleitoral. Caso haja alguma pendencia, resolva tudo para receber a certidão de status quite com a justiça eleitoral.

Tire o passaporte.

Caso já tenha encontrado oportunidades de bolsa faculdades, reúna todos os documentos necessários para os procedimentos.

Organize o seguro saúde, é possível fazer gratuitamente através do SUS/INSS.

4.   Faça um planejamento financeiro sério

Mesmo que você tenha um chance potente de conseguir uma bolsa faculdade com tudo pago, ainda assim é muito importante fazer um planejamento financeiro. Outro país, outra moeda, outros preços, outro sistema de economia. Quem se previne não passa por apuros.

Mas, se você não tem a mínima ideia nem mesmo de como vai conseguir dinheiro para sair do país, não se preocupe. Segue nas próximas linhas super dicas para juntar e também conseguir uma grana.

Guia rápido para conseguir juntar dinheiro para o intercâmbio

  • Comece aos poucos

Comece provando a si mesmo que pode conseguir e juntar dinheiro. Pense em um objeto que você deseja possuir (que não seja muito caro e nem tão barato). Determine um tempo para consegui-lo. Crie uma estratégia para alcançar o valor em dinheiro e o compre. Não mude de ideia, não compre algo que não seja aquilo que desejou inicialmente.

Se você passar por esta etapa, sabe que pode concentrar-se em planos maiores.

  • Faça um diário financeiro

Anote entradas e saídas de dinheiro, assim como motivos e consequências das entradas e saídas e principalmente as sensações que estes movimentos financeiros te trazem.

  • Tenha um auxiliar para gerir as finanças

Pode ser um aplicativo, ou planilha do Excel. Leve a sério e automatize a gestão de finanças. Afinal, se trata de algo sério que detêm muita energia e atenção de sua parte.

  • Livre-se de todas as dívidas

Débitos atrapalham a continuação dos planos financeiros. Pague tudo que deve e dê um jeito de se livrar do cartão de dívidas, ops, cartão de crédito.

  • Esclareça muito bem o preço do seu objetivo

Leve em consideração a cotação da moeda do país e o valor das taxas de câmbio. É bom chegar com um preventivo de 3 meses, para se ter mais segurança.

5.   Estabeleça as maneiras pelas quais arrecadará verba

Dinheiro não cai do céu. Todos nós sabemos que para conseguir alcançar uma quantia suficiente para realizar alguns projetos, como viagens por exemplo, é necessário muita estratégia e força de vontade.

Mas, relaxe!

Pensamos nisto também. Preste atenção nas dicas e se inspire em métodos de conseguir dinheiro.

Métodos de conseguir dinheiro para complementar a bolsa faculdade

dinheiro para bolsa faculdade

      I.        Freelancer

Existem diversas plataformas na web que facilitam a prestação de serviços para as mais diversas áreas. Se você sabe fazer algo, tipo: Dar aulas de reforço escolar ou língua estrangeira, escrever, fazer desenhos gráficos, vender produtos como afiliado.

Qualquer que seja a sua habilidade, saiba que existirá sempre alguém que precisa e pagará pelos seus serviços.

O Workana e 99Freelas são alguns exemplos deste tipo de plataforma.

    II.        Artesanato

Se você é bom na arte de persuasão e também tem habilidades em produzir artefatos com as mãos trabalhar com artesanato pode ser uma boa ideia pra conseguir dinheiro extra.

Desde bijuterias, porta chaves, bonequinhos feitos de crochê… As possibilidades são infinitas, sem contar que trabalhar com artesanato é praticamente uma terapia.

Se você não sabe fazer artesanato, mas acha uma boa ideia busque pelos canais de cursos de artesanato gratuitos e escolha o que gostaria de aprender e empreender.

   III.        Sorteio de Rifas

Elenque uma lista de objetos que possuam algum valor e que não te servirão mais e sorteie entre amigos: Aquele Narguilé que você não usa e só serve de enfeite, ou livros de grande valor referencial, ou alguns de seus objetos que seus amigos sempre te pedem.

Caso você tenha se interessado na ideia de artesanato, as rifas são uma bela forma de fazer marketing de seus produtos.

  IV.        Bazar

Peça doações de roupas e objetos de seus amigos e lance-os em bazares virtuais. Além de ser fácil, este tipo de negócio, os bazares são muitos visados nas redes sociais, principalmente neste período de crise.

    V.        Porquinho das Festividades

Sempre que oportuno (aniversários, natal, páscoa…) prepare uma chamada, principalmente entre os familiares e amigos e peça que ao invés de comprarem presentes revertam o agrado em forma de contribuição para bolsa faculdade.

Essa dica não falha nunca!

Agora que você já sabe tudo sobre como se planejar para um intercâmbio, como e onde arrematar uma bolsa faculdade em mais de 1000 instituições é só se organizar e começar os trabalhos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

© 2012-2017 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo