Você está aqui:Home » Enem » Livro digital gratuito com 10 propostas de redação para o Enem

Livro digital gratuito com 10 propostas de redação para o Enem

Olá leitores,

Nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem sido uma importante pauta nacional quando pensamos em educação. Muito se discute sobre as mudanças em sua abordagem pedagógica e também sobre a importância que o exame atribui aos conhecimentos gerais e atuais.

Além disso, o exame tornou-se a porta de entrada para diversas universidades públicas e para a participação em programas de bolsas de faculdades particulares. Isso acabou elevando exponencialmente o número de estudantes que buscam o exame e estudam para conseguir uma boa nota.

Uma parte importante do exame é a redação e a boa preparação para ela, já que se observarmos os últimos anos, vemos que o Enem tem mantido um padrão específico que exige do estudante um bom repertório cultural e atualizado, além dos conhecimentos sobre a produção escrita na modalidade formal.

Pensando em ajudar tanto os professores de língua portuguesa quanto os alunos que participarão do Enem 2016, trazemos esta dica de material gratuito para ser utilizado livremente nas aulas de redação.Trata-se de um eBook com 10 propostas de redação (prontinhas, nos moldes do Enem) para treinar a produção escrita.

O eBook, disponibilizado pela Mupi, traz 10 propostas elaboradas por ex-avaliadoras da redação do Enem, que contêm temas atuais e relevantes, pensando nos acontecimentos que marcaram o Brasil nos últimos semestres. Cada proposta é composta por 3 partes, sendo infográficos e imagens (que são importantes para trabalhar as habilidades de interpretação), textos extraídos de diferentes jornais brasileiros e textos adicionais de diversas fontes bibliográficas, como pesquisas e estudos.

Os temas abordados pelas propostas do eBook são:

caneta-escrita

1 – O Legado dos Jogos Olímpicos – Rio 2016: o tema traz o recorte do período que virá após as olimpíadas, buscando refletir sobre as questões sociais e culturais resultantes das mudanças realizadas para os jogos.

2 – Zika vírus no Brasil: o tema traz o recorte sobre as causas e as consequências da proliferação do vírus no Brasil.

3 – Conceito de família no século XXI: o tema traz o recorte da repercussão mundial do projeto de lei brasileiro que tenta instituir um modelo único de família.

4 РDesafios da mobilidade urbana: o tema trata sobre os principais meios de transporte utilizados no Brasil e as consequ̻ncias sociais disso na vida urbana.

5 – Violência contra a juventude brasileira: o tema traz as questões que envolvem o crescimento anual do indíce de violência contra a população jovem brasileira.

6 РBrasil e a crise dos refugiados: o tema trata sobre a rela̤̣o entre a popula̤̣o brasileira e o crescimento do n̼mero de refugiados estrangeiros no Brasil.

7 – Corrupção no Brasil: o tema traz o recorte que problematiza o conceito de corrupção que tem sido com frequência pauta nsa mídias brasileiras.

8 – Ativismo digital: consequências sociais, culturais e políticas na sociedade brasileira: o tema traz as questões que problematizam o uso das redes sociais para atuar socialmente.

9 – Situação carcerária do país: recuperação ou castigo: o tema traz um panorama do cenário carcerário brasileiro questionando sua validade social.

10 – Juventude brasileira do século XXI: engajamento social e político: o tema levanta as questões que envolvem as mudanças de perfil e comportamento dos jovens brasileiros.

Baixe o eBook gratuitamente e comece já a treinar para o exame que ocorrerá no segundo semestre.

Bons estudos!

Deixe um comentário

© 2012-2019 Canal do Ensino | Guia de Educação

Voltar para o topo