Você está aqui:Home » Dicas » Estudantes » Livros online: tudo o que você precisa saber para ler livros grátis

Livros online: tudo o que você precisa saber para ler livros grátis

Olá pessoal!

Se você é do tipo que adora ler, mas não consegue sair por aí carregando livros ou não quer pagar absurdos para ter um leitor de e-book – e, claro, para adquirir os livros digitais – saiba que alguns sites e autores disponibilizam exemplares na internet de graça. Uma maneira simples e barata!

Em uma rápida pesquisa pela internet, é possível encontrar portais que oferecem todo o tipo de obra – livros de ficção, trabalhos acadêmicos, teses e obras histórias, em diversos idiomas. Mas, é preciso ter cuidado! Com o advento da tecnologia e a busca por e-readers e livros grátis em PDF cada vez maior, muitas ações criminosas nas redes tem sido registradas por usuários e também pela polícia.

Muito além dos vírus que podem detonar computadores e leitores de e-books, a pirataria tem preocupado autores e editoras. Já conhecido da população mundial – esse tipo de ação criminosa ganhou força com vendas de CDs falsificados há alguns anos –, esse crime, que disponibiliza livros de maneira ilegal (gratuitos ou não), tem se tornado comum.

Outro ponto que tem chamado a atenção das autoridades policiais é o sequestro de contas e de dados confidenciais de algumas pessoas (senhas, informações bancárias, entre outros). Nos buscadores na internet, é comum encontrar sites que oferecem livros online grátis no formato PDF só para atrair mais leitores e infectar as máquinas (computador, tablets e e-readers também).

Por isso, tome cuidado e verifique bem de onde está baixando. A dica é escolher sempre bibliotecas virtuais conhecidas – evite sites que você nunca tenha ouvido falar e procure referências e recomendações antes de fazer o download. Dessa forma, você evita, também, a leitura de arquivos piratas.

Outra sugestão é fazer uma busca na internet pelo autor. Em alguns casos, eles próprios disponibilizam os livros em sua página pessoal ou na página da editora. Há outros que enviam as publicações para sites específicos de armazenamento digital.

No que se refere a segurança, é importante, ainda, limpar sempre o histórico de navegação. Dessa forma, você elimina informações específicas e confidenciais e evita que criminosos encontrem detalhes sobre sua vida e rotina.

Depois de tomar esses cuidados, basta baixar os PDFs e se deliciar com a leitura de seus autores favoritos. Você pode ler no computador, tablet, e-reader ou imprimir. Basta escolher a opção que melhor se encaixa em seu perfil.

Confira abaixo alguns sites para ler livros grátis, sem medo de pirataria ou de roubo

livros-online

  • Bibliomania: o portal conta com os mais diversos estudos e livros online.
  • Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: O site da biblioteca da Universidade de São Paulo (USP) conta com livros, revistas e muitos outros arquivos para o download gratuito – teses e artigos científicos, inclusive.
  • Biblioteca Digital e Sonora: Voltado à pessoas com deficiência visual, o portal conta com livros em formato digital (áudio).
  • Biblioteca Nacional da Colômbia: A biblioteca reúne um acervo imenso de obras famosas de escritores colombianos e, claro, de toda a América Latina.
  • Digital Library Federation: Uma das mais completas bibliotecas digitais, que traz publicações de autores de todo o mundo.
  • Internet Public Library: No portal, é possível encontrar diversas obras para ler online e para baixar.
  • Open Library: O portal reúne, ao todo, mais de 1 milhão de livros e promete ser o paraíso dos leitores assíduos.
  • Universia Livros: Um dos sites estudantis mais famosos do mundo, o Universia reúne mais de 1.500 livros gratuitos.
  • Virtual Books: Para os amantes da leitura, no portal é possível encontrar obras de autores do mundo todo.
  • Wikilivros: O portal reúne livros disponibilizados pelos próprios autores ou pelos colaboradores do Wikipedia.

E você, conhece mais algum? Comente!

Boa leitura!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo