Você está aqui:Home » Livros Grátis » Literatura Nacional » Macunaíma de Mário de Andrade está em domínio público a partir de 2016

Macunaíma de Mário de Andrade está em domínio público a partir de 2016

Olá leitores!!

O romance e clássico Macunaíma de Mário de Andrade está em domínio público desde o primeiro dia do ano de 2016, isso que dizer que qualquer pessoa pode copiar, reproduzir a obra sem estar violando os direitos autorais, no Brasil uma obra torna-se pública no primeiro dia do ano após o ano que completou 50 ou 70 anos de morte do autor.

O escritor Mário de Andrade faleceu em fevereiro de 1945, há 70 anos, sendo assim este ano todas as obras do autor entram em domínio público. Mário de Andrade foi integrante do “Grupo do Cinco”, que era formado por Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Menotti Del Picchia, juntos deram inicio ao modernismo no Brasil.

As obras mais conhecidas de Mário de Andrade são “Pauliceia Desvairada” de 1922, “Amar Verbo Intransitivo” de 1927 e Macunaíma de 1928.

Na obra o autor simboliza vários pontos da formação cultural do povo brasileiro, na história encontramos aspectos fantasiosos e lendas, o personagem principal  Macunaíma, nascido na Floresta Amazônica é preguiçoso e não se preocupa com nada, vive várias aventuras pelo Brasil à procura de seu amuleto perdido, uma pedra verde com aparência de sáurio, após encontra-la retorna a sua tribo onde a perde novamente e acaba sendo transformado na Constelação da Ursa Maior e vai para o céu.

Até!

comentários (1)

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo