Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Livros que universitários devem ler

Livros que universitários devem ler

Olá Leitores,

É uma tarefa complicada elencar uma lista de livros que qualquer tipo de pessoa deve ler. Existem milhares de clássicos, outros tantos que nem são, mas que tem um valor de conhecimento e perspectiva diferente para se aprender. Ainda mais, numa fase tão importante quanto a faculdade.

Os universitários abrem suas cabeças para uma nova visão de mundo. Assim, algumas dessas obras serão listadas agora, e, quem sabe, despertem a vontade de procurar outras mais formas de enxergar a vida e a carreira.

Liberdade

O escritor Jonathan Franzen traz um dilema pelo qual muitas pessoas já passaram na juventude, e conta a história de um triângulo amoroso. Três estudantes se veem amigos e apaixonados, e precisam decidir quais as decisões a tomar em relação à suas vidas.

Este Lado do Paraíso

Um ex-universitário, recém-formado, não consegue se encontrar pessoal e profissionalmente. O livro de F. Scott Fitzgerald retrata um conflito comum a quem termina o ensino superior.

Norwegian Wood

A importância e a definição de um elo de amizade são os motes deste livro de Haruki Murakami. O livro traz uma série de valores morais, principalmente, pra quem começa uma vida adulta.

1984

Este livro de George Orwell mostra a face da rebeldia, e de como as relações de poder se dão no mundo, onde o Estado dita como se deve viver. Assim como acontece na realidade, os jovens sempre acabam demonstrando aversão aos poderosos.

Crime e Castigo

Raskolnikov tenta encontrar sua verdadeira face, após matar uma pessoa. Ele tenta justificar sua atitude e seu lugar na vida. O livro de Dostoyevsky faz refletir sobre os valores particulares e trata sobre as consequências dos atos em sociedade.

Admirável Mundo Novo

Neste livro, Aldous Huxley cria uma realidade futurista onde a superficialidade do ser humano e a busca por deixar de ser um animal encontram uma solução imposta. Assim, as pessoas seguem uma rotina social e daí vem o questionamento mais forte da obra.

Cem anos de solidão

O quanto vale a opinião alheia sobre nós mesmo? Esta obra de Gabriel Garcia Marquez apresenta a solidão e tudo que ela pode causa ao homem, e como ter apoio pode fazer alguém ter uma visão otimista.

Adeus às armas

O romance, escrito por Ernest Hemingway, mostra a consequência da Primeira Grande Guerra na vida de jovens desmotivados e que ficaram longe do amor e do afeto por muito.

Fausto

Uma aposta entre Deus e Mefistófeles para saber quem fica com a alma de Fausto. A trama se desenrola na busca pela liberdade da personagem. O livro de Johann von Goethe mostra nossas percepções sobre mal e bem, e o que realmente acarretam em nosso dia a dia.

Paraíso Perdido

O livro fala sobre a versão do diabo sobre a história da vida. Outra discussão sobre bem e mal, e a relação da nossa perspectiva pessoal forjando a realidade. O livro foi escrito por John Milton.

O Sol é Para Todos

De Harper Lee, a história fala sobre todas as diferenças e experiências que a pessoa encontra na juventude. Tudo que é divertido parece estar errado, e alguns conceitos começam a se inverter, confundindo quem passa pela fase. Nesse caso, o protagonista tem uma visão caridosa e humanista do ser, ajudando e respeitando todos que passam por sua vida.

O Mal-Estar na Civilização

Este livro de Sigmund Freud discute vários entendimentos socioculturais, assim como demonstra a visão do pensador sobre a sociedade atual.

O Rio que Saia do Éden

Dawkins aborda a origem da vida de forma científico e esclarecedora. Explica a Teoria da Evolução, desmistificando algumas verdade introduzidas no imaginário dos homens sobre como somos e de onde viemos.

Hamlet

É claro que ele não poderia ficar fora desta lista. William Shakespeare foi um gênio da literatura, trazendo várias questões morais e conceitos sobre responsabilidade pessoais em suas obras, como é o caso de Hamlet.

A Divina Comédia de Dante

De uma forma bem-humorada e muito interessante, Dante Alighieri mostra uma jornada espiritual reveladora. Dando vida a conceitos, como o de que pagamos por todos nossos atos, mais cedo ou mais tarde. Uma leitura perfeita para os que estão entendendo como funcionam as coisas acadêmica.

Estes são apenas alguns títulos e autores que podemos citar. Existem muitas obras importantes e que despertam o interesse de universitários e de todas as pessoas. De toda forma, partindo de algumas dessas obras citadas, já temos motivação suficiente para não parar de querer ler e saber mais sobre o mundo em que vivemos. Principalmente, como outros o enxergam.

Boa Leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo